10 profissões que estarão em alta depois da pandemia

Áreas ligadas a negócios, tecnologia, marketing e comunicação são apostas para o mercado de trabalho
Em 12/07/2021 12h05 , atualizado em 12/07/2021 13h11 Por Lorraine Vilela Campos

Sensação que o usuário tem ao utilizar site faz parte do trabalho do Designer UX
Sensação que o usuário tem ao utilizar site faz parte do trabalho do Designer UX
Crédito da Imagem: Canva
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A pandemia de Covid-19 causou mudanças não só nos hábitos de higiene e de convívio social, mas trouxe impacto também para o mercado de trabalho e a forma como a sociedade utiliza produtos e serviços. Algumas carreiras existentes há mais tempo ganharam força, outras profissões que surgiram recentemente têm tudo para crescer. 

Pensando nisso, o Brasil Escola trouxe a lista de 10 profissões que estarão em alta com o fim da pandemia. A relação das carreiras foi feita pela Seo Marketing, confira!

1) Designer UX

O designer UX é o profissional responsável pela sensação de um site ou produto, tendo como trabalho a compreensão das necessidades emocionais e funcionais dos usuários, buscando criar uma experiência digital agradável. 

O designer UX é responsável por fazer testes de usabilidade e consultar os clientes para saber quais são seus objetivos e suas intenções. A profissão estará cada vez mais em alta por causa do aumento da demanda por serviços via aplicativos. 

O profissional para atuar como designer UX pode ser formado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Jornalismo, Publicidade, Design Gráfico ou Inteligência Artificial. 

2) Analista de Sistemas

O analista de sistemas estuda, planeja e executa projetos de sistemas de informação para solucionar problemas encontrados por uma empresa, atuando em conjunto com setores de TI e negócios, por exemplo. 

Entre as funções do analista de sistemas estão a análise de problemas de hardware e software; a manutenção da documentação dos sistemas e a tradução dos requisitos do usuário em especificações técnicas funcionais.

Algumas graduações que formam profissionais aptos a serem analistas de sistemas são Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

3) Desenvolvedores de Software

Os desenvolvedores de software analisam, projetam, executam e realizam a manutenção de sistemas e plataformas digitais e escrevem os códigos para funcionamento dos programas. 

São os profissionais responsáveis por adaptar tecnologicamente o que antes só seria possível de forma manual/presencial, automatizando os processos das empresas. 

Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Técnico em Desenvolvedor Mobile são cursos de formação de grande parte dos desenvolvedores de software. 

4) Gerente de Marketing

O gerente de marketing é um profissional capaz de trabalhar com diferentes setores de uma empresa, aplicando as tendências das diversas áreas do mercado (com base em dados), tendo como finalidade a obtenção de informações que possam ser utilizadas para atrair o público-alvo e fidelizar o cliente. 

O gerente de marketing atua para que processos como vendas, comunicação, TI, operações e relacionamento com o usuário possam funcionar da melhor maneira possível, otimizando os processos. 

Um gerente de marketing pode ser formado em Administração em Marketing, Tecnologia em Marketing, Publicidade e Propaganda e outros cursos de Gestão ou Comunicação.

5) Especialistas em Experiência do Usuário (Customer Success)

Os especialistas em experiência do usuário podem ser encontrados com diferentes denominações, sendo uma das mais comuns "Customer Success". O profissional presta toda a assistência para o cliente na compra de um produto ou contratação de um serviço. 

O crescimento do comércio digital, o e-commerce, tornou tal profissional muito importante para a boa reputação das marcas, já que são os responsáveis por garantir a comunicação eficaz com o cliente, de forma que garanta sua fidelização e satisfação com a empresa. 

O customer sucess pode ser formado em graduações da área de Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Comunicação e suas Habilitações.

6) Gestor de Tráfego

O gestor de tráfego é um profissional fundamental para o marketing digital. O profissional trabalha para que as empresas entendam seus resultados e possam promover a marca e aumentar as vendas. Sua função mais conhecida é o gerenciamento de anúncios na mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads

Cargo ainda recente, é mais comum que os gestores de tráfego sejam profissionais que se formaram em Comunicação Social e suas habilitações, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Gestão da Informação.  

7) Community Manager

O community manager é o profissional que cria e gerencia comunidades ao redor de uma marca ou empresa, promovendo um ambiente de socialização entre seus usuários e fazendo com que o público se sinta parte e se torne fã. 

Um community manager tem como funções: definição de estratégias de conteúdo e marketing, criação de conteúdo para as redes sociais, monitoramento das publicações, manutenção de relacionamento com os seguidores, análise do público-alvo, acompanhamento da concorrência e gerenciamento de crises. 

O profissional pode ter formação em Jornalismo, Comunicação Social e suas habilitações, Mídias Sociais, Marketing, Publicidade e Propaganda, Gestão da Informação (GI). 

8) Analista de Big Data

O analista de Big Data utiliza os dados de um sistema on-line para fazer uma projeção do que pode influenciar os negócios das empresas agora e no futuro. 

A análise de dados faz com que os processos de uma empresa sejam melhorados para que tempo e recursos sejam otimizados, que problemas sejam identificados com antecedência e apontam tendências de consumo dos usuários. 

O analista de Big Data costuma ser formado em Ciência de Dados, Gestão de Big Data, Big Data e Inteligência Analítica. Profissionais de Marketing e Jornalismo com especializações em Big Data/Ciência de Dados também ganham espaço no mercado de trabalho. 

9) Engenheiro Ambiental

O investimento na preservação ambiental, no uso sustentável e racional dos recursos naturais faz com que o engenheiro ambiental seja cada vez mais importante para o mercado de trabalho. 

O engenheiro ambiental cria sistemas e soluções de gestão ambiental, estando apto a trabalhar com a tecnologia em conjunto com o conhecimento sobre ecologia e biologia no meio ambiente. 

O engenheiro desta área é formado em Engenharia Ambiental, um bacharelado que tem uma média de cinco anos de duração.

10) Tradutor Juramentado

A tradução juramentada é obrigatória para a obtenção de diversos documentos no exterior. Com isso, nada melhor do que investir na área, já que empresas que buscam negócios com outros países, pessoas que procuram obter dupla cidadania e estudantes que desejam fazer intercâmbio ou um curso superior fora do Brasil sempre buscaram o serviço de um tradutor juramentado. 

Existe a possibilidade de fazer um curso superior em Tradução e Interpretação para trabalhar na área, assim como em outros setores que precisem de tradutores. Também é possível se habilitar cursando Letras e seus diferentes idiomas de habilitação.