Ministro da Educação confirma segunda edição do Fies para 2015

Cursos das áreas de saúde e engenharia e regiões Norte e Nordeste serão priorizadas, segundo Janine.
Em 09/06/2015 09h12 , atualizado em 09/06/2015 09h18 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou na noite desta segunda-feira, 8 de junho, que haverá uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em 2015, e que novos contratos podem ser firmados. A informação foi publicada na sua página pessoal do Facebook e já rendeu mais de 2,8 mil curtidas e mil compartilhamentos.

Segundo Janine, a formação de professores será priorizada, bem como os cursos das áreas de saúde e engenharia, as graduações com notas 4 e 5 e, ainda, as Regiões Norte e Nordeste, tendo em vista suas necessidades especiais. O cronograma, bem como o quantitativo de vagas, serão divulgados, em breve, segundo o ministro. 

No mês passado, a Presidente da República, Dilma Rousseff, já havia declarado que o governo estava estudando a possibilidade de abrir novos contratos do Fies no segundo semestre deste ano. Antes, porém, Janine declarou que a pasta já havia utilizado todo o dinheiro destinado ao financiamento e que, por isso, não tinha uma definição sobre a realização desta segunda edição. 

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. A partir do primeiro semestre de 2016, a seleção de estudantes para a contratação do financiamento será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Atualmente, professores efetivos da rede pública de educação básica que estejam regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia e estudantes que terminaram o ensino médio antes de 2010 estão dispensados da exigência do Enem. Mais informações podem ser obtidas no site do programa.

Por Wanja Borges


Relacionados

Enem será obrigatório para inscrição no Fies a partir de 2016
Professores que exercem o magistério em escolas públicas e concluintes do ensino médio até 2010 também deverão participar do Exame.
Notícias
Fies 2015: prazo para renovação é prorrogado até 20 de julho
Prazo para renovação dos contratos do Fies 2015 foi adiado para 20 de julho. Uma nova edição abrirá 61,5 mil novos contratos para o segundo semestre.
Notícias
Fies recebe aproximadamente 500 mil inscrições em 2015
O MEC divulgou hoje (4) o balanço da edição de 2015 do Fies. Foram recebidas cerca de 500 mil inscrições, das quais 252.442 foram atendidas.
Notícias
Inscrições para o Fies 2015/2 chegam ao fim nesta quinta-feira (6)
Serão encerradas nesta quinta-feira, 6 de agosto, as inscrições para o Fies 2015/2. Elas podem ser feitas até as 23h59, pela internet, e sem custo.
Notícias
Ministro da Educação confirma 61,5 mil vagas para o Fies 2015/2
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, confirmou hoje (26) que o Fies vai oferecer 61,5 mil vagas. Edital será publicado em 3 de julho.
Notícias
Ministério da Educação oficializa novas regras para o Fies 2015/2
Portaria apresenta cursos e regiões que serão priorizadas no Fies 2015/2, além de mudanças na taxa de juros, teto da renda familiar e outras.
Notícias
Prazo para renovação dos contratos do Fies é prorrogado até 30 de junho
Cerca de 100 mil alunos ainda não concluíram o processo de aditamento. Portaria com a ampliação do prazo para renovação do Fies será publicada amanhã.
Notícias