Hungria seleciona estudantes brasileiros para bolsas de estudo de graduação

Confira detalhes sobre Programa de Bolsas para cursos de áreas como engenharias e artes
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Todos os anos, o Programa de Bolsas de Estudo Stipendium Hungaricum seleciona centenas de estudantes para cursar uma graduação ou pós-graduação na Hungria com bolsas de estudo. Este ano, serão aproximadamente 400 selecionados, entre eles, algumas bolsas irão especificamente para brasileiros! As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro de 2018.

O programa segue acordos de educação bilateral entre o ministério da Hungria e de outros países, para que aja o intercâmbio de estudantes entre eles.

Os brasileiros interessados em uma bolsa de graduação integral na Hungria devem estar interessados em cursos das seguintes áreas de estudo:

    • Agricultura;
    • Engenharia;
    • Ciências naturais e dos esportes;
    • Artes;
    • Relações de serviço público internacional.

As mesmas áreas são válidas para as bolsas de graduações parciais (se você já estiver matriculado em algum curso de ensino superior Brasil) e para mestrados tanto integrais quanto parciais. Já os interessados em bolsas de estudo de doutorado podem se inscrever em qualquer área de estudo.

O nome da autoridade responsável na embaixada brasileira e o contato na Hungria para os candidatos brasileiros ainda não foram divulgados.

Tópicos deste artigo

As bolsas de estudo

Há opções de cursos ministrados em inglês e em húngaro. Em ambos os casos, o candidato deverá atender aos requisitos de proficiência estipulados pela própria instituição. No total, são 30 universidades húngaras participantes. (Veja a lista completa aqui.)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para poder se inscrever, você deve ter nascido antes do dia 31 de agosto de 2000 – com exceção apenas para os cursos de dança.

A bolsa costuma ser integral, cobrindo o valor do curso, seguro de saúde e moradia na Hungria. Além disso, o bolsista ganha um estipêndio mensal no valor de € 130 para graduações.

A inscrição

As inscrições vão até o dia 16 de fevereiro e devem ser feitas online, sem cobranças de taxas. Diferente de muitos programas de bolsas de estudo, os candidatos não precisam passar pela seleção das universidades primeiramente para depois tentar concorrer às bolsas. Primeiro, você deve fazer a sua inscrição no Stipendium Hungaricum e depois as admissões serão organizadas, entre abril e maio.

No entanto, os candidatos devem ser nomeados pelo responsável da embaixada de seu país.

A inscrição segue as seguintes datas:

    • 16 de fevereiro: prazo para entrega das inscrições;
    • 30 de março: primeira parte da seleção (verificação técnica e processo de nomeação);
    • Abril – maio: segunda parte da seleção (processo de admissão nas universidades);
    • Começo de junho: notificação sobre os resultados da seleção;
    • Junho – julho: processo de solicitação do visto;
    • Até 30 de setembro: chegar à Hungria.

Todos os seus documentos deverão ser enviados e aprovados primeiramente pela Tempus Public Foundation.

Aqui você encontra tudo que precisa saber sobre a bolsa de estudo e a inscrição.