Nesta sexta-feira, 24 de janeiro, estudantes estão denunciando nas redes sociais um possível erro nas notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1. As notas teriam aumentado muito de ontem para hoje, deixando vários candidatos fora da lista de aprovados.
Segundo os estudantes, o sistema está contabilizando as duas opções de curso no cálculo da nota de corte, enquanto o correto seria descartar a segunda opção quando o estudante está sendo classificado no curso de primeira opção.
Na imagem abaixo, por exemplo, uma estudante está sendo aprovada para dois cursos na mesma instituição, o que é proibido. A nota dela deveria ser contabilizada apenas na primeira opção.
No Twitter, a hashtag #erronosisu é o assunto mais comentado na tarde de hoje. Os estudantes também mencionam os erros nas notas do Enem 2019 e pedem um esclarecimento do Ministério da Educação (MEC).
O aumento na nota de corte pode levar os estudantes a alterarem a opção de curso, caso fiquem de fora da lista de classificados. As opções podem ser alteradas até domingo, dia 26, último dia de inscrição para o SiSU.
O Brasil Escola entrou em contato com o MEC por volta das 14h30 de hoje perguntando se há realmente um erro no cálculo das notas de corte, mas até o momento não obtivemos resposta. Se o MEC responder, esta notícia será atualizada.
SiSU 2020
As inscrições para o SiSU 2020/1 seguem abertas até o dia 26 de janeiro. Segundo o MEC, o sistema já recebeu mais de 3 milhões de inscrições realizadas por 1,5 milhão de candidatos. O número de inscrições é maior porque cada candidato pode se inscrever em até dois cursos.
O resultado do SiSU 2020/1 será divulgado na terça-feira, 28 de janeiro. Quem for aprovado deverá se matricular na própria faculdade, entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.
Os candidatos que não forem chamados em nenhuma das duas opções de curso devem manifestar interesse na lista de espera, também entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro. O participante deve escolher entre um dos cursos que selecionou durante a inscrição.
Saiba mais sobre a lista de espera do SiSU
As chamadas das listas de espera são realizadas pelas próprias universidades. Os estudantes devem acompanhar os meios de divulgação das instituições entre os dias 7 de fevereiro e 30 de abril.