3 documentos importantes para estudar nos Estados Unidos

É necessário organizar todos os formulários, certificados e taxas para não ter problemas na hora da tão sonhada viagem.
Por Hotcourses Brasil

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Papeladas e documentos... O processo para estudar nos Estados Unidos pode parecer complicado, com todas as fases e formulários, certificados, taxas e escolhas necessárias até a tão sonhada viagem. Mas acredite: é possível! Tudo o que você precisa é se informar ao máximo para não deixar nada de fora. E nós estamos aqui para te ajudar. Já explicamos sobre o passo a passo para ingressar em uma universidade americana e como tirar o seu visto de estudante; agora, você aprenderá sobre três documentos essenciais para estudar nos Estados Unidos. Se você quer realizar este sonho, você deve entender esses termos que explicaremos a seguir.

1. Form I-20: Certificado de elegibilidade do estudante não-imigrante 

Todos os estudantes internacionais que precisarem de um visto F1 ou M1 para poder estudar nos Estados Unidos deverão receber um formulário chamado I-20 que comprova a elegibilidade do status como estudante não-imigrante. Parece complicado, né? Mas não é.

Basicamente, este documento é enviado por universidades, faculdades, institutos ou escolas por correio ao estrangeiro que é admitido nos Estados Unidos em um curso acadêmico, de inglês ou vocacional para que ele consiga comprovar ao consulado que está matriculado em uma instituição norte-americana. 

Sendo assim, uma vez selecionado e matriculado em sua universidade nos EUA, você precisa esperar o recebimento do seu Form I-20 antes de agendar a solicitação do seu visto.

Para isso, entenda mais alguns termos importantes:

  • SEVP: Os formulários I-20 oficiais só podem ser emitidos por escolas certificadas pelo programa de visitante de intercâmbio e estudante, chamado originalmente de Student and Exchange Visitor Program (SEVP). Por isso, se você pretende conseguir um visto de estudante, deve garantir a escolha de uma escola ou universidade que seja certificada pelo SEVP.
  • DSO: O Oficial Escolar Designado (Designated School Official) é a pessoa da sua escola ou universidade responsável em auxiliar os estudantes internacionais durante o processo de seleção e a solicitação dos vistos F1 e M1, inclusive para o envio do seu Form I-20.

Além disso, há dois tipos de formulários I-20:

  • Estudantes F1: Os estudantes admitidos em cursos acadêmicos ou de inglês recebem um Form I-20 “Certificate of Eligibility for Nonimmigrant Student Status – For Academic and Language Students”.
  • Estudantes M1: Os estudantes admitidos em cursos vocacionais recebem um Form I-20 “Certificate of Eligibility for Nonimmigrant Student Status – For Vocational Students”.

Este documento é de extrema importância para diversas situações: pagar a sua taxa SEVIS, que explicaremos a seguir; passar pela entrevista no consulado e conseguir o seu visto; entrar nos Estados Unidos, na passagem pela imigração no aeroporto; tirar uma carteira de motorista americana e o seu Social Security Number.

2. SEVIS e I-901 SEVIS Fee

A sigla SEVIS significa Student and Exchange Visitor Information System – ou Sistema de Informações de Estudante e Visitante de Intercâmbio em português. Ele é um sistema eletrônico do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos usado para armazenar as informações das escolas certificadas SEVP, dos estudantes F1 e M1 no país (e também dos estudantes J1, como é o caso do programa de au pairs). 

O objetivo principal do SEVIS é manter a segurança do país e também dos intercambistas estrangeiros e certificar-se de que todos tenham um status legal dentro do constituição.

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O DSO da sua instituição de ensino é responsável por fazer o seu registro no SEVIS após você ser selecionado e matriculado oficialmente na escola ou universidade americana. 

Ao receber o seu I-20 pelo correio, você pode pagar a taxa de registro no SEVIS, chamada de I-901 SEVIS Fee, obrigatória a todos os estudantes F1 e M1 para a concessão do visto. Em alguns casos, você pode pagar a taxa antes de receber o I-20, mas precisará saber das informações que constam nele, como o seu número de identificação.

O pagamento é feio pelo site oficial do I-901, clicando em “PAY I-901 FEE” no início da página. Você informará o seu ID SEVIS, que consta no Form I-20, e preencherá todos os dados necessários. Depois, escolherá o método de pagamento: cartão de crédito, Western Union, ou ordem/cheque de pagamento. Na mesma página, você consegue acompanhar o status do seu pagamento e imprimir a confirmação.

3. DS-160: O formulário de inscrição para o visto de estudante

Só depois de receber o seu Form I-20 e pagar a I-901 SEVIS Fee, você deve começar o processo de solicitação do visto.

O DS-160 é chamado de Online Nonimmigrant Visa Application em inglês. Trata-se do formulário a ser preenchido virtualmente para a solicitação de qualquer visto de não-imigrante, isto é, para uma viagem temporária aos Estados Unidos, como os vistos de estudantes F1 e M1.

Você encontra o formulário DS-160 no site do Departamento de Estado dos Estados Unidos e o envia eletronicamente depois de preenchido. Você criará uma conta no mesmo site, inserirá o número de confirmação do seu DS-160 e pagará a taxa de solicitação de Visto de Não-Imigrante (MRV). 

Você encontra todas as informações necessárias no site do Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). 

Preencha o seu DS-160 com muito cuidado e atenção e, antes de enviar a sua solicitação, revise todos os seus dados para evitar qualquer tipo de erro. Os oficiais do consulado examinarão este documento no momento da entrevista para determinar se você consegue o visto ou não. 

Uma vez preenchido e enviado, imprima a página com o código de barra do DS-160 e agende a sua entrevista no CASV e Consulado-Geral. Lembre-se de levá-lo com você no dia da visita, juntamente com o seu Form I-20.

Um resumo da linha do tempo da emissão e uso destes três documentos:

  • Primeiramente, encontre uma instituição americana aprovada pelo SEVP;
  • Passe pelo processo seletivo no curso escolhido desta instituição dos Estados Unidos (cada uma tem seus requisitos específicos);
  • Uma vez admitido, matricule-se na instituição;
  • O DSO da instituição fará o seu registro oficial no SEVIS e emitirá o seu Form I-20;
  • Pague a taxa SEVIS I-901 Fee;
  • Ao receber o seu Form I-20 por correio e estiver registrado no SEVIS, preencha o formulário DS-160 para solicitar o seu visto de estudante;
  • Leve o seu Form I-20, o comprovante de pagamento da SEVIS I-90 Fee e o formulário DS-160 para a entrevista no consulado.