1º lugar no Vestibular 2023 do ITA é ocupado por uma mulher

Elas representam 6% dos 150 candidatos aprovados no Vestibular 2023 do ITA, que é historicamente ocupado por homens
Em 15/12/2022 14h48 , atualizado em 16/12/2022 17h24 Por Lucas Afonso

Estudante jovem branca
Luciana de Oliveira Santos, primeira colocada no Vestibular 2023 do ITA.
Crédito da Imagem: Arquivo Pessoal
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou ontem os convocados para a 3ª fase do Concurso de Admissão (Vestibular) 2023.

Dos 150 candidatos aprovados, apenas nove são mulheres. Isso representa 6% dos classificados para a Inspeção de Saúde, próxima etapa da seletiva. 

1º lugar é ocupado por uma candidata

Natural de Recife, Luciana de Oliveira Santos, de 20 anos, foi a primeira colocada no Vestibular 2023 do ITA.

O processo seletivo é historicamente ocupado por homens e há 11 anos uma mulher não ficava na primeira colocação do vestibular do ITA, um dos mais mais concorridos do país.

"Venho de uma família de origem humilde que conseguiu uma vida mais confortável por causa das portas que a educação abre. Acho importante ver mulheres se enxergando lá dentro e conquistando espaços na área de engenharia militar, disputando editais que exigem alta performance”.

Luciana de Oliveira Santos

Na história da seleção, apenas nos anos de 2000 e 2010 elas estiveram no primeiro lugar na seleção para carreira militar. 

Luciana estudou no Curso Poliedro da unidade de São José dos Campos. Essa foi a quarta vez que prestou o vestibular do ITA.

Ela conta que apesar de não ter sido aprovada nas primeiras tentativas, o sentimento de se superar a cada dia prevaleceu.

A jovem lembra de seu pai, que faleceu em 2019. "Meu pai sempre me incentivou a não desistir, e nos dias ruins, quando você começa a duvidar de si, eu pensava muito nele, no exemplo que ele me deu e isso me motivava a seguir em frente". 

Próxima etapa do Vestibular: Inspeção de Saúde

De acordo com o edital, os candidatos deverão se apresentar para etapa no dia 8 de janeiro de 2023, a partir das 8h, no Auditório Lacaz Neto, para receber orientações sobre a Inspeção de Saúde.

A chegada ao alojamento dos candidatos (Hotel de Trânsito dos Oficiais) está autorizada a partir do dia 07 de janeiro.

Também será preciso apresentar documentação específica (conforme edital). A inspeção de saúde será realizada entre os dias 09 e 13 de janeiro de 2023. O resultado será divulgado no dia 16 do mesmo mês. 

O requerimento para Inspeção de Saúde em Grau de Recurso será feito no dia 17 de janeiro, com inspeção no dia 23 do mesmo mês e resultado final no dia 26 de janeiro.

Vagas

O Vestibular 2023 do ITA ofereceu 150 vagas. Das oportunidades, 114 foram destinadas para os que decidiram cursar a graduação como civis (Reserva) e 36 para os estudantes que optaram por realizar o curso seguindo a carreira militar (Ativa) no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

Saiba mais sobre a carreira militar

Nas duas formas de graduação, o instituto reservou 20% das vagas para candidatos negros. Para concorrer como cotista, o candidato deve autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

O Vestibular do ITA oferece vagas nos seguintes cursos de Engenharia:

Os cursos de graduação do ITA têm duração de cinco anos e são ministrados na sede do instituto, localizada em São José dos Campos (SP).

Nos dois primeiros anos, todos os estudantes fazem o Curso Fundamental, com conteúdo básico de Engenharia. Após o Curso Fundamental, os estudantes cursam as disciplinas específicas da área escolhida.

Para mais detalhes, acesse o Edital do Vestibular 2023 do ITA ou o site do vestibular.