A partir do primeiro semestre de 2016, a seleção de estudantes para a contratação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A obrigatoriedade foi determinada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria Normativa nº 7, publicada no Diário Oficial da União de hoje, 26 de maio.
Desta forma, professores efetivos da rede pública de educação básica que estejam regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia e estudantes que terminaram o ensino médio antes de 2010 também deverão se inscrever no Exame, até 5 de junho, para requerer o benefício no próximo ano. Até então, eles eram dispensados de tal exigência.
Além disso, desde o dia 30 de março, os estudantes também precisam comprovar média de 450 pontos no Exame e nota diferente de zero na redação. Neste ano, foram recebidas cerca de 500 mil inscrições, das quais 252.442 foram atendidas. A Presidente da República, Dilma Rousseff, já sinalizou que o governo está estudando a possibilidade de abrir novos contratos no segundo semestre de 2015.
Por Wanja Borges