UFPR antecipa ensalamento da primeira fase do Vestibular 2018/2019

As provas serão aplicadas no próximo domingo, 21 de outubro, com fechamento dos portões às 13h30 e início da seleção às 14h.
Em 16/10/2018 13h34 , atualizado em 16/10/2018 13h35 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ufpr
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) antecipou a divulgação do ensalamento da primeira fase do Vestibular 2018/2019. As provas serão aplicadas no próximo domingo, 21 de outubro, com fechamento dos portões às 13h30 e início da seleção às 14h.

Confira o ensalamento (local de prova)

A expectativa é de 43.497 candidatos, sendo mais de 10 mil cotistas, participem desta primeira fase do Vestibular.

Os candidatos precisam levar documento de identificação original com foto, comprovante de ensalamento impresso e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). Os vestibulandos podem estar com lápis preto e borracha para os rascunhos. 

Primeira Etapa

As provas serão realizadas nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. Esta etapa do Vestibular será composta por 90 questões objetivas de disciplinas do ensino médio.

Os aprovados nesta primeira fase do Vestibular da UFPR serão conhecidos em 5 de novembro. 

Próxima Fase

O ensalamento da 2ª fase está previsto para 21 de novembro. As provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 seguintes, etapa que contará com Compreensão e Produção de Textos (três questões discursivas e redação), além de perguntas discursivas de disciplinas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos.

Habilidades Específicas

As provas de habilidades específicas serão aplicadas em 26 de novembro para os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Produto.

Seleção de Matemática

O curso de Matemática é o único que faz parte do Processo Seletivo Estendido (PSE). A graduação passa pelas duas fases gerais do Vestibular e os classificados contam com uma terceira etapa específica, a qual tem o cronograma divulgado apenas em 2019.

Resultado

A previsão é de que o resultado do Vestibular seja divulgado em 11 de janeiro de 2019. O cronograma de matrículas e próximas chamadas ainda será informado pela UFPR. 

Vagas

A oferta da UFPR é de 5.421 vagas em cursos de graduação ministrados em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. 

Das vagas oferecidas pela UFPR neste vestibular, a metade é destinada aos candidatos cotistas, os quais tiveram que passar pela banca de validação de cotas entre 24 de setembro e 11 de outubro, sendo que o resultado já está disponível para consulta.

Mais informações no Edital e no Guia do Candidato.