Bolsas de estudo no exterior – Entenda os termos

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Para grande número de estudantes internacionais, uma bolsa de estudo é uma das prioridades na lista de conquistas para que o sonho de estudar no exterior torne-se realidade. Dependendo do país, da universidade e do nível acadêmico, existem inúmeras opções de ajuda financeira disponíveis para estudantes estrangeiros. E novas oportunidades surgem a cada ano. Basta ter determinação em procurar a melhor opção para você. Para clarear a sua procura por uma bolsa de estudo, explicamos alguns termos que possivelmente vão cruzar o seu caminho.

Scholarship: bolsa de estudo

A palavra “scholarship” significa bolsa de estudo em inglês. É por ela que você precisa procurar nos sites das suas universidades de interesse. Ou então no banco de dado de bolsas de estudo do Hotcourses Brasil. Scholarships são assistências financeiras cedidas aos estudantes para que consigam bancar a sua educação superior – às vezes cobrindo 100% dos seus gastos, às vezes cobrindo apenas parte dele. Como estrangeiro, procure pela expressão international scholarship, a pesquisa deverá surtir mais resultados direcionados especificamente a estudantes internacionais.

Para conquistá-las, as instituições tomam vários fatores como base de merecimento: as notas do estudante durante o colegial, trabalhos voluntários, a redação escrita para o processo seletivo (essay), criatividade, necessidade financeira, etc. – na maioria dos casos, é uma combinação de todos estes fatores. Esteja preparado para fornecer diferentes tipos de documentos, inclusive alguns que comprovem a situação financeira da sua família.

Sport scholarship: bolsa de estudo para atletas

Também conhecido por athletic scholarsip, este é o tipo de bolsa de estudo cedida a estudantes que se destacam em algum esporte. Universidades nos Estados Unidos oferecem diferentes bolsas para atletas e possuem funcionários (ou “olheiros”) que frequentam jogos e partidas em colegiais norte-americanos à procura de novos talentos para integrar os seus times universitários. Os Estados Unidos valorizam e incentivam a prática de esportes dentro e fora do âmbito escolar; é praticamente um modo de viver, saudável e competitivo.

Para ter chances de conquistar uma bolsa de estudo para atletas, obviamente, o primeiro passo é ser muito bom em um esporte. Você pode precisar ter boas notas escolares, fornecer documentos ou cartas de referência que comprovem as suas horas de treino. Uma vez concedida a bolsa, o estudante irá integrar o time universitário e precisará se dedicar aos estudos para conseguir manter a ajuda financeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bursary

Outro termo usado com o mesmo sentido de scholarship geralmente na Nova Zelândia e em algumas partes do Reino Unidos.

Fellowship

Normalmente, refere-se à bolsa de estudo concedida a estudantes que já possuem bacharelado e estão interessados em realizar uma pesquisa acadêmica em algum curso de mestrado ou doutorado. A ajuda financeira, neste caso, serve para bancar a pesquisa – em vários casos, empresas interessadas no resultado da tese final cedem as bolsas em parceria com a universidade, e em algumas ocasiões acabam empregando o bolsista em estágios. Mas fellowship pode significar também “congregação de universidade”.

Grant

A palavra grant tem várias traduções, como concessão, doação e auxílio. No âmbito acadêmico, também significa bolsa de estudo, porém, grant costuma ser outorgada por órgãos governamentais (como o projeto Ciência sem Fronteiras). É importante checar o status desta bolsa de estudo, pois pode ter dois tipos: subsidized, o estudante não precisa pagar nada em retorno, ou unsubsidized, é necessário pagar ao término do curso (funciona quase como um empréstimo). Por isso, leia tudo que é informado sobre a ajuda financeira para você não ser enganado.

Loan

Loan é um empréstimo. Este é a única forma de assistência financeira que sempre vai cobrar o reembolso, ou seja, você precisará devolver o dinheiro concedido (seja durante ou ao término do seu curso). Um empréstimo como a loan deve ser a última opção considerada, para que você não se envolva em dívidas.

Não importa qual seja a sua escolha acadêmica, existem várias formas de conquistar uma bolsa de estudo como estudante internacional. Certifique-se de ler e compreender todas as exigências e termos antes de se inscrever em qualquer oportunidade de bolsa. Com uma boa pesquisa e determinação, você irá encontrar ótimas oportunidades de ajuda financeira para estudar no exterior!

Por Brenda Bellani