Topo
pesquisar
Em 20/01/2020 18h28 , atualizado em 20/01/2020 18h46

SiSU 2020/1: erro no Enem faz MEC ampliar prazo de inscrição

Notícias

Cerca de 6 mil estudantes tiveram as notas do Enem alteradas em consequência de erros. Maioria é da Bahia e Minas Gerais. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

Na tarde desta segunda-feira, 20 de janeiro, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, anunciaram a prorrogação do prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1.

Saiba mais sobre o SiSU 2020/1

As inscrições para o SiSU começam amanhã, 21 de janeiro, e agora terminam no domingo, dia 26 de janeiro. O prazo anterior seria no dia 24. 

O período foi alterado depois que o Inep anunciou, no último sábado, que houve erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e cerca de 6 mil estudantes tiveram suas notas afetadas.

O Ministro da Educação informou que os participantes que tiveram as notas afetadas já podem acessar a Página do Participante e consultar o novo resultado

Erros no Enem 2019

De acordo com o presidente do Inep, 95% dos casos de erros nas notas aconteceram na cidade de Alagoinhas, na Bahia, e Ituiutaba, Viçosa e Iturama, em Minas Gerais. Segundo Weintraub, o problema aconteceu em uma das máquinas de impressão, que acabou "pulando" a leitura dos cartões-resposta.

O ministro Weintraub também afirmou que o problema não interferiu na correção das redações. Durante o dia, estudantes reclamaram nas redes sociais que receberam notas mais altas em correções extraoficiais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas do Enem são corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que cria uma base de dados a partir dos erros e acertos dos estudantes para calcular as notas. As respostas dos participantes são lidas por máquinas. Já a redação é avaliada por dois corretores.

Mais: Saiba como a redação do Enem é corrigida

SiSU 2020/1

Só podem se inscrever no SiSU os estudantes que fizeram as provas do Enem da edição anterior. Neste caso, o resultado do Enem 2019 havia sido divulgado no dia 17 de janeiro, mas com o erro nas notas dos estudantes, o período de inscrição no SiSU 2020/1 foi ampliado. 

Para participar do SiSU os estudantes também não podem ter zerado da redação do Enem. A oferta do Ministério da Educação (MEC) neste ano é de 237.128 vagas em 128 instituições de ensino.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola