A Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp) aprovou, no dia 14 de março, mudanças no formato do vestibular. As alterações serão aplicadas a partir do Vestibular 2020.
O Brasil Escola conversou com o diretor do Curso Preparatório Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, e com o coordenador do Curso Poliedro Campinas, Vitor Salvucci Ricci, que aprovaram as mudanças impostas pelo vestibular.
Entre as alterações está a redução de três para dois dias de provas na segunda fase do vestibular. Sobre isso, o coordenador do Poliedro avalia que a etapa ficará menos cansativa. “Após um ano intenso de preparação e uma maratona de vestibulares que têm início em novembro, o vestibulando convocado para a segunda fase da Unicamp encarava essas provas física e mentalmente esgotado.”
Outra mudança na segunda fase é que os estudantes passarão a realizar provas de disciplinas específicas ao curso escolhido. Serão obrigatórias a todos os candidatos apenas a realização das provas de Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares, que traz de volta o Inglês para a segunda fase. A duração das provas também foi alterada de quatro para cinco horas.
Ciências da Natureza | Ciências Exatas | Ciências Humanas | |
Dia 1 |
Redação |
Redação | Redação |
Língua Portuguesa e Literaturas | Língua Portuguesa e Literaturas | Língua Portuguesa e Literaturas | |
Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza | Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza | Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza | |
Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas | Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas | Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas | |
Dia 2 |
Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza |
Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza | Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza |
Matemática | Matemática | Matemática | |
Biologia |
Física | História + Filosofia | |
Química | Química | Geografia + Sociologia |
Quando anunciou a mudança, a Unicamp afirmou que o objetivo das alterações no vestibular é melhorar o processo de seleção focando nas especificidades da área de conhecimento do curso escolhido para o vestibular.
Marcelo concorda com a universidade e caracterizou a mudança como um novo desafio tanto para o estudante quanto para os professores. “A forma como os professores vão montar cursos em que as disciplinas se conversam e como eles vão introduzir essa interdisciplinaridade são um desafio, porquê fazendo isso fica mais fácil pro aluno enxergar as conexões entre as disciplinas.”
“Com essas mudanças, a prova da Unicamp se adéqua ao que esperamos da formação do aluno no ensino básico: menos 'decoreba' enciclopédico e mais capacidade de análise e interdisciplinaridade.” (Marcelo Pavani)
Redação
O Vestibular 2020 da Unicamp também vai exigir uma redação a menos. Os candidatos receberão duas propostas para escolher uma opção. Para Marcelo Pavani, essa mudança beneficia o vestibulando que chega no vestibular da Unicamp desgastado pelas provas da Unesp e Fuvest, que são aplicadas antes. “É o momento que o aluno está no ápice do cansaço e a gente tá falando de uma prova a menos, de um dia a menos e de uma redação a menos pra escrever, então nesse sentido a mudança é legal.”
No entanto, Pavani alerta que com a escolha de uma redação o candidato tem que diminuir as possibilidades de cometer erros. “A outra questão é que ele pode escolher entre os dois textos. Ele vai fazer um só e, qualquer erro que cometa em um dos textos, não tem o outro para dar uma contrabalanceada. Então reduzir, em contexto do vestibular, é pior nesse aspecto, já que o aluno tem menos chances de errar”, comentou.
Já a coordenadora de redação do Poliedro Campinas, Daniela Martins, avaliou os pontos principais que os estudantes precisam se dedicar nas possíveis exigências da Unicamp para as próximas redações. “Como para a Unicamp o foco é o aproveitamento dos textos oferecidos para a realização da proposta, a instituição distancia-se de vez das estruturas textuais engessadas, sobretudo, no que tange ao ensino de gêneros. Assim, quem se prepara para a Unicamp tem que se dedicar à experiência de leitor”, indica a professora.