Topo
pesquisar
Em 10/08/2018 15h12, atualizado em 10/08/2018 15h29

Você conseguiria passar na entrevista de admissão da Universidade de Oxford?

Estudar no Exterior

Perguntas variam de acordo com a faculdade e o curso para o qual o estudante estiver se candidatando Por Hotcourses Brasil
Perguntas voltadas para cada curso são feitas em entrevista de admissão da Universidade de Oxford
Perguntas voltadas para cada curso são feitas em entrevista de admissão da Universidade de Oxford
PUBLICIDADE

Todos os anos, aproximadamente 19.000 pessoas se inscrevem nas graduações da Universidade de Oxford e mais de 26.000, nas pós-graduações. O número já é impressionante por si só, mas fica ainda mais inacreditável quando lembramos que apenas 3.200 vagas são abertas todos os anos para as graduações e 5.400 para os cursos de pós.

Com uma concorrência tão acirrada, a instituição precisa de uma série de fases durante o seu processo de admissão para garantir que apenas os melhores candidatos sejam selecionados. Uma destas fases é uma entrevista presencial ou online feita com estudantes previamente escolhidos.

Esta é uma das partes do processo que deixam os candidatos mais nervosos e ansiosos. Para ajudar a acalmá-los, a Oxford publicou uma lista de exemplos de perguntas que podem ser feitas durante a entrevista para os candidatos – e quem mais quiser – testarem as suas habilidades retóricas e intelectuais. A intenção da Universidade, com a divulgação, é ampliar o acesso às suas faculdades acadêmicas e desmitificar o seu processo seletivo que entrevista 10.000 pessoas para 3.500 vagas.

A melhor parte é que os exemplos de perguntas vêm acompanhados de explicações sobre respostas consideradas exemplares. Assim, além de testar seu preparo e conhecimentos, os estudantes conseguem verificar se suas respostas seriam consideradas adequadas e estudar os exemplos para compreender o formato esperado pelos recrutadores da Oxford.

Que tipo de perguntas são feitas?

Apenas 50% das pessoas que se inscrevem na Oxford serão convidadas a fazer a entrevista em dezembro após a primeira fase de seleção, que basicamente consiste na avaliação do formulário de inscrição e todos os documentos de suporte enviados por cada candidato. 

Normalmente, o estudante passa por pelo menos duas entrevistas de 20 minutos cada com entrevistadores de diferentes faculdades da Oxford. A Universidade aconselha que os estudantes pensem nesta fase como um “breve tutorial de conversação sobre a sua área de estudo”.

Por isso, as perguntas variam de acordo com a faculdade acadêmica e o curso no qual o estudante estiver se candidatando. Levando em conta que a Oxford é uma das cinco melhores universidades do mundo e a terceira mais concorrida do Reino Unido (atrás apenas de Cambridge e Imperial College London), claramente você deve esperar por perguntas complexas, ambíguas, reflexivas e que testarão quão preparado você está para cursar a área de estudo escolhida.

Exemplos de perguntas

-  Para cursos de Direito:

  • Você acha que deve ser ilegal ultrapassar o sinal vermelho em uma rua deserta o meio da noite?

- Para cursos de Línguas Modernas:

  • O que perdemos ao ler apenas a tradução de um trabalho de literatura estrangeira?
  • O que faz com que um romance ou uma peça seja considerada política? 

- Para cursos de Medicina:

  • Liste os países Bangladesh, Japão, África do Sul e Reino Unido por ordem de taxa bruta de mortalidade.

- Para cursos de Filosofia, Política e Economia:

  • Reflita sobre a responsabilidade individual e moralidade das viagens aéreas.
  • O que exatamente você acredita que significa culpar alguém?

- Para cursos de Matemática:

- Imagine uma escada encostada em uma parede vertical com os pés no chão. O degrau do meio da escada foi pintado de uma cor diferente no lado para que possamos vê-lo quando olharmos a escada de lado. Qual é a forma que este degrau faz quando a escada qual no chão?

- Para cursos de Biologia:

  • O que você pode me dizer sobre este cacto?
  • Por que importaria se os tigres entrassem em extinção?

- Para cursos de História:

O que um historiador acharia interessante na sua cidade?
Imagine que não tivéssemos nenhum tipo de registro do passado, exceto tudo relacionado aos esportes. Quanto do passado poderíamos descobrir?

- Para cursos de Música:

  • Se você pudesse inventar um novo instrumento, que tipo de som ele produziria?

O que a Oxford espera das respostas dos estudantes?

De maneira geral, não existe certo ou errado. Para a maioria as perguntas, o que os recrutadores estão interessados é saber se o candidato é capaz de argumentar e de justificar a sua opinião.

Na pergunta sobre ler apenas a tradução de uma obra estrangeira, por exemplo, a Universidade não espera que o estudante tenha lido nenhum livro específico, mas sim procurar entender a sua opinião sobre a importância de estudar literatura em línguas estrangeiras. Mesmo assim, o estudante pode acabar dando um ou mais exemplos de palavras ou frases que perderam ou perderiam o sentido quando traduzidas para o inglês.

Na questão sobre viagens aéreas para candidatos da área de Filosofia, Política e Economia, o candidato pode discorrer sobre mudança climática, por exemplo. Não se trata de um teste sobre conhecimentos filosóficos, e sim um teste da capacidade de pensar criticamente sobre a responsabilidade individual em uma ação coletiva prejudicial. A resposta do candidato pode levar o recrutador a questioná-lo sobre o que seria uma razão moral, em contrapartida a uma razão prática ou prudente.

Resumidamente, não há como prever como será a sua entrevista. O ideal é estudar a fundo a lista de exemplos de questões divulgada pela Oxford, não para aprender as respostas certas, mas para compreender os seus próprios pontos de vista, como sustentá-los de forma coerente, treinar sua argumentação e como formular uma resposta considerada satisfatória.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola