UERJ inicia inscrição para os cursos do Vestibular 2021

Todos os candidatos inscritos na seletiva devem fazer opção por curso. Provas serão aplicadas em 2 de maio.
Em 23/03/2021 13h58 , atualizado em 19/07/2021 09h56 Por Giullya Franco

Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) abriu nesta terça-feira, 23 de março, o período para os candidatos escolherem os cursos do Vestibular Estadual 2021. O prazo vai até o dia 8 de abril.

Inscreva-se no curso

Todos os candidatos já inscritos no Exame de Qualificação deverão obrigatoriamente escolher a opção do curso pretendido. Para fazer a opção é necessário acessar a página do vestibular, informar os dados e fazer a escolha de curso e cota.

Após efetuar a escolha de curso, o candidato deverá continuar o procedimento de edição até finalizar e conferir no recibo do requerimento de inscrição a opção de curso realizada.

Os candidatos optantes por cota devem acessar o sistema depois do cadatro para enviar os arquivos necessários para análise da documentação de cota e socioeconômica. O sistema estará aberto a envio de arquivos a partir do dia 24, às 10h.

Quem não fizer a opção no curso será considerado desistente e eliminado do Vestibular Estadual 2021.

Mudança de formato

A pandemia do coronavírus fez com que a UERJ alterasse o formato do Vestibular Estadual 2021. A seletiva não será dividida em Exame de Qualificação e Exame Discursivo. Os candidatos terão apenas provas objetivas de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês), Língua Portuguesa/Literatura, Matemática e Química e uma redação, aplicadas no dia 2 de maio.

Os 46.209 inscritos na seleção poderão acessar o cartão de confirmação de inscrição, a partir de 13 de abril. 

Obras Literárias

  • Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto: Prova de Língua Portuguesa/Literatura
  • 1984, George Orwell: Redação

Vagas

A UERJ está oferecendo 5.731 vagas no processo seletivo, sendo 45% das oportunidades destinada aos candidatos cotistas. Veja a divisão:

20%: estudantes da rede pública; 
20%: negros/indígenas; 
5%: pessoas com deficiência e filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e de administração penitenciária mortos ou incapacitados por causa do serviço.

Resultado

No dia 19 de maio as notas da redação serão liberadas. Os candidatos poderão pedir revisão da pontuação entre os dias 20 e 24 seguintes. Já a classificação, o boletim do candidato e o edital complementar com os procedimentos de matrículas e datas de reclassificação serão divulgados em 7 de junho.

Para mais informações acesse o Site da UERJ ou consulte o edital.