Topo
pesquisar
Em 07/02/2020 17h07

4 planos de telefonia e internet para usar enquanto estuda no exterior

Estudar no Exterior

Solução para comunicação com o Brasil provavelmente será uma combinação de um aparelho celular e internet. Por Hotcourses Brasil
Crédito: Hotcourses
Crédito: Hotcourses
PUBLICIDADE

Nunca foi tão fácil manter-se em contato com a família e amigos enquanto estuda no exterior. Há conexão wi-fi de boa qualidade em todos os lugares, inclusive por todo os campi universitários, acomodações e demais estabelecimentos e também as redes sociais gratuitas. Todo mundo vai sentir como se estivesse vivendo a experiência com você! No entanto, se quiser ir além, há planos de telefonia e internet que você pode contratar.

O lado negativo é ficar até um pouco perdido e confuso em meio a tantas opções diferentes. A solução para a sua comunicação com o Brasil provavelmente será uma combinação de um aparelho celular e internet.

Mas, antes de mais nada, considere todas as especificidades do seu caso, porque farão a diferença na sua decisão.

  • Qual será o seu destino de estudo;
  • Para qual país você ligará com mais frequência;
  • A qualidade e velocidade da internet disponível;
  • A duração do seu intercâmbio – um mês ou um semestre, por exemplo, tem um peso enorme na decisão do seu plano, em especial no preço.

4 opções de planos de telefonia e internet

Opções de telefone e internet para quem estuda no exterior

Vamos analisar a seguir quatro opções para quem estuda no exterior.

1. Telefone VoIP 

O VoIP – também, telefone IP, SIO ou softphone – transmite a voz da ligação por internet ao invés de um sistema tradicional de telefonia analógica ou digital. A sigla VoIP em inglês significa “voz sobre protocolo da internet”, ou seja, é a transmissão de sinais de voz do usuário por software, celular ou aparelho fixo sobre redes IP.

Se você é um estudante internacional no exterior, além da comunicação wi-fi, a sua família pode escolher adquirir uma assinatura que permite ligações ilimitadas para o seu país de destino. Basta ter acesso a um computador e a uma rede de internet confiável. Com o VoIP, eles poderão ligar para o seu celular estrangeiro ou algum telefone fixo (por exemplo, se o seu dormitório universitário tiver uma linha própria) por um preço mensal.

Se vocês não quiserem gastar nada com esse tipo de plano ilimitado, fica aqui uma dica: a ligação por WhatsApp é um exemplo de VoIP. A diferença é que vocês precisarão de acesso a uma conexão wi-fi para poder usar o aplicativo. O mesmo se aplica ao Skype e Google Hangouts.

Há outros apps gratuitos ou pagos: 3CXPhone, SipDroid, CSIPSimple, Zoiper, Acrobits, Bria, etc.

2. Cartão SIM

O Sim card (sigla para cartão de módulo de identificação do assinante) é um circuito impresso de smart card, semelhante ao contido em cartões de crédito, utilizado para identificar, controlar e armazenar dados de telefones celulares GSM.

Quando você usa um cartão SIM no seu celular, ele funciona como a identidade da sua linha telefônica, recuperando sua agenda, informações, configurações, serviços contratados, etc. Os cartões variam em tamanho, de 8 KB a no máximo 256 KB (o de 128 KB é o mais popular). Você o substitui no seu celular no lugar do seu chip brasileiro.

Você terá um número chamado IMSI de 15 dígitos que funciona como identidade internacional da linha. Nele contém informações sobre o país, a operadora de origem e o número individual da linha para o seu cartão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o Tecnoblog, grandes empresas como Apple e Samsung estudam eliminar, em um futuro breve, a opção do cartão SIM criando o e-SIM embutido no celular. Você contratará outra operadora diretamente na tela do aparelho, sem precisar trocar o chip.

Preste atenção ao adquirir o seu cartão SIM para que ele funcione especificamente no seu destino de estudo. Se você for para a Europa, por exemplo, compensa comprar um card com plano compatível por todo o continente. Assim, você pode viajar com conexão tranquilamente no seu tempo livre.

Há planos ilimitados, em que você paga um valor para uma duração fixa e, nesse período, pode usar a internet o quanto quiser. Ou então comprar um número de kilobytes e usar até esgotá-los.

3. Roaming

As principais empresas de telefonia do Brasil oferecem algum tipo de Roaming Internacional, que nada mais é do que uma cobertura de redes e dados no exterior, com chamadas e planos.

Se você já é um cliente móvel, é só solicitar à sua operadora atual a adição de um pacote de Roaming Internacional pelo período que você permanecerá fora do Brasil. Normalmente, os planos complementares de Roaming são válidos por 30 dias e depois renováveis a cada mês adicional.

Esta opção costuma ser a mais cara, portanto, é recomendável para viagens internacionais e cursos no exterior de curta duração, em especial se você quiser evitar o trabalho de procurar o melhor cartão SIM ou desbloquear o seu aparelho no exterior.

O “roaming de dados” é o envio e recebimento de dados por meio de redes fora da área coberta pela sua operadora. Ou seja, o plano que você paga funciona no Brasil, se você deixar o país, o serviço deixa de funcionar. Ao contratar o Roaming Internacional, a operadora estende a cobertura para o seu destino “pegando emprestado” os sinais de alguma companhia local.

Quando dizemos que esta é a opção mais cara, significa pagar de, por exemplo, R$ 2,99 por minuto de ligação até R$ 1.699 pra 5 GB. Há preços bem mais acessíveis, mas tudo vai depender do tamanho do plano que você quiser.

4. Cartões telefônicos

É verdade que os cartões telefônicos já estão praticamente obsoletos, com os celulares e opções de VoIP, como o Whatsapp. Eles já foram muito populares para a comunicação internacional. Atualmente, vários provedores de VoIP já fornecem “números de acesso” virtuais que são equivalentes às funcionalidades dos cartões de chamada.

No entanto, eles estão disponíveis se você ainda precisar em algum caso de emergência, especialmente nos Estados Unidos. Se as redes de dados estiverem inativas ou se você não tiver acesso a uma linha fixa, o cartão telefônico pode ser usado em qualquer tipo de telefone para chamadas por taxas mais baratas do que as de VoIP e cartão SIM.

Eles têm o formato parecido com o de um cartão de crédito e são pré-pagos. Com um número de acesso ou múltiplos números para países diferentes, eles são usados localmente sem custo algum. Ao ser conectado à operadora, você segue as instruções, que pode incluir o PIN do cartão, e digita o número internacional para qual você quer ligar.

Opções para comprar cartões internacionais: CallingCardPlus, Calling Card e pela Amazon.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Vestibular Brasil Escola