5 aplicativos muito úteis para estudantes internacionais

Existe uma variedade incrível de aplicativos tanto para iOS quanto para Android que te ajudará com diferentes aspectos da vida de estudante
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Apesar de ter se tornado um vício para pessoas de todas as idades, os aparelhos celulares podem se tornar uma ferramenta extremamente útil para os estudantes internacionais, se usados moderadamente e de maneira adequada. Existe uma variedade incrível de aplicativos tanto para iOS quanto para Android que te ajudará com diferentes aspectos da vida de estudante, desde produtividade e gestão de finanças até lazer e entretenimento.

Nós listamos alguns a seguir e esperamos que te ajude. Mas fique atento: alguns deles só estão disponíveis no exterior, então você só poderá baixá-los quando já estiver no seu destino de estudo!

Tópicos deste artigo

1. Estudos e produtividade

Tenha no seu celular um aplicativo de gravador de voz para gravar as suas aulas e ouvir os áudios em casa mais tarde. Geralmente, todo celular já vem com um app deste estilo, mas se não for o seu caso, você encontra várias opções simples e gratuitas para baixar, como o Gravador de Voz, SoundNote, Lecture Capture, ou o Gravador de Voz Fácil. Como você estudará em um idioma estrangeiro, esta é uma forma de treinar o seu listening e não deixar nada passar durante as aulas – se você não entendeu o que o professor disse na hora, pode escutar quantas vezes quiser em casa até entender. Mas  não se esqueça de pedir autorização ao professor antes de gravar a aula!

Aplicativos como o Office Lens permitem que você fotografe a lousa e já converta as fotos em arquivos de PDF, Word ou PowerPoint.

Outra necessidade mais básica é um bom app de dicionário, como o Dictionary.com, Merriam-Webster e Linguee, todos gratuitos. O MindMeister – Mapa Mental e miMind servem para ajudar nos estudos e apresentações da escola criando mapas mentais de diferentes formatos.

Encontre também um aplicativo de produtividade que melhor atenda às suas necessidades nos estudos. A oferta é grande: Aprovados – Gerencie Estudos; o STUDYBLUE, para estudar com cartões de memorização; My Study Life – School Planner, planejador para estudos, aulas, trabalhos e provas; Timetable; e muito mais. A medida que o seu semestre se aprofunda, você vai ser bombardeado com uma grande quantidade de trabalhos, lições de casa e provas; ter um desses aplicativos com certeza ajudará a se organizar, gerenciar o seu tempo e não se esquecer de nenhuma tarefa ou prazo de entrega.

Ah, e mais um aplicativo extra que será muito útil: o EasyBib gera a referência bibliográfica de qualquer material que você possa ter usado em seus trabalhos – site, livro, vídeo, revista, etc. –, assim você segue a norma corretamente e evita plágio citando suas fontes.

2. Dinheiro e economia

Aplicativos como o Splitwise e Splittable (este apenas disponível no exterior) ajudam a dividir as despesas da casa entre os roommates, para quem for morar com mais pessoas no exterior. Eles acompanham os gastos individuais e em conjunto de todo mundo da casa e quanto um deve ao outro. E vocês podem dividir a conta em temas, por exemplo: aluguel, mercado e contas mensais. Adicione o valor da conta e divida igualmente entre os moradores da casa. É uma forma de manter um registro dos gastos coletivos, evitar dívidas e discussões e gerenciar o seu dinheiro. O Splittable, inclusive, permite que você divida as contas utilitárias entre vocês e já desconte o valor certo da conta bancária de cada um.

