Patrocínio:

Whatsapp
Em 28/03/2019 17h36 , atualizado em 28/03/2019 17h37

Unicamp 2020: Colégios aprovam mudanças no Vestibular

Notícias

Dias de provas e quantidade de redações da segunda fase foram reduzidos. Estudantes também terão questões relacionadas à área do curso escolhido. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

A Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp) aprovou, no dia 14 de março, mudanças no formato do vestibular. As alterações serão aplicadas a partir do Vestibular 2020.

O Brasil Escola conversou com o diretor do Curso Preparatório Oficina do Estudante, Marcelo Pavani, e com o coordenador do Curso Poliedro Campinas, Vitor Salvucci Ricci, que aprovaram as mudanças impostas pelo vestibular.

Entre as alterações está a redução de três para dois dias de provas na segunda fase do vestibular. Sobre isso, o coordenador do Poliedro avalia que a etapa ficará menos cansativa. “Após um ano intenso de preparação e uma maratona de vestibulares que têm início em novembro, o vestibulando convocado para a segunda fase da Unicamp encarava essas provas física e mentalmente esgotado.”

Outra mudança na segunda fase é que os estudantes passarão a realizar provas de disciplinas específicas ao curso escolhido. Serão obrigatórias a todos os candidatos apenas a realização das provas de Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares, que traz de volta o Inglês para a segunda fase. A duração das provas também foi alterada de quatro para cinco horas.

  Ciências da Natureza Ciências Exatas Ciências Humanas
Dia 1

Redação

Redação Redação
Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa e Literaturas
Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza
Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas
Dia 2

Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Matemática Matemática Matemática
Biologia
 
Física História + Filosofia
Química Química Geografia + Sociologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando anunciou a mudança, a Unicamp afirmou que o objetivo das alterações no vestibular é melhorar o processo de seleção focando nas especificidades da área de conhecimento do curso escolhido para o vestibular. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Marcelo concorda com a universidade e caracterizou a mudança como um novo desafio tanto para o estudante quanto para os professores. “A forma como os professores vão montar cursos em que as disciplinas se conversam e como eles vão introduzir essa interdisciplinaridade são um desafio, porquê fazendo isso fica mais fácil pro aluno enxergar as conexões entre as disciplinas.”

“Com essas mudanças, a prova da Unicamp se adéqua ao que esperamos da formação do aluno no ensino básico: menos 'decoreba' enciclopédico e mais capacidade de análise e interdisciplinaridade.”  (Marcelo Pavani)

Redação

O Vestibular 2020 da Unicamp também vai exigir uma redação a menos. Os candidatos receberão duas propostas para escolher uma opção. Para Marcelo Pavani, essa mudança beneficia o vestibulando que chega no vestibular da Unicamp desgastado pelas provas da Unesp e Fuvest, que são aplicadas antes. “É o momento que o aluno está no ápice do cansaço e a gente tá falando de uma prova a menos, de um dia a menos e de uma redação a menos pra escrever, então nesse sentido a mudança é legal.”

No entanto, Pavani alerta que com a escolha de uma redação o candidato tem que diminuir as possibilidades de cometer erros. “A outra questão é que ele pode escolher entre os dois textos. Ele vai fazer um só e, qualquer erro que cometa em um dos textos, não tem o outro para dar uma contrabalanceada. Então reduzir, em contexto do vestibular, é pior nesse aspecto, já que o aluno tem menos chances de errar”, comentou.

Já a coordenadora de redação do Poliedro Campinas, Daniela Martins, avaliou os pontos principais que os estudantes precisam se dedicar nas possíveis exigências da Unicamp para as próximas redações. “Como para a Unicamp o foco é o aproveitamento dos textos oferecidos para a realização da proposta, a instituição distancia-se de vez das estruturas textuais engessadas, sobretudo, no que tange ao ensino de gêneros. Assim, quem se prepara para a Unicamp tem que se dedicar à experiência de leitor”, indica a professora.

Relacionados
Foi aprovada pela Universidade de Campinas (Unicamp) mudanças no formato de aplicação das provas da segunda fase do vestibular. As mudanças já serão aplicadas na próxima edição do vestibular da Unicamp.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou as datas de inscrições e provas do Vestibular 2020. Segunda fase será em apenas dois dias. Veja!
A Unicamp estuda mudar Vestibular já para a próxima seleção, proposta que será votada em março deste ano por coordenadores de graduação da instituição. O objetivo é focar nas áreas de conhecimento ligadas aos cursos escolhidos pelos alunos e diminuir um dia de provas da segunda fase.
A Comvest prorrogou o prazo para os candidatos solicitarem a isenção da taxa do Vestibular Unicamp 2020 e Vestibular Enem-Unicamp 2020. Período vai até 13 de maio.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES