Topo
pesquisar
Em 03/10/2017 14h36, atualizado em 03/10/2017 14h40

5 vantagens das community colleges dos Estados Unidos para os estudantes internacionais

Estudar no Exterior

Faculdades comunitárias são bem mais baratas em relação as universidades particulares Por Hotcourses Brasil
Community College em Detroid, nos Estados Unidos
Community College em Detroid, nos Estados Unidos
PUBLICIDADE

Se você está planejando fazer uma graduação nos Estados Unidos, basicamente, há duas opções principais de instituições: universidades e faculdades comunitárias – as famosas community colleges americanas. Ambas têm muitas vantagens e desvantagens, como já explicamos neste artigo aqui.

Mas alguns prós podem ser especialmente vantajosos para estudantes internacionais à procura de uma carreira acadêmica nos EUA. A seguir, listamos cinco deles! 

Mas antes, é importante acabar com duas concepções errôneas em relação às community colleges: não é verdade que elas não têm nenhum requisito para a admissão de estrangeiros, muito menos que seus estudantes não têm um desempenho escolar bom. Entendido?

5 vantagens das community colleges especialmente para estudantes estrangeiros:

1. Valor

Com certeza, o aspecto financeiro é um dos que mais preocupam na hora de planejar os estudos nos Estados Unidos. Por isso, está á a maior vantagem das faculdades comunitárias: o valor de um ano de estudos nelas pode sair por um terço ou até mesmo um quarto de um ano em uma universidade.

As taxas de ensino de uma graduação em uma universidade chegam a ultrapassar os US$ 40.000, dependendo da instituição, enquanto em uma community college, as taxas para o mesmo período podem sair por menos de US$ 10.000.

2. Proporção de estudantes e professores

As community colleges nos Estados Unidos costumam ser instituições bem menores do que as universidades tradicionais. Consequentemente a proporção de alunos para cada professor também é bem menor. Isto significa que as salas de aulas são pequenas, com poucos estudantes, proporcionando uma interação mais intensa entre eles e entre os alunos e o professor, além de possibilitar a frequente discussão e troca de opiniões durante as aulas. A sensação é mais acolhedora!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nem sempre essa interação é possível em grandes universidades, que costumam possuir salas de aulas em formato auditório, com dezenas de estudantes.

3. Grade curricular

As grades curriculares costumam ser de base – nos Estados Unidos, chamadas de core ou general education -, com disciplinas essenciais para o preparo universitário dos estudantes. 

Isto proporciona aos alunos, principalmente aos internacionais, a chance de solidificar o conhecimento em um tópico específico ou explorar diferentes tópicos antes de encolher a major – área de estudo – definitivamente. 

Além disso, se você ainda não se sente totalmente pronto para estudar em uma universidade tradicional, esta é uma excelente forma de se preparar.

4. Processo seletivo

Sim, as community colleges têm processos seletivos, com requisitos, documentos obrigatórios e notas de cortes. Mas realmente eles costumam ser menos rigorosos e concorridos do que os das universidades tradicionais. 

Geralmente, isto é muito bom para quem não tiver um desempenho consistente no ensino médio – e com a variedade de opções de faculdades comunitárias, há uma instituição adequada para cada estudante. Neste caso, o ideal é encontrar aquela que melhor se encaixe no seu desempenho e objetivos ao invés de tentar se enquadrar nos requisitos super exigentes de universidades.

5. Possibilidade de transferência

Uma vez concluído o seu associate degree em uma community college, você tem a possibilidade de conseguir a transferência diretamente para o terceiro ano de um bacharelado em uma universidade. Isto porque os créditos cursados no associate podem ser equivalentes aos dois primeiros anos de uma graduação.

Você economiza dinheiro e se prepara academicamente em um ambiente mais acolhedor, e depois conclui o curso em uma universidade, experimentando o melhor de dois mundos!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola