Whatsapp
Em 09/06/2015 09h12 , atualizado em 09/06/2015 09h18

Ministro da Educação confirma segunda edição do Fies para 2015

Notícias

Cursos das áreas de saúde e engenharia e regiões Norte e Nordeste serão priorizadas, segundo Janine. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou na noite desta segunda-feira, 8 de junho, que haverá uma segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em 2015, e que novos contratos podem ser firmados. A informação foi publicada na sua página pessoal do Facebook e já rendeu mais de 2,8 mil curtidas e mil compartilhamentos.

Segundo Janine, a formação de professores será priorizada, bem como os cursos das áreas de saúde e engenharia, as graduações com notas 4 e 5 e, ainda, as Regiões Norte e Nordeste, tendo em vista suas necessidades especiais. O cronograma, bem como o quantitativo de vagas, serão divulgados, em breve, segundo o ministro. 

No mês passado, a Presidente da República, Dilma Rousseff, já havia declarado que o governo estava estudando a possibilidade de abrir novos contratos do Fies no segundo semestre deste ano. Antes, porém, Janine declarou que a pasta já havia utilizado todo o dinheiro destinado ao financiamento e que, por isso, não tinha uma definição sobre a realização desta segunda edição. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. A partir do primeiro semestre de 2016, a seleção de estudantes para a contratação do financiamento será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Atualmente, professores efetivos da rede pública de educação básica que estejam regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia e estudantes que terminaram o ensino médio antes de 2010 estão dispensados da exigência do Enem. Mais informações podem ser obtidas no site do programa.

Por Wanja Borges

Relacionados
Professores que exercem o magistério em escolas públicas e concluintes do ensino médio até 2010 também deverão participar do Exame.
Prazo para renovação dos contratos do Fies 2015 foi adiado para 20 de julho. Uma nova edição abrirá 61,5 mil novos contratos para o segundo semestre.
O MEC divulgou hoje (4) o balanço da edição de 2015 do Fies. Foram recebidas cerca de 500 mil inscrições, das quais 252.442 foram atendidas.
Serão encerradas nesta quinta-feira, 6 de agosto, as inscrições para o Fies 2015/2. Elas podem ser feitas até as 23h59, pela internet, e sem custo.
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, confirmou hoje (26) que o Fies vai oferecer 61,5 mil vagas. Edital será publicado em 3 de julho.
Portaria apresenta cursos e regiões que serão priorizadas no Fies 2015/2, além de mudanças na taxa de juros, teto da renda familiar e outras.
Cerca de 100 mil alunos ainda não concluíram o processo de aditamento. Portaria com a ampliação do prazo para renovação do Fies será publicada amanhã.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES