Brasileiros com passaporte europeu podem solicitar financiamento estudantil no Reino Unido

Empréstimo estudantil abrange dois tipos de financiamento disponíveis
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Uma das opções para conseguir bancar um curso em uma universidade no exterior é o chamado student loan – ou “empréstimo estudantil”. Esta nem sempre é a melhor escolha, porque, como o próprio nome diz, o dinheiro é emprestado e o estudante deve pagá-lo de volta. Se ele não tiver uma forma de reembolsar o governo depois, acaba se endividado. Mas este não é o caso do Student Loan do Reino Unido.

Tópicos deste artigo

Empréstimos estudantis no Reino Unido

No Reino Unido, basicamente existem dois tipos principais de empréstimos financiados pelo governo para graduações, oferecidos apenas para estudantes britânicos ou europeus:

  • Maintenance Fee Loan: este empréstimo ajuda a pagar pelo custo de vida no Reino Unido;
  • Tuition Fee Loan: empréstimo pago diretamente à universidade ou faculdade do estudante para cobrir os custos com os estudos.

Para o ano acadêmico de 2017/2018, o empréstimo era de até £ 9.250 para estudantes integrais ou de até £ 6.165 caso estivesse matriculado em uma universidade ou faculdade particular.

Com um passaporte europeu, o estudante brasileiro pode ser capaz de conseguir a Student Loan, que engloba tanto a tuition fee quanto a maintainance fee loan.

Pagamento

Apesar de, como todos os outros empréstimos, você precisa pagar o governo do Reino Unido de volta, eles estipulam uma regra que pode ajudar muito os estudantes. Você só começa a pagá-los a partir do momento que ganhar um salário anual de, no mínimo, £ 21.000 – ou £ 1.720 por mês. 

A quantia do reembolso mensal será determinado por quanto você ganha, e não por quanto você deve. 

No geral, acontece assim: até £21.000 anuais, você não paga nada. Se começar a receber mais do que isso, deve coletar 9% do seu salário mensal. 

Imaginando que você receba, por exemplo, o equivalente a £30.000 por ano, faça o seguinte cálculo:

£ 30.000 - £ 21.000 = £ 9.000
9% de £ 9.000 = £ 810
£ 810/ 12 meses = £ 67,5

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Arredondando, você pagará £ 67 por mês ao governo britânico para pagar o empréstimo.

Assim, não é necessário se preocupar com a sua dívida no momento em que você se gradua. É possível aproveitar a sensação de missão cumprida e ir atrás da carreira dos seus sonhos. E, assim, só começar a pagar o governo quando você tiver uma condição financeira mais confortável.

No entanto, tenha plena noção de que juros serão cobrados desde o momento em que você começar a usar os empréstimos.

O pagamento do empréstimo é descontado do seu salário juntamente com os impostos e Seguro Nacional. Se você for autônomo, o HC Revenue and Customs (HMRC), departamento não-ministerial do Reino Unido responsável pela coleta de impostos, determinará a quantia que você deverá pagar.

Mas e se eu voltar para o Brasil após o término da minha graduação no Reino Unido?

As regras são as mesmas se o seu empregador no exterior for britânico. 

Agora, se você trabalhar para um empregador estrangeiro em outro país, o início do pagamento também acontece apenas quando você começar a receber o equivalente a um valor mínimo anual em libras estipulado pelo governo e também deve ser 9% do seu salário mensal. 

As diferenças no custo de vida são considerados, por isso, o governo divulga anualmente uma lista de valores mínimos para cada país.

Entre abril de 2017 e março de 2018, o valor mínimo estipulado para o Brasil é de £ 12.600. Ou seja, você só começará a pagar quando passar a receber R$ 49.000 anuais, ou R$ 4.083 mensais, dependendo das cotação da moeda. 

É obrigatório preencher o formulário Overseas Income Assessment Form do governo britânico para informar que você trabalhará no exterior, com os seguintes detalhes:

  • Estimativa de salário para os próximos 12 meses;
  • Detalhes da sua conta bancária para fazer o pagamento por débito direto.

Visite o site gov.uk, oficial do governo britânico, para saber mais.