Em 19/04/2013 14h52 , atualizado em 12/05/2016 16h37

As diferenças entre universidades públicas e particulares nos Estados Unidos

Estudar no Exterior

Por Hotcourses Brasil
PUBLICIDADE

No Brasil, a meta de inúmeros estudantes do ensino médio é conquistar uma tão disputada vaga em uma universidade pública. As instituições públicas são as mais renomadas do Brasil e as únicas a aparecerem nos rankings das melhores universidades do mundo, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além disso, o ensino nestas instituições é bancado pelo estado, pelo governo brasileiro, e o estudante não precisa pagar pelos seus estudos.

Se compararmos estas características do sistema de ensino superior brasileiro com o dos Estados Unidos, encontramos duas grandes diferenças:

1) As universidades americanas mais renomadas e de reputação internacional são particulares. Você já ouviu falar de várias delas: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard, Stanford, Yale, Princeton, Columbia, Duke, e várias outras.

2) As universidades públicas dos Estados Unidos são pagas.

A maioria das universidades públicas americanas é estadual – fundada e ministrada por entidades estaduais. Além de serem pagas, cobram valores mais altos de estudantes de outros estados americanos, ou, em inglês, out-of-state students. Isto porque seguem o preceito de que os estudantes do mesmo estado que a universidade – ou, na verdade, os pais dos estudantes – contribuem com o subsídio da instituição ao pagar os impostos, enquanto os out-of-state students contribuem com seu próprio estado.

É pelo fato das instituições, tanto públicas quanto particulares, serem pagas, que as famílias norte-americanas abrem poupanças desde muito cedo para economizar o dinheiro para a educação de seus filhos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Anuidade cobrada por instituições americanas

Usemos as duas primeiras instituições particulares e públicas no topo da lista mais atual do Princeton Review, a Best Value College (das universidades com o melhor retorno para os investimentos em educação nos EUA) para compará-las e ter uma ideia da anuidade no país. Lembrando que nestes valores estão inclusos não só todo o curso, como moradia estudantil, material, livros universitários e outras taxas.

Instituições públicas
1º lugar: A University of Virginia cobra 22,5 mil dólares por ano para os moradores da Virginia (in-state) e 46 mil dólares para estudantes de outro estado.
2º lugar: A University of North Carolina - Chapel Hill é bem mais radical na diferença - 5,8 mil dólares para in-state e 26,5 mil para out-of-state.

Instituições particulares
1º lugar: Swarthmore College - 42,7 mil dólares.
2º lugar: Harvard University - 37,5 mil dólares.

Portanto, as particulares costumam ser significativamente mais caras, mas não diferenciam o valor entre in e out-of state students, como é feito pelas públicas.

Como estudante internacional, você é classificado como out-of-state, caso a sua intenção seja estudar em uma universidade pública americana. No entanto, as instituições internacionais costumam ter programas financeiros ou bolsas de estudo específicos para estrangeiros, o que pode ajudar a pagar parte ou completamente o curso.

Encontre cursos nos Estados Unidos pelo Hotcourses Brasil.

Por Brenda Bellani

Artigos Relacionados
Veja como são as tradições do Hallowen nos Estados Unidos e outros países. Comemorado no dia 31 de outubro, acredita-se que o primeiro Halloween tenha acontecido na Irlanda como a celebração do ano celta em homenagem aos antepassados mortos.
Veja um passo a passo de como conseguir uma bolsa de estudo esportiva nos Estados Unidos. Várias universidades concedem bolsa-atleta para estudantes que se destacam em algum esporte, principalmente os mais praticados nos EUA. Saiba como conseguir essa bolsa.
Se você está planejando fazer uma graduação nos Estados Unidos, há duas opções principais: universidades e faculdades comunitária.
Confira lista do site Great Value Colleges com as 50 cidades universitárias mais financeiramente acessíveis dos Estados Unidos
Basicamente, o caminho até uma universidade dos Estados Unidos precisa de cinco grandes passos gerais. Confira quais são eles!
Confira as seis fortes instituições de ensino superior norte-americanas mais populares entre os leitores do Hotcourses Brasil.
O teste utilizado para avaliar estudantes que estão terminando o ensino médio terá alterações estruturais e de conteúdo.
Aulas auxiliam estudantes do ensino médio a se prepararem para as seleções das universidades norte-americanas.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES