Tecnologia em Marketing

Profissional de marketing pode atuar em inúmeros setores do mercado e precisa ter perfil dinâmico. Graduação dura 2 anos.
Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nos últimos anos o termo Marketing cresceu e se popularizou, sendo utilizado por praticamente todos os ramos empresariais e despertando, cada vez mais, o interesse das pessoas pelo conhecimento e qualificação dentro da área.

Mas, antes de falarmos sobre o curso, é interessante entendermos um pouco melhor o conceito do que é o marketing. A palavra “Market”, em inglês, significa “mercado”, e, a partir daí, podemos dizer que o marketing é uma derivação dessa palavra e tem como objetivo fazer com que a marca/empresa possa oferecer seu produto ao mercado de maneira que empresa e consumidor fiquem satisfeitos.

Por isso, podemos dizer que o marketing é uma espécie de ponte entre a marca e seus consumidores, e as pessoas que atuam na área precisam conhecer muito bem cada detalhe que envolve a relação. Dentro deste trabalho, os profissionais do marketing também precisam fazer planejamentos para que as ações possam fortalecer a marca de uma empresa de forma que elas tenham sempre visão positiva na sociedade e que obtenham lucros por meio das suas estratégias.

O especialista em marketing pode atuar com estratégias digitais, desenvolvimento e precificação de produto, fortalecimento de imagem de uma marca, linguagem para falar com clientes, entre outros campos. Independente da área, o profissional de marketing precisa ter muita criatividade e estar atualizado para atender as necessidades do público e da empresa, agregando valor às marcas de diferentes nichos.

Perfil dos profissionais

Para atuar dentro de um departamento de marketing, o profissional precisa ter um perfil comunicativo, criativo, interessado por gestão, negócios, vendas e por manter-se sempre em atualização.

A profissão é dinâmica e exige que os profissionais sejam ativos e estejam sempre prontos para conhecer novos mercados e planejar estratégias. Gostar de lidar com as pessoas também é um diferencial, já que esse profissional precisa conhecer bem o público com quem vai trabalhar, além, claro, de saber bem quais os valores da marca e do produto que está defendendo.

Tópicos deste artigo

O Curso

Inicialmente, o curso de Marketing era uma especialização. Costumava ser mais procurada por profissionais formados em Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas e áreas semelhantes.

Com o passar dos anos, profissionais com cursos superiores em outras áreas também começaram a se interessar pelo curso de Marketing, como forma de implantar novas ideias dentro de suas empresas ou áreas de atuação.

Atualmente, além da especialização, que ainda é oferecida em diversas instituições de ensino pelo país, o curso de Marketing também é uma graduação, na modalidade de curso Tecnológico.

Mais: Veja os cursos de Tecnologia em alta

O curso de tecnologia em Marketing tem duração de 2 anos e é oferecido tanto em graduações presenciais como em ensino a distância (EaD).

Veja um exemplo de grade curricular proposta para a formação:

1º Semestre
- Liderança, Comportamento e Formação de Times 
- Gestão da Inovação e Ferramentas Digitais
- Análise de Cenários Econômicos e Mundo dos Negócios
- Marketing Inovador

2º Semestre
-  Pesquisa Mercadológica
- Fundamentos de Gestão em Negócios
- Gestão de Marcas e Produtos
- Vendas e Gestão da Equipe de Vendas

3º Semestre
- Gestão de Varejo, Atacado e Logística de Mercado
- Gestão de Custos e Formação de Preço de Vendas
- Comunicação Integrada de Marketing
- Planejamento Estratégico de Marketing

4º Semestre
- Ciências Sociais e Humanas Aplicadas
- Gestão de E-commerce e Marketing Digital
- Consultoria Organizacional
- Empreendedorismo e Inovação

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mercado de Trabalho

O graduado em marketing tem um leque de oportunidades para trabalhar, que vai desde pequenas empresas até multinacionais. Geralmente, começa como um Assistente ou Analista de Marketing e, dependendo do tamanho da empresa, pode ser promovido para Diretor de Marketing, Gerente de Marketing ou Coordenador de Marketing.

O salário pode ter uma grande variação, de acordo com a localização, ramo de atuação e tamanho da empresa. Para o cargo de Analista de Marketing, um dos mais comuns no mercado, o valor pode variar de R$ 3 mil a R$ 6 mil. Cargos mais altos, como de diretores, podem ter salários muito mais altos.

  • Áreas de atuação

Os profissionais de marketing podem atuar em diversas áreas, com funções distintas, e ramos totalmente diferentes dentro do mercado. Veja algumas delas:

E-commerce: Quem atua nessa área é responsável por acompanhar processos de venda de produtos de forma on-line. Dentro do e-commerce, o profissional deve conhecer o comportamento do cliente e ter estratégias para divulgação, atendimento e vendas pela internet.

Consultoria: Um consultor de marketing deve ter a habilidade para analisar dados e fazer o diagnóstico para melhorar as estratégias de marketing de uma determinada empresa. Com a consultoria, ele deve oferecer opções e planejamentos para melhorar este setor dentro das possibilidades da empresa da qual foi contratado.

Inbound Marketing: Os profissionais que atuam no Inbound têm a missão de atrair clientes para o negócio ou empresa. Geralmente, fornecem algum conteúdo de forma on-line em troca de informações como e-mail e telefone dos potenciais clientes para tentar atraí-los para o seu produto.

Marketing Digital: O trabalho dentro desta área é muito amplo. Quem atua digitalmente pode trabalhar com sites, blogs, redes sociais, aplicativos e muitos outros canais digitais visando sempre ampliar o alcance de uma marca, fortalecer seu posicionamento e imagem e saber verificar as métricas e melhores formas para promover a empresa em múltiplas plataformas.

Neuromarketing: Os especialistas nesta área precisam estudar o comportamento do consumidor de forma que une a psicologia à pesquisa. A prática costuma ser mais utilizada por comércios para entender melhor como funciona a mente do seu consumidor.

Além das áreas mencionadas, existem muitas outras possibilidades de atuação dentro do marketing, sendo que muitas delas podem e devem trabalhar em conjunto para gerar os melhores resultados à empresa em que atuam.