Bolsa de estudo no exterior 100%: isso é possível?

Saiba como os incentivos estudantis são oferecidos em outros países.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Um dos primeiros pensamentos que passam pela mente de estudantes que se inscrevem em alguma universidade no exterior: quanto custará esta experiência? A preocupação com o fator financeiro dos estudos é comum e compreensível e, geralmente, é seguida por uma segunda preocupação: será que eu consigo uma bolsa de estudo? Em muitos casos, a resposta afirmativa para a segunda pergunta é um fator definitivo na decisão de estudar no exterior

No geral, existem três tipos de bolsas de estudo (scholarships):

1. Bolsas de estudo oferecidas por universidades/faculdades.
2. Bolsas de estudo oferecidas pelo governo.
3. Bolsas de estudo oferecidas por empresas e outras organizações.

O que está incluso nas bolsas de estudo?

Normalmente, uma bolsa de estudo oferece um desconto, que é subtraído do valor do curso (chamado de tuition fees em inglês); nenhum pagamento em dinheiro é feito ao estudante. As bursaries e grants (para pesquisas acadêmicas em cursos de pós-graduação) são diferentes. Com elas, os estudantes recebem um subsídio em períodos regulares. No exterior, o valor das bolsas de estudo pode variar de menos de U$1.000 até mais de U$25.000, dependendo da universidade, curso, pesquisa acadêmica, entre outros fatores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bolsas de estudo famosas

Existem algumas bolsas de estudo famosas disponíveis para estudantes internacionais. Clique nos links a seguir para conhecer mais sobre cada uma:

Bolsas de estudo integrais: verdade ou ficção?

Existem bolsas de estudo que cobrem o valor total dos estudos no exterior? Esta pergunta é constante entre estudantes internacionais. A resposta, infelizmente, é NÃO. Não há bolsa de estudo 100% pagas para estudantes internacionais. Algumas opções podem chegar a cobrir 85% dos gastos, mas o número de vagas é limitado. Sejam gastos com as passagens da viagem, acomodação, alimentação, materiais e livros. De alguma forma, mesmo com uma bolsa, o estudante terá que desembolsar alguma quantia durante a experiência.

(Traduzido e adaptado de Uniguru.co.in)

Por Brenda Bellani