A Carreira Militar

Vestibulares de instituições militares são considerados os mais difíceis do Brasil, como do ITA e IME.
Por Rafael Batista

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A carreira militar oferece duas grandes vantagens: a estabilidade e os bons salários. Outra peculiaridade do serviço nas Forças Armadas é a formação. O militarismo disponibiliza uma variedade de cursos, inclusive de graduação. Há, ainda, a possibilidade de ascensão profissional.

Normalmente o ingresso no serviço militar se dá através dos colégios e academias que formam oficiais. Pode se candidatar à formação nessas instituições qualquer cidadão brasileiro que preencha os requisitos estabelecidos em lei e nos regulamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Ao ingressar na academia, em geral os alunos recebem uma ajuda de custo e, dependendo do caso, estudam em regime de internato, ou seja, têm direito à moradia. Conforme o profissional ascende na carreira os salários vão aumentando e, ao se aposentar (ir para a reserva), os rendimentos são pagos integralmente.

Tópicos deste artigo

Ensino Médio

A possibilidade de entrar para uma instituição militar começa já no Ensino Médio. É possível estudar nas escolas que oferecem a educação básica com o objetivo de formar novos oficiais. Durante o tempo que permanece nessas instituições, os alunos recebem a formação do ensino médio acrescida da instrução militar especializada. Os estudantes também realizam uma intensa prática esportiva para aprimorar a condição física.

Ao final do Ensino Médio, com o devido aproveitamento, os formandos são admitidos em uma Academia de Formação de Oficiais. Os principais colégios mantidos pelas forças armadas são:

Aeronáutica: Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR);

Exército: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx);

Marinha: Colégio Naval

As instituições realizam processos seletivos para admitir novos alunos. Em geral as seleções são realizadas uma vez por ano e são compostas por prova objetiva, inspeção de saúde e teste de aptidão física. Para obter mais informações, acesse o site das escolas nos links acima.

Ensino Superior

Bem como nos colégios das Forças Armadas, as instituições de Ensino Superior que formam militares realizam processos seletivos anuais para receber novos acadêmicos. As provas escritas objetiva e de redação são a primeira etapa da seleção que constam também de exames médicos e avaliação física.

Durante o período de permanência na academia, em geral sob regime de internato, os estudantes recebem remuneração que pode chegar à R$ 6,3 mil, além de alimentação, vestuário e assistência médica. Em média os cursos duram quatro anos e funcionam em regime de internato. Paralelo à formação acadêmica, os aspirantes a oficiais recebem também o treinamento militar básico.

Entre as academias militares brasileiras destacam-se: Escola Naval (Marinha), Academia da Força Aérea (AFA - Aeronáutica), Academia Militar das Agulhas Negras (Aman - Exército) e Academias da Polícia Militar (Academia do Barro Branco -SP, Academia de Polícia Militar D. João VI – RJ e Academia de Polícia Militar de Minas Gerais), entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Institutos Federais de Educação Superior

Além das academias militares é possível também ingressar em outras instituições de ensino ligadas às Forças Armadas. É o caso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Militar de Engenharia (IME), ligados à Força Aérea e ao Exército, respectivamente. 

O processo para entrada se dá através de exame vestibular, no entanto os dois institutos estipulam idade máxima para ingresso e oferecem a instrução militar para oficiais da reserva aos seus acadêmicos.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

O ITA é uma instituição universitária pública, criada em 1950 e ligada ao Comando da Aeronáutica. Hoje o instituto é um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil. Localizada em São José dos Campos, no interior paulista, a instituição oferece graduação em Engenharia de diversas especializações, além de pós-graduações. 

Para ingressar é necessário ter concluído o ensino médio, ser aprovado em exame vestibular e ter idade máxima de 23 anos completos. Os candidatos que forem considerados aptos ao ingresso nos cursos do ITA, no ato da matrícula, se não forem Aspirantes a Oficial da Reserva das Forças Armadas, serão também inscritos de maneira compulsória no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) da Aeronáutica.

Através do ITA é possível se graduar em Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Instituto Militar de Engenharia (IME)

O IME é uma entidade ligada ao Exército Brasileiro responsável pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica na área. Além de graduações, o instituto oferece pós-graduações e cursos de extensão universitária para militares e civis.

O IME oferece também a instrução militar necessária ao oficial da ativa ou da reserva. Os alunos da ativa possuem o direito à alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento e ajuda de custo mensal. Para ingressar é necessário, além de ser aprovado no exame vestibular, ter idade entre 16 e 21 anos e ter concluído a última série do Ensino Médio.

O instituo de ensino superior do exército oferece graduações em Engenharia de Fortificação e Construção, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Comunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia Cartográfica e Engenharia da Computação.

Serviço Militar Feminino

A participação das mulheres no serviço militar de carreira pode acontecer em qualquer uma das três armas: Exército, Marinha ou Aeronáutica. No entanto, a maioria das oportunidades são em Quadros Complementares de Oficiais, para aquelas que já possuem alguma formação superior.

Nas academias as mulheres são aceitas no ITA, IME, Colégio da Aeronáutica, Escola Naval, Academia da Força Aérea e nas Academias de Formação para Polícia Militar.

Assista às nossas videoaulas