Tem também aplicativos que ajudam a economizar nas compras de supermercado, como o mySupermarket ou My Supermarket. Com eles, você monta sua lista de compras, compara preços entre os mercados mais próximos e pode fazer a compra online e agendar um horário para ser entregue em sua casa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Lazer e entretenimento

Vai sair com os amigos à noite? Tenha no seu celular um app de segurança: Circle of Six, bSafe e React Mobile, por exemplo, oferecem ferramentas como alarme de SOS, pedir para que alguém te acompanhe pessoalmente ou pelo aplicativo em suas caminhadas, compartilhar sua localização com pessoas que você selecionar, receber uma ligação falsa para te tirar de situações constrangedoras, pedir para alguém te buscar, etc.

O app WiseDrinking incentiva o consumo moderado de álcool. Você informa gênero, altura e peso, e o aplicativo calcula a porcentagem de álcool no seu corpo de acordo com a quantidade e o tipo de bebida que você consumiu, além de dar sugestões de segurança, dica do melhor momento para chamar um táxi e mapear o seu caminho para casa. O ponto negativo é que depende totalmente do usuário para fornecer as informações necessárias.

E para as pessoas que gostam de festa, o Party In My Dorm (ou WiGo), te permite organizar e acompanhar todos os eventos sociais e culturais que estão acontecendo na região, inclusive, seguir seus amigos para saber dos eventos que eles estão organizando ou irão participar.

4. Locomoção e viagens

Vamos começar com um clássico bem conhecido: Uber. A maioria das grandes cidades internacionais tem transportes públicos muito eficientes, mas é bom ter o app no seu celular em casos de emergência, como voltar da balada de noite quando o metrô já não estiver mais funcionando, ou se precisar chegar em casa mais rápido e o seu ônibus estiver atrasado.

O Moovit é um aplicativo gratuito que acompanha o movimento do transporte público de 400 cidades do mundo, seja ônibus, trem e metrô, em tempo real por navegação GPS. Basta digitar para onde você quer ir e clicar em “Mostrar rotas” que o app te apresenta suas opções. Escolha a melhor para você e inicie o “Vamos”, o Moovit vai te acompanhar passo a passo, mostrando o que você precisa fazer a seguir, inclusive te alertar a hora de descer do ônibus/metrô.

O Citymapper tem uma proposta parecida com o Moovit, mas você pode escolher o meio de transporte que você quer encontrar, até mesmo Uber e táxi, ou visualizar mapas de onde você está. O app também é gratuito, a diferença é que ele funciona em cidades específicas do mundo, como Amsterdã, Berlim, Los Angeles, Vancouver, Estocolmo, Sydney, Singapura, Hong Kong, Seul e Tóquio.

E, é claro, não deixe de ter um aplicativo de GPS em seu celular, como o Waze e Google Maps, para te orientar em qualquer lugar do mundo.

5. Bolsas de estudo

O GrantFairy (literalmente, Fada das Bolsas de Estudo) foi criado por um jovem britânico de 21 anos para reunir em um só aplicativo mais de 4.000 opções de bolsas de estudo e assistências financeiras oferecidas por organizações e universidades do Reino Unido. Você pode se inscrever em bolsas pelo próprio aplicativo!

O Canada Scholarship é uma versão semelhante do GrantFairy para oportunidades de bolsas de estudo no Canadá. Mas existem versões internacionais, como o Scholarship Finder e o Free Scholarship, que te dá acesso a um banco de dados global.

6. Apps de sites oficiais de educação internacional

Não deixe também de ter no seu celular aplicativos essenciais para quem está passando pelo processo seletivo no exterior. Segue uma lista para você:

    • BBC Learning English: tem versões BBC News, para treinar listening, Conversação em Inglês, entre outras;
    • TOEFL Go!: aplicativo oficial de preparação para o exame de proficiência no inglês TOEFL;
    • IELTS Prep App: aplicativo oficial de preparatório para o IELTS do takeielts.org;
    • LearnEnglish: aplicativo oficial para aprender inglês com o British Council;
    • Common App OnTrack: aplicativo oficial do The Common Application, serviço central de inscrições em graduações dos Estados Unidos (que hoje em dia é usado também por instituições de outros países, como Canadá e China).