O que são os Pathway Courses – cursos preparatórios no exterior?

Preparatórios acadêmicos auxiliam candidatos internacionais na admissão em um curso de ensino superior.
Por Hotcourses Brasil

Papel do preparatório é identificar e atender às necessidades do estudante e encontrar o caminho ideal para o ensino superior
Papel do preparatório é identificar e atender às necessidades do estudante e encontrar o caminho ideal para o ensino superior
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A maioria das instituições no exterior oferece opções de cursos chamados Pathway (ao pé da letra “caminho” ou “atalho”), principalmente para os candidatos internacionais que não conseguirem atender aos requisitos de admissão obrigatórios da universidade. Os Pathway’s são preparatórios acadêmicos que darão o suporte ao estudante e o prepararão com o conhecimento e as habilidades necessárias para ser admitido e bem-sucedido em um curso de ensino superior.

Os cursos preparatórios são variados; podem ser acadêmicos (ou seja, valendo créditos) ou não-acadêmicos: foundation, certificados, diplomas, diplomas avançados, cursos de inglês, Associate Degrees e até pré-mestrados. Uma vez concluído o curso preparatório com sucesso, a instituição pode garantir a sua admissão em uma graduação oferecida por ela. Ou então, o estudante às vezes consegue a transferência para outra universidade, usando os créditos cursados no preparatório para eliminá-los da grade curricular da graduação.

“Programas de conexão”

Pathway, gateway, foundation, access, bridge... Os cursos preparatórios são oferecidos com diferentes nomes no exterior, dependendo do país e da universidade. O público alvo deles são os estudantes internacionais por um motivo principal: os estrangeiros precisam de um preparo maior para conseguir a admissão no exterior. Seja para melhorar a fluência no inglês (ou qualquer segundo idioma), atingir os requisitos de seleção, aprender o sistema educacional estrangeiro, ou regularizar as exigências de imigração, os preparatórios servem como o primeiro contato e uma conexão entre o estudante internacional e um curso acadêmico no exterior.

Os preparatórios podem oferecer uma base geral para qualquer graduação/pós-graduação ou focar em uma área de estudo específica, como, por exemplo, pre-med (pré-medicina), pre-law (pré-direito), pre-nursing (pré-enfermagem), pre-business (pré-negócios) e muito mais. Você pode cursar um preparatório específico em uma universidade com a intenção de, depois de concluído, ser admitido em uma graduação dela. Ou então cursar um preparatório mais geral que seja reconhecido por diferentes universidades do país e ter chances maiores de ser admitido em mais de um curso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A escolha certa de um preparatório depende de onde e o que você quer estudar no exterior e quais são os requisitos específicos para o curso/universidade de interesse. O papel do preparatório é identificar e atender às necessidades do estudante e encontrar o caminho ideal para o ensino superior.

Encontre cursos preparatórios no exterior

O site Hotcourses Brasil tem uma página específica para cursos preparatórios oferecidos por instituições dos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Singapura e Malásia. Visite-a aqui. Nela, você pode pesquisar por diferentes opções de área de estudo, duração, preço e propósito. Conheça algumas universidades estrangeiras que oferecem cursos preparatórios:

University of Otago – Nova Zelândia
AUT University – Nova Zelândia
University of Derby – Reino Unido
London South Bank University – Reino Unido
University of Southern Queensland (USQ) – Austrália
University of Western Australia (UWA) - Austrália
University College Dublin – Irlanda
Rhode Island College – Estados Unidos
University of Idaho – Estados Unidos
Centennial College - Canadá