Saiba quais serviços de carreira sua universidade no exterior oferece

Tutoria, feiras de carreira e oportunidades exclusivas são alguns dos serviços que universidades no exterior podem oferecer.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: HotCourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Se uma das suas razões principais para fazer uma graduação no exterior for relacionada ao aspecto profissional, como, por exemplo, preparar-se para o mercado de trabalho, conseguir o emprego dos seus sonhos ou dar início a uma carreira profissional, você precisa saber o que a universidade tem a oferecer para te ajudar a alcançar esses objetivos. 

Normalmente, as universidades internacionais mantêm uma equipe específica para serviços de carreira e empregabilidade dedicada a auxiliar os estudantes a desenvolver um planejamento de carreira, a partir, inclusive, da escolha da área de estudo e disciplinas cursadas, e adquirir as habilidades e experiência necessárias para colocar o plano em prática. O objetivo final é encontrar um emprego adequado após a conclusão dos estudos.

Este é, de fato, um dos fatores de indicação de qualidade das instituições de ensino superior. Os mais famosos ranking universitários mundiais avaliam a situação profissional dos estudantes em até seis meses após a graduação e calculam a porcentagem de que foi contratado neste período ou então admitido em uma pós-graduação.

Ou seja, o sucesso dos graduados reflete o empenho da universidade em prepará-los para a vida após a universidade e, mais importante, para a carreira desejada. Por isso, é fundamental verificar quais são os serviços e orientações oferecidos pelas instituições quando você estiver à procura do seu curso no exterior.

Tópicos deste artigo

5 serviços de carreira importantes em universidades no exterior

Nos sites oficiais das universidades, busque sempre por páginas com nomes como Careers and Employment Services, Professional Development, Career Support, entre outros nomes. São nelas que se encontram as informações que você precisa sobre serviços de carreiras da instituição. Estes são os mais comumente disponíveis:

Tutoria, orientação ou consultoria de carreira

As universidades focadas no sucesso profissional dos seus estudantes costumam oferecer algum tipo de acompanhamento desde o primeiro dia dos estudantes. Eles recebem a orientação de um consultor ou tutor especializado em carreiras que irá conversar e analisar quais são as inspirações e interesses do aluno para, juntos, formarem um plano de curto e longo prazo para atingir os objetivos profissionais. Isto acontece desde a escolha do curso até o estágio e networking com empregadores do setor almejado.

Já na reta final dos estudos, a orientação ajuda a produzir currículos adequados, preparar-se para entrevistas de trabalho, aprender técnicas de marketing pessoal, encontrar vagas disponíveis, abrir o seu próprio negócio, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Feiras de carreira

Algumas universidades organizam feiras de carreiras e outros eventos de networking, como palestras no campus e excursões a empresas da região, para que os estudantes tenham muitas oportunidades de criar contatos úteis, explorar suas opções profissionais e “vender o seu peixe”.

As feiras de carreira reúnem representantes de empresas de diferentes setores para conversar com os estudantes, tirar as suas dúvidas, explicar a dinâmica profissional dentro da organização a partir de um ponto de vista pessoal e, idealmente, encontrar estudantes que possam se tornar estagiários e futuros colaboradores. Portanto, é uma ocasião vantajosa tanto para os alunos quanto para a universidade e os empregadores.

Aprendizado prático

Mesmo em cursos que não incluem estágio como módulo obrigatório, a universidade está sempre disposta a ajudar os estudantes a encontrar uma oportunidade de colocar o conhecimento teórico em prática, especialmente em um ambiente do “mundo real”. 

Ao pesquisar nos sites das universidades, você com certeza encontrará a expressão industry links ou então ties with the industry, o que significa que a instituição mantém contatos e conexões na indústria para poder proporcionar oportunidades diretas de aprendizado relacionadas ao trabalho. Isto é principalmente interessante em países em que não é permitido trabalhar com um visto de estudante, porque esta será a sua chance de conseguir um emprego com o aval da universidade e do governo nacional. 

Procure saber também sobre o programa de estágio ou co-op program disponível.

Oportunidades exclusivas

As instituições gostam de listar todas as grandes empresas e organizações que já contrataram ex-alunos. Em alguns casos, há inclusive uma relação exclusiva entre universidade e companhia, para que as novas vagas sejam divulgadas apenas aos seus estudantes e graduados. Isto significa que a empresa confia na qualidade do ensino da instituição e no potencial dos seus estudantes, portanto, prefere recrutar diretamente da fonte.

Outra vantagem para a universidade de manter contato direto com a indústria é receber aconselhamento e participação na construção do currículo acadêmico a fim de garantir que os cursos mantenham-se atuais e relevantes ao mercado de trabalho.

Portal online

Várias universidades também mantêm algum tipo de portal online que funciona como um mural virtual para divulgar oportunidades de diversos tipos, como vagas integrais ou de meio período e estágios. Ou então, ele pode funcionar ao inverso, com os estudantes divulgando currículo e explicando o tipo de emprego que gostaria de encontrar. Em alguns casos, também é possível se candidatar ao processo de recrutamento diretamente pelo portal.