Em 22/10/2018 09h17 , atualizado em 22/10/2018 14h58

Paraná: UFPR e UEL divulgam gabaritos de seus vestibulares

Notícias

Nos dois casos, os estudantes que desejarem, podem interpor recursos. Por Rafael Batista
PUBLICIDADE

No último domingo, dia 21 de outubro, os estudantes inscritos nos Vestibulares da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Estadual de Londrina (UEL) fizeram as provas da primeira fase. Os gabaritos foram disponibilizados ao fim da aplicação das provas.

Provas e gabaritos UFPR 2018/2019

Provas e gabaritos UEL 2019

UFPR

No caso dos estudantes que prestaram as provas da UFPR o prazo para recursos termina nesta terça-feira, dia 23 de outubro. Os registros devem ser realizados pela internet e a versão final, com os julgamentos destes recursos, deve ser publicado no dia 5 de novembro, mesma data em que a universidade deve divulgar a lista de classificados para a próxima etapa.

Nesta primeira etapa, aproximadamente 3.800 candidatos faltaram, representando uma abstenção de 8.9% dos 43.520 candidatos que fizeram suas inscrições no Vestibular da UFPR.

O ensalamento da 2ª fase está previsto para 21 de novembro. As provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 seguintes, etapa que contará com Compreensão e Produção de Textos (três questões discursivas e redação), além de perguntas discursivas de disciplinas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos.

Além disso, os inscritos para os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Produto devem passar uma prova de habilidades no dia 26 de novembro. Para o curso de Matemática também haverá uma prova específica, mas o cronograma deve ser liberado em 2019.

A previsão é de que o resultado do Vestibular, com a lista de aprovados, seja divulgado em 11 de janeiro de 2019. O cronograma de matrículas e próximas chamadas ainda será informado pela UFPR. 

A oferta da UFPR é de 5.421 vagas em cursos de graduação ministrados em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Metade das vagas é destinada a estudantes cotistas, conforme o que prevê a Lei de Cotas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros detalhes no Edital do Vestibular e no Guia do Candidato.

UEL

Os vestibulandos da UEL que julgarem necessário a interposição de recursos contra os gabaritos contam com prazo de até dois dias úteis para formalizarem a queixa. Neste caso, os procedimentos devem ser feitos no site da Cops/UEL.

Esta primeira fase teve ausência de 1.509 candidatos, representando uma abstenção de 7,49% dos 20.135 inscritos no Vestibular da UEL.

A previsão é de que os gabaritos oficiais, com as respostas aos recursos, sejam liberados no dia 1º de novembro. Já o resultado dessa fase, com a lista de classificados para a próxima etapa, deve sair no dia 7 do mesmo mês.

A segunda fase do Vestibular será aplicada nos dias 2 e 3 de dezembro, em locais que serão informados no dia 22 de novembro. Nos dois dias, a avaliação será aplicada a partir das 14h e contará com a seguinte divisão:

- 1º dia: Provas de Línguas e Literaturas: Língua Portuguesa e Literaturas e Língua Portuguesa; Língua Estrangeira e Redação;
- 2º dia: Provas de conhecimentos específicos;

O resultado final, com a lista de aprovados no Vestibular 2019 da UEL, será divulgado em 18 de janeiro. Os aprovados serão matriculados até o dia 22 seguinte.

Nesta edição, a oferta é de 2.521 vagas em cursos de graduação, desse total 45% está reservado para ações afirmativas, priorizando a ocupação destas por estudantes da rede pública e negros.

Mais informações no site do Vestibular ou pelo Manual do Candidato.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES