Whatsapp
Em 22/01/2014 13h31 , atualizado em 01/09/2021 13h32

Bolsa de estudo no exterior 100%: isso é possível?

Estudar no Exterior

Saiba como os incentivos estudantis são oferecidos em outros países. Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

Um dos primeiros pensamentos que passam pela mente de estudantes que se inscrevem em alguma universidade no exterior: quanto custará esta experiência? A preocupação com o fator financeiro dos estudos é comum e compreensível e, geralmente, é seguida por uma segunda preocupação: será que eu consigo uma bolsa de estudo? Em muitos casos, a resposta afirmativa para a segunda pergunta é um fator definitivo na decisão de estudar no exterior

No geral, existem três tipos de bolsas de estudo (scholarships):

1. Bolsas de estudo oferecidas por universidades/faculdades.
2. Bolsas de estudo oferecidas pelo governo.
3. Bolsas de estudo oferecidas por empresas e outras organizações.

O que está incluso nas bolsas de estudo?

Normalmente, uma bolsa de estudo oferece um desconto, que é subtraído do valor do curso (chamado de tuition fees em inglês); nenhum pagamento em dinheiro é feito ao estudante. As bursaries e grants (para pesquisas acadêmicas em cursos de pós-graduação) são diferentes. Com elas, os estudantes recebem um subsídio em períodos regulares. No exterior, o valor das bolsas de estudo pode variar de menos de U$1.000 até mais de U$25.000, dependendo da universidade, curso, pesquisa acadêmica, entre outros fatores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bolsas de estudo famosas

Existem algumas bolsas de estudo famosas disponíveis para estudantes internacionais. Clique nos links a seguir para conhecer mais sobre cada uma:

Bolsas de estudo integrais: verdade ou ficção?

Existem bolsas de estudo que cobrem o valor total dos estudos no exterior? Esta pergunta é constante entre estudantes internacionais. A resposta, infelizmente, é NÃO. Não há bolsa de estudo 100% pagas para estudantes internacionais. Algumas opções podem chegar a cobrir 85% dos gastos, mas o número de vagas é limitado. Sejam gastos com as passagens da viagem, acomodação, alimentação, materiais e livros. De alguma forma, mesmo com uma bolsa, o estudante terá que desembolsar alguma quantia durante a experiência.

(Traduzido e adaptado de Uniguru.co.in)

Por Brenda Bellani 

Artigos Relacionados
Com base em uma matéria do Study Link, listamos algumas dicas que podem ajudá-lo a conquistar a sua bolsa no exterior.
Brasileiros que se destacam em esportes americanos podem estudar até de graça em boas universidades.
Descubra o que as universidades do exterior podem oferecer.
Antes de estudar em outro país, brasileiros precisam providenciar alguns documentos. Saiba quais são!
Confira um passo a passo de como conseguir uma bolsa de estudo no exterior, evitando cometer alguns erros comuns de estudantes.
A Yale University, nos Estados Unidos, está com as inscrições abertas para bolsas de estudos no programa de verão. Prazo vai até 15/01/2020.
Rolling Admission é a política de admissão de universidades estrangeiras cujo ingresso se dá durante todo o ano. Saiba mais!
Os custos de estudar no exterior, qual o país mais caro, compare os valores dos produtos nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e outros países.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES