Unicamp aprova mudanças para o Vestibular

Provas da segunda fase passarão a ser realizadas em dois dias. Primeira fase segue sem mudanças.
Em 14/03/2019 16h00 , atualizado em 14/03/2019 16h19 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 14 de março, a Câmara Deliberativa da Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp) aprovou, por unanimidade, mudanças no formato da segunda fase do vestibular. As alterações já serão aplicadas no Vestibular 2020, que abrirá inscrições em agosto.

As provas da segunda fase, que eram realizadas em três dias, passarão a ser aplicadas em apenas dois dias e os estudantes passarão a realizar provas de acordo com as disciplinas que forem relacionadas à área do curso escolhido. Os dois dias de provas terão uma hora a mais, passando de quatro para cinco horas. Não houve alteração em relação às provas da primeira fase.

Outra mudança está na aplicação da Redação. A instituição exigia duas redações nos vestibulares anteriores e agora passa a exigir a produção de apenas uma. Serão obrigatórias a todos os candidatos a realização das provas de Língua Portuguesa, Matemática e questões interdisciplinares, que traz de volta a disciplina de Inglês para a segunda fase.

O objetivo da Unicamp com as mudanças é melhorar o processo de seleção focando nas especificidades da área de conhecimento do curso escolhido para o vestibular. O coordenador executivo da Comvest, professor José Alves de Freitas Neto, destacou as mudanças que aconteceram na educação nos últimos anos como incentivo para as alterações do processo seletivo.

“O ensino médio mudou muito em 32 anos, desde que a Unicamp criou seu vestibular próprio e a Universidade precisa acompanhar essas mudanças” (José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest)

Em 2018 foi formado um Grupo de Trabalho (GT) composto por coordenadores de graduação ou representantes de diferentes cursos, além de membros da coordenação da Comvest para discutir as possíveis mudanças no vestibular e os impactos que poderiam ser gerados. A proposta aprovada hoje vinha sendo discutida desde o mês de novembro.

Como será a segunda fase do Vestibular?

  • Primeiro dia: Todos os candidatos responderão a questões comuns e Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, duas questões interdisciplinares envolvendo as disciplinas de Inglês e Ciências da Natureza e Ciências Humanas, mais uma redação. Ainda serão disponiblizadas duas propostas para que o candidato escolha apenas uma opção.
  • Segundo dia: Serão obrigatórias para todos os candidatos seis questões de Matemática e quatro questões interdisciplinares, sendo duas envolvendo disciplinas de Ciências Humanas e duas envolvendo disciplinas de Ciências da Natureza. Neste dia, cada estudante realizará 12 questões específicas da área do curso escolhido.
  Ciências da Natureza Ciências Exatas Ciências Humanas
Dia 1

Redação

Redação Redação
Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa e Literaturas Língua Portuguesa e Literaturas
Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Inglês e Ciências da Natureza
Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas Interdisciplinar de Inglês e Ciências Humanas
Dia 2

Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza Interdisciplinar de Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Matemática Matemática Matemática
Biologia
 
Física História + Filosofia
Química Química Geografia + Sociologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Relacionados

Unicamp 2019: concorrência do vestibular aumenta após as mudanças
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, divulgou a concorrência de seu Vestibular 2019. Ao todo, 76.312 estudantes se inscreveram para as 2.589 vagas oferecidas em 69 cursos de graduação.
Notícias
Unicamp 2020: Colégios aprovam mudanças no Vestibular
A Comvest/Unicamp aprovou, no dia 14 de março, mudanças no formato do vestibular. As alterações serão aplicadas na segunda fase a partir do Vestibular 2020.
Notícias
Unicamp divulga datas do Vestibular 2020
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informou as datas de inscrições e provas do Vestibular 2020. Segunda fase será em apenas dois dias. Veja!
Notícias
Unicamp estuda mudar o formato do Vestibular
A Unicamp estuda mudar Vestibular já para a próxima seleção, proposta que será votada em março deste ano por coordenadores de graduação da instituição. O objetivo é focar nas áreas de conhecimento ligadas aos cursos escolhidos pelos alunos e diminuir um dia de provas da segunda fase.
Notícias
Unicamp é considerada a melhor universidade da América Latina
Seis instituições brasileiras aparecem entre as dez primeiras no ranking da revista britânica Times Higher Education (The) com as melhores universidades da América Latina. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece no topo da lista que analisa 129 universidades de dez países.
Notícias
Unicamp: obras literárias para o Vestibular 2021 são divulgadas
A Comvest divulgou nesta quinta-feira a lista com as obras de leitura obrigatória para o Vestibular 2021 da Unicamp. A instituição manteve 12 obras e substituiu apenas três em relação a 2020.
Notícias