Whatsapp
Em 04/09/2020 16h37 , atualizado em 04/09/2020 16h37

Brasileiros mantêm planos de estudar no exterior, segundo pesquisa

Notícias

Canadá é o destino preferido dos estudantes brasileiros, que buscam principalmente cursos de idioma. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

A Pesquisa Selo Belta 2020 divulgou na última quinta-feira (3), em coletiva online, os dados referentes ao mercado de intercâmbio brasileiro de 2019. Dos 2.837 estudantes respondentes, 64% viajaram para o exterior ano passado a fim de estudar e, dos 498 que ainda planejam a sua viagem, 33% continuam com a mesma intenção de antes da pandemia.

Na sua quinta edição, a pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) ao Grupo de Pesquisa Mobilidades traz um panorama das agências de intercâmbio e programas de estudo no exterior a partir das respostas tanto dos agentes quanto dos próprios estudantes brasileiros. Em 2019, o setor movimentou US$ 1,3 milhão.

Canadá é o destino mais popular

O Canadá continua o destino de estudo mais procurado pelos brasileiros, seguido pelos Estados Unidos e a Irlanda, que desbancou o Reino Unido no terceiro lugar. Uma das consequências da grande popularidade do Canadá é a língua francesa aparecer em segundo lugar, atrás apenas do inglês, entre os cursos de idiomas mais procurados pelos estudantes em 2019, vencendo por pouco o espanhol. É a primeira vez que isso acontece.

Também foi a primeira vez que a África do Sul ficou no top 6 dos destinos mais populares, na frente de Malta e Nova Zelândia:

  1. Canadá
  2. Estados Unidos
  3. Irlanda
  4. Reino Unido
  5. Austrália
  6. África do Sul
  7. Malta
  8. Nova Zelândia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos de idioma e oportunidades de trabalho

Entre os tipos de programas mais procurados, os cursos de idioma seguem na frente. Por essa razão a duração de intercâmbio mais popular entre brasileiros é de até um mês ou entre quatro e seis meses.

As graduações cresceram em popularidade em relação à edição anterior, subindo uma posição para o terceiro lugar. No entanto, entre os brasileiros que buscam um bacharelado no exterior, Portugal foi apontado como o destino preferido, devido ao idioma nativo e à aceitação do ENEM no processo seletivo, embora ainda não se saiba se isso continuará assim após a pandemia.

Os cursos mais procurados no exterior pelos brasileiros em 2019 foram:

  • Curso de idioma
  • Curso de idioma com trabalho temporário
  • Graduação
  • High School (colegial)
  • Curso profissional, certificado ou diploma

A busca por oportunidades de trabalhar durante ou após os estudos tem crescido bastante, o que reforça a popularidade de países como Canadá e Irlanda, que possuem leis bem mais atraentes nesse quesito do que os Estados Unidos e Reino Unido.

Outros dados sobre os brasileiros que estudaram no exterior em 2019

Entre os 65% dos 2.837 estudantes que viajaram para estudar no exterior em 2019:

  • 81% fizeram o intercâmbio pela primeira vez;
  • 80% são solteiros;
  • 40,6% são de São Paulo;
  • 57% moram com os pais;
  • 62% são do gênero feminino;
  • 71% escolheram o programa de intercâmbio com a ajuda de uma agência.

Visite nossa seção sobre estudar no exterior

Intercâmbios no pós-Covid

Esse ano, o Selo Belta realizou uma pesquisa à parte entre julho e agosto de 2020 para identificar o cenário nacional de intercâmbios após o surgimento da pandemia do coronavírus. Com uma participação mais modesta, os 498 estudantes que pretendem ou pretendiam estudar no exterior indicaram que:

  • Desistiram do intercâmbio em um futuro breve: 13%
  • Desistiram definitivamente de um intercâmbio: 3%
  • Continuam com o mesmo plano 33%.

Mesmo com o otimismo entre os estudantes, 98% das 402 agências respondentes apontaram um impacto negativo nas vendas.

O principal fator que influencia a decisão de estudar no exterior no pós-Covid entre os brasileiros é a liberação do país de destino, em vista do ainda grande número de casos no Brasil, que pode atrasar a abertura das fronteiras. Esse é o caso da Espanha, por exemplo, que já liberou a entrada de estrangeiros no país, mas os brasileiros se encontram ainda no grupo de restrições.

Relacionados
Conheça as principais dicas para quem está pensando em estudar no exterior em 2021.
Confira o resultado da Pesquisa Selo Belta 2017 sobre o mercado de intercâmbio nacional no ano de 2016.
Qualquer estrangeiro que queira trabalhar ou estudar no Canadá precisa submeter o seu diploma ou certificado a uma Educational Credential Assessment.
O Talk Global Study é um evento gratuito direcionado a brasileiros que estejam considerando estudar no exterior. A feira online acontecerá no dia 26 de setembro.
Saiba o que são clubes estudantis e o motivo do sucesso no exterior. Conheça as vantagens de participar desses grupos.
O Canadá está sempre no top 3 dos destinos mais desejados entre os estudantes brasileiros interessados em estudar em outro país. Aprenda 5 coisas sobre o Canadá.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES