Tradução e Interpretação

No decorrer do curso os alunos aprofundam o conhecimento em linguística, gramática e compreensão de textos.
Por Rafael Batista

Tradutores e Intérpretes podem trabalhar em multinacionais
Tradutores e Intérpretes podem trabalhar em multinacionais
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Tradutor/Intérprete precisa ter familiaridade com pelo menos duas línguas, a língua natal e uma outra. Durante o curso, que tem duração média de seis semestres, os acadêmicos desenvolvem um conhecimento sólido na área da tradução de textos escritos e interpretação da fala. O curso também proporciona quatro habilidades específicas: áudio compreensão, fala, leitura e escrita.

Os estudantes de Tradução e Interpretação também desenvolvem conhecimentos nas áreas de linguística, gramática e compreensão de textos de português e da língua estrangeira escolhida. As matérias específicas incluem teoria e prática da tradução de algumas áreas peculiares, como comercial, médico e de informática. Além disso, o estágio durante o curso é obrigatório.

O profissional tradutor/intérprete pode se inserir em diferentes campos atuação como literatura, informática, cinema, vídeo e televisão. Outra possibilidade a ser explorada é a tradução técnica e científica, além de editoras, ONGs, multinacionais e laboratórios de dublagem. O profissional da tradução também pode atuar de forma autônoma gerindo seu próprio negócio e ainda legendar filmes, DVDs e programas de TV, traduzir programas de computador, servir de intérprete e verter manuais técnicos do português para outras línguas ou vice-versa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A comunicação é uma das características primordiais de um tradutor, além disso é necessário praticar diariamente a tradução. O profissional desta área também precisa conhecer e dominar gírias e expressões coloquiais do português e da língua escolhida para atuação. Outra peculiaridade do tradutor/intérprete é um alto índice de concentração, para que seja possível ouvir e traduzir palestras, entrevistas e discursos.

Salário: de R$ 2.500 a R$ 15.000
Duração: 3 anos

Onde tem o curso: 

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB

Região Nordeste
Paraíba: UFPB (João Pessoa)

Região Norte
Pará: Fibra (Belém)

Região Sudeste
Minas Gerais: UFU (Uberlândia)
Rio de Janeiro: PUC-Rio, Isat (São Gonçalo)
São Paulo: Unesp (São José do Rio Preto), PUC-SP, USC (Bauru), Unifran (Franca), UniSantos, Metodista (São Bernardo do Campo), Unilago (São José do Rio Preto), Anhanguera (São Paulo), FMU (São Paulo), Uninove (São Paulo), USJT (São Paulo),

Região Sul
Rio Grande do Sul: UFPel