EUA tem incentivos para que jovens sejam os primeiros da família a entrar na faculdade

Chamados de first-generation college student, pioneiros da família no ensino superior encontram incentivos.
Por Hotcourses Brasil

Crédito da Imagem: Hotcourses Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, existe um termo para os estudantes que são os primeiros da família a cursar uma graduação, os first-generation college students. Preocupados em incentivar a mudança do histórico acadêmico destas famílias, o país tem uma série de recursos para jovens que gostariam de ser o primeiro a conquistar um diploma de graduação em uma faculdade ou universidade nos Estados Unidos.

A definição para “first-generation college student” (estudante universitário de primeira geração), também chamado apenas de first-gen, varia bastante. De maneira geral, ela refere-se à primeira pessoa em uma família extensa – ou seja, incluindo avós, tios e primos – a entrar em uma universidade. 

No entanto, dