Brasileiro investe cada vez mais cedo em uma formação no exterior

Estados Unidos e Canadá ainda são os destinos preferidos dos brasileiros. Feira de intercâmbio vai passar por capitais brasileiros em setembro.
Em 30/08/2019 12h41 Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os estudantes brasileiros estão investindo cada vez mais em uma formação acadêmica no exterior. É o que aponta uma pesquisa realizada pela empresa BMI, organizadora do Salão do Estudante, feira de intercâmbios e estudos no exterior da América Latina, após analisar informações das edições dos últimos dois anos do evento. 

Apesar de o curso de idiomas ainda ser o tipo de programa mais procurado pelos visitantes – e o inglês continua o mais popular –, os brasileiros também estão se interessando por graduações e pós-graduações no exterior e estão buscando por um intercâmbio cada vez mais cedo. A faixa etária predominante no Salão permanece a dos 20 anos, no entanto, houve um crescimento na participação de estudantes ainda no ensino médio e eles estão bem perto de se tornar a maioria do público das feiras.

Em relação a destino de estudo, os Estados Unidos ainda vencem em popularidade, seguido pelo Canadá. Portugal tornou-se o terceiro país mais procurado – não é à toa que a feira costuma reunir mais de 30 universidades e institutos politécnicos portugueses a cada edição. Depois, vem Austrália e Irlanda, dois países bastante procurados por quem tem interesse de trabalhar durante os estudos, graças as leis mais brandas de imigração.

As áreas de graduação mais procuradas pelos visitantes brasileiros são as de Administração, Engenharia, Arte e Design, Marketing e Relações Internacionais. Já em relação aos cursos de línguas, depois do inglês, a procura pela fluência no espanhol tem crescido. Francês continua em terceiro lugar, seguido por italiano e alemão.

Salão do Estudante 2019

O Salão do Estudante passa pelo Brasil a cada semestre. A próxima edição acontece em setembro e visitará seis cidades brasileiras: Rio de Janeiro (dias 9 e 10 de setembro), Curitiba (12), São Paulo (14 e 15), Salvador (17), Brasília (19) e Belo Horizonte (20).

O evento é uma oportunidade de conversar pessoalmente com representantes, professores e estudantes de universidades e escolas de 15 países diferentes, além de agências de intercâmbio e órgãos oficiais dos governos internacionais. 

Os países que estarão na feira este ano serão: Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Irlanda, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suíça e Suécia.

 A feira busca atender a todos os interesses de intercâmbio, desde cursos de inglês e high school (colegial) até cursos de verão e MBA. Para quem está à procura de um bacharelado no exterior, há a ExpoPós, um pavilhão especificamente para cursos de graduação e pós-graduação.

O Salão do Estudante é um evento gratuito. Para participar, é necessário fazer um registro prévio pelo site oficial. Registre-se aqui!


Relacionados

4 planos de telefonia e internet para usar enquanto estuda no exterior
Solução para comunicação com o Brasil provavelmente será uma combinação de um aparelho celular e internet.
Estudar no Exterior
Bolsas de estudo para estudantes brasileiros em universidade da Nova Zelândia
Saiba como estudar na Nova Zelândia com bolsa de estudo. A Massey University é uma das dez melhores universidades da Nova Zelândia. Ela tem três campi pelo país, nas cidades de Palmerston North, Auckland e Wellington.
Estudar no Exterior
Brasileiros estão em maior número no ensino superior do Reino Unido entre sul-americanos
Entre os países da América do Sul, o Brasil é o que possui a maior quantidade de estudantes em instituições no Reino Unido.
Estudar no Exterior
Exemplos de universidades estrangeiras que aceitam a nota do Enem
O número de universidades internacionais que aceitam a nota do Enem tem crescido a cada ano. Veja exemplos de universidades do exterior que aceitam o Enem.
Estudar no Exterior
Número de brasileiros estudando no exterior bate recorde
O número de brasileiros estudando no exterior atingiu o seu pico em 2017 – um recorde de 302.000 pessoas. Veja os dez países mais procurados pelos brasileiros que já estudaram ou querem estudar no exterior.
Estudar no Exterior
Por que começar os seus estudos no exterior por um preparatório?
Os programas preparatórios são populares nos destinos de estudo mais procurados pelos estudantes internacionais, como Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.
Estudar no Exterior