Topo
pesquisar
Em 06/12/2007 10h39, atualizado em 21/09/2017 15h19

Marketing

Guia de Profissões

Por Tiago Dantas
O profissional de marketing pode atuar desde grandes corporações até institutos de pesquisa e órgãos públicos
O profissional de marketing pode atuar desde grandes corporações até institutos de pesquisa e órgãos públicos
PUBLICIDADE

Marketing é o termo que se refere às trocas realizadas entre as empresas e os consumidores com o objetivo de favorecer ou mudar a opinião de alguém (para melhor) em relação a um ou vários produtos. O profissional de marketing idealiza, elabora e promove as estratégias de marketing, ou seja, as formas da empresa promover a imagem de seu produto, com o objetivo de satisfazer o cliente e ganhar um retorno no aumento das vendas.

Praticamente todas as empresas de médio e grande porte possuem departamentos de marketing, sendo que o profissional pode atuar desde grandes corporações até institutos de pesquisa e órgãos públicos. Além do papel de promover a imagem de uma marca, o profissional de marketing também tem a importante função de definir as estratégias, o público-alvo e até o preço a ser estabelecido na ocasião do lançamento de um novo produto.

Devido à grande concorrência, até mesmo no âmbito global, as empresas têm grande preocupação em obter a aceitação de suas imagens e produtos, por isso, o mercado de trabalho para este profissional está em alta. Outro fator é que com a terceirização e a abertura da economia, a tendência do mercado é a absorção cada vez maior desses profissionais.

O salário inicial desse profissional gira em torno de R$1.600, com uma carga horária de 40 horas semanais. O curso de marketing dura 4 anos e o aluno geralmente estuda no início, as disciplinas de filosofia, sociologia, etc; no segundo ano, começam as disciplinas técnicas e no último ano, o alunos realizam um projeto experimental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Instituições

Região Centro-Oeste
Distrito Federal: FACITEC; UNIP; UNICEUB
Goiás: UNIP; FECHA (Anicuns); FAC; FAI (Iporá); IESGO; FANAP (Aparecida de Goiânia); CESUC (Catalão)
Mato Grosso: FASIP (Sinop); UESRF (Itaúba)

Região Nordeste
Alagoas: FAMA
Bahia: Estácio; UniJorge; FBB; FASETE; UNIFACS; FTC (Itabuna, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Salvador)
Ceará: FBB; FA7
Maranhão: IESMA (Imperatriz); FAC-São Luís
Paraíba: FPB (João Pessoa)
Pernambuco: FG (Jabotão dos Guararapes); FAculdade São Miguel (Recife)
Piauí: FAP (Parnaíba)
Rio Grande do Norte: FARN; FAL (Natal)

Região Norte
Amazonas: UniNorte; UNIP
Pará: ESAMAZ; FACI (Belém)
Rondônia: UNIRON (Porto Velho)

Região Sudeste 
Espírito Santo: UVV; FMN
Minas Gerais: Newton Paiva; FCETM (Uberaba); FACED (Divinópolis)
São Paulo: USP; FCDA; IMMES (Matão); FUNEC (Santa Fé do Sul); Mackenzie; UNIP; UNIABC; Anhembi Morumbi; UNIFIEO; FIO (Ourinhos)
Rio de Janeiro: UFRJ; ESPM; Estácio; UCP; UNISUAM

Região Sul
Paraná:
PUCPR; UP; UTP; UNOPAR; Pitágoras de Londrina; UNIFAMMA; FAED; UDC
Rio Grande do Sul: UNISC (Santa Cruz do Sul); ESPM; FACCAT
Santa Catarina: SEI/FAI (Itapiranga); CESBLU (Blumenal); UNIASSELVI (Indaial); FCJ (Joinville)

  • Relacionados
O trabalho em equipe é primordial no exercício da profissão de publicitário
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola