Whatsapp
Em 08/02/2021 14h12 , atualizado em 08/02/2021 14h50

UERJ adia aplicação do Vestibular 2021 e muda formato

Notícias

Processo seletivo agora será realizado em fase única, com provas no dia 2 de maio. Mais de 46 mil candidatos estão inscritos. Por Giullya Franco
Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
Crédito: Diretoria de Comunicação da UERJ
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) informou na tarde desta segunda-feira, 8 de fevereiro, que vai adiar a aplicação das provas do Vestibular Estadual 2021. A decisão foi tomada devido ao atual cenário da pandemia do coronavírus.

Saiba mais sobre a UERJ

Um parecer divulgado pela UERJ mostra um número elevado de óbitos pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e uma taxa de distanciamento social inferior a 50% na cidade do Rio de Janeiro. Por isso, recomenda a proibição de qualquer evento de aglomeração, como o vestibular.

O Exame de Qualificação (EQ) seria aplicado no dia 28 de fevereiro para 46.209 candidatos. Com a mudança, as provas serão aplicadas no dia 2 de maio e terá um novo formato.

Todos os 46 mil candidatos estão automaticamente inscritos para a nova data de aplicação e, futuramente, deverão escolher o curso em que desejam ingressar e informar a opção pelo sistema de cotas.

Preocupada com o ainda crescente número de casos de Covid-19 no cenário fluminense e com a preservação de vidas, a Uerj decidiu adiar o Vestibular Estadual. O novo modelo de avaliação contará com uma única prova no dia 2 de maio.#Uerj #VestibularUerj https://t.co/Jp7MF6WGhK

— UERJ Oficial (@UERJ_oficial) February 8, 2021

Como será o Vestibular 2021

O processo seletivo não será mais dividido em Exame de Qualificação e Exame Discursivo. Agora, os candidatos farão provas objetivas e redação no dia 2 de maio, sendo que a quantidade de questões será divulgada posteriormente. Segundo a UERJ, a parte objetiva será semelhante ao Exame de Qualificação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as obras literárias cobradas pela UERJ, duas continuam, são elas: “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, para a área de Linguagens da parte objetiva, e “1984”, de George Orwell, para a redação.

Em setembro de 2020 a instituição já havia informado que seu vestibular passaria por adaptações por conta da pandemia, deixando de ter dois Exames de Qualificação e diminuindo o conteúdo cobrado.

As demais informações sobre o Vestibular 2021 da UERJ devem ser liberadas em breve em um novo edital.

Para mais informações acesse o Site da UERJ.

Relacionados
A UERJ divulgou o edital do Vestibular 2021. Excepcionalmente, provas serão realizadas somente em uma etapa.
O curso Pré-Enem Firjan SESI está com inscrições abertas para 2021. Oferta tem 2,9 mil vagas gratuitas.
A UERJ abriu as inscrições para o Exame de Qualificação do Vestibular 2021. Será realizado apenas um EQ neste vestibular.
A UERJ anunciou as datas das provas do Vestibular 2021 e mudanças no formato da seleção. Medidas foram tomadas por causa da pandemia de Covid-19.
A UERJ informou hoje, 16/03, que vai criar uma comissão para avaliar cotas dos processos seletivos. Veja informações!
Os inscritos no Vestibular Estadual 2021 da UERJ já podem fazer a opção de curso e cota. Cadastro é obrigatório.
A UERJ liberou as orientações para matrículas do 2º semestre do Vestibular 2020. Veja edital!
A UFRJ informou que vai oferecer 9,2 mil vagas no SiSU 2021. Oportunidades são para os dois semestres.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES