O que é ensino à distância?

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Você gostaria de conquistar um certificado ou um diploma de ensino superior? Você gosta de aprender coisas novas? Você quer aumentar as suas chances profissionais? Quer continuar os estudos, mas preciso conciliá-los com o trabalho para manter-se financeiramente? A sua meta é adentrar na sua carreira tão sonhada? Gostaria de estudar um curso internacional, mas não tem certeza se viveria em outro país?

Se você se identifica com estas perguntas, então talvez possa se interessar pelo ensino à distância (ou educação à distância). Este tipo de curso foi criado para se encaixar na rotina dos estudantes e não o contrário como acontece com os cursos no formato tradicional, além de ser uma opção bem mais acessível e econômica. O distance learning, como é chamado em inglês, acontece fora do ambiente presencial típico de salas de aula. Uma das suas características principais é expandir o acesso à informação e ao conhecimento, com cursos e grades curriculares bastante flexíveis, sem esbarrar em barreiras geográfica, financeira ou etária. O que isto quer dizer?

Com o avanço da tecnologia, fez-se possível criar cursos completamente online. Desta forma, você pode optar por cursos internacionais, oferecidos por instituições de qualquer lugar do mundo, e cursá-los sem deixar a sua casa. Basta ter um computador e o acesso à internet. Você segue o seu próprio ritmo de estudo, mantendo-se dentro dos prazos flexíveis criados pela instituição. A universidade disponibiliza todo o material de estudo online, em algum sistema de intranet, no site oficial do curso, e para ter acesso a ele, você deverá fazer o login com o seu nome de usuário e senha, criados durante a matrícula.

Pesquise cursos online internacionais na área de negócios e gestão pelo Hotcourses Brasil.

Cursos online

Os cursos online oferecidos por universidades e faculdades do mundo todo cobrem todos os tipos de disciplinas e áreas de estudo ensinados em salas de aulas tradicionais, em muitos casos lecionados inclusive pelos mesmos professores. Estar longe do campus físico, no entanto, não significa estar por conta própria. A instituição oferece todo o suporte necessário para seus estudantes à distância. Você terá acesso a chats, grupos de discussão, perguntas e respostas, atendimento e orientação de tutores, contato online com professores e outros estudantes, etc. Além disso, precisará completar tarefas, avaliações e outros tipos de testes online.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A grande vantagem deste modelo online/à distância é a flexibilidade de aprender onde estiver - geográfica e academicamente. Não há nenhuma limitação rígida em relação ao tempo de estudo. Não precisar ir para a instituição todos os dias é uma forma eficiente de economizar tempo, e não pagar por alguma acomodação próxima à instituição economiza muito dinheiro - sem contar ainda o custo de vida.

Existem inúmeras universidades internacionais que oferecem uma enorme diversidade de cursos online:

-Em diferentes níveis (preparatórios, cursos de inglês, profissionalizantes e vocacionais, graduações, mestrados, especializações, doutorados, etc.);
-Para todas as idades;
-Para todas as nacionalidades (mas os cursos são, em sua grande maioria, lecionados em inglês);
-Em inúmeras áreas de estudo;
-E em diferentes formatos e duração.

Existem instituições dedicadas apenas ao ensino à distância, ou "faculdades online", como é o caso da Excelsior College, instituição particular sem fins lucrativos há mais de 40 anos no ramo. E apesar de o conceito de educação à distância ser novo para muitas pessoas, ele é uma aposta atual, aderida até mesmo por universidades renomadas como a Harvard University e o Massachusetts Institute of Technology, que juntos oferecem opções de cursos online gratuitos de curta duração pelo programa chamado EDX.

Certificado ou diploma

Com a conclusão do ensino à distância, você conquista um certificado ou um diploma, dependendo do curso, que comprovam todos os créditos acadêmicos completados pelo estudante. Alguns cursos exigem a realização de um exame ao término de cada crédito para colocar em prova o conteúdo estudado. Estes são chamados de credit-by-examination ("crédito por exame"). Como a educação à distância promove o estudo bem mais independente que o formato presencial, os exames servem para que os estudantes testem se compreenderam o material do curso e se o tempo dedicado aos estudos foi suficiente para absorver o conteúdo.

Por Brenda Bellani