Topo
pesquisar
Em 11/04/2018 18h53, atualizado em 12/04/2018 10h18

Estudar no Reino Unido: O que são os cursos BTECs?

Estudar no Exterior

São criados para atender à demanda de uma indústria específica e preparar os estudantes para dar início a carreira profissionais Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

BTEC é a sigla para Business and Technology Education Council – ou, em português, Conselho de Educação em Negócios e Tecnologia. Os BTECs são qualificações vocacionais, técnicas e profissionalizantes bastante famosas no Reino Unido e têm se tornado cada vez mais populares entre os estudantes internacionais.

O que são os BTECs?

Cada BTEC é criado para atender à demanda de uma indústria específica e preparar os estudantes para dar início a carreira profissionais, principalmente relacionadas às áreas de negócios, engenharia e tecnologia da informação e comunicação – apesar de ter BTECs em 16 setores, da saúde ao turismo.

Os cursos podem ser integrais ou parciais, visando atender toda a variedade de estudantes que procuram um BTEC, entre eles profissionais com carreiras já formadas, que precisam conciliar os estudos com o trabalho.

Algumas das qualificações resultantes da conclusão de um BTEC são consideradas certificados técnicos, o que significa que o estudante já tem autorização oficial de órgão profissional oficial para trabalhar no setor relacionado ao curso.

Os BTECs podem ser cursados por estudantes a partir dos 14 anos, tanto paralelamente quanto substituindo os dois primeiros anos de ensino médio no Reino Unido, chamadas de GCSEs.

Quais são os níveis dos cursos BTECs?

Os BTECs estão disponíveis em diferentes níveis, desde o mais iniciante ao Level 7, uma qualificação profissional equivalente a uma pós-graduação.

Para os estudantes de 14 a 16 anos, são cinco opções de cursos: as duas primeiras equivalem, respectivamente, aos GCSEs A a E e A* a C; já as outras três são preparatórios para o nível 3, após os 16 anos.

Para estudantes de mais de 16 anos, as opções são as seguintes:

Opções de BTEC   Nível                           Observação 

BTEC Level 1 Introductory (Introdutório)

  1  
BTEC Level 2 Techcinals (Técnicos)   2  

BTEC Nationals
  3 Equivalente aos A-Levels
BTEC Higher Nationals 4-5
Equivalente ao primeiro e segundo ano de uma graduação
BTEC Apprenticeships (Programa para Aprendizes) 2-3  
BTEC Higher Apprenticeship 4-5  
BTEC Foundation Diploma in Art and Design (Diploma Preparatório em Arte e Design) 3-4  
BTEC Foundation Diploma in Art and Design (Diploma Preparatório em Arte e Design)    
BTEC Specialist (Especialista) 1-3  
BTEC Professional (Profissional) 4-7  


O nível, área de estudo, duração e tipo do BTEC variam amplamente entre as instituições que o oferecem.

Quem pode se beneficiar com um curso BTEC?

O BTEC pode ser uma excelente opção para os seguintes perfis, desde jovens aprendizes até alunos adultos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    • Estudantes de 14 anos que estão entrando no ensino médio e gostaria de um caminho diferente dos GCSEs, que costumam ser bem rígidos e prepararam os aprendizes para uma graduação, enquanto o BTEC tem um foco bem mais prático e voltados a carreiras profissionais;
    • Estudantes entre 16 e 18 anos interessados em cursos que os proporcionem as habilidades e conhecimentos necessários para dar início imediato a uma carreira e aumentar suas chances de empregabilidade;
    • Estudantes de ensino médio interessados em um curso com viés mais prático e que, ao mesmo tempo, os preparará para a admissão em uma graduação, porque um curso BTEC equivale a pontuação necessária no UCAS para ser admitido em uma universidade britânica;
    • Profissionais interessados em uma mudança de carreira;
    • Profissionais interessados em uma qualificação ou certificado reconhecido na indústria para melhorar sua posição atual no mercado de trabalho;
    • Para alunos adultos que estão retomando a vida estudantil, o BTEC serve como educação continuada.

Qual é a diferença entre BTEC e A-Levels?

Não existe um padrão exato de equivalência entre BTEC e os A-Levels, que representam os dois últimos anos do colegial no Reino Unidos e os últimos testes antes da inscrição em uma graduação.

Basicamente, eles podem ser divididos de uma forma mais simplificada:

    • BTECs nos níveis 1-2: Equivalentes aos GCSEs;
    • BTECs nos níveis 3: Equivalentes aos A-Levels;
    • BTECs nos níveis 4-7: Equivalentes a diplomas acadêmicos.

Você pode, por exemplo, combinar cursos BTECs e A-Levels. Se você pensa em fazer o ensino médio no Reino Unido, considere os seguintes fatores:

    • Se você já souber com clareza qual carreira gostaria de seguir, um BTEC pode ser mais proveitoso porque, graças à sua abordagem mais prática, lhe proporcionará habilidades reais na profissão desejada durante os estudos;
    • Se a sua intenção for se preparar para a admissão em uma universidade do Reino Unido, os A-Levels podem ser mais vantajosos por terem foco mais teórico, trazerem disciplinas mais tradicionais (como inglês, matemática e história) e serem concluídos com exames que servirão de critério para a seleção universitária.

Modos de avaliação dos estudantes

Como a abordagem dos BTECs é mais prática e profissionalizante, as avaliações, diferentemente dos GCSEs e A-Levels, são feitas por meio de projetos realizados e trabalhos práticos. Os testes por escritos são menos recorrentes.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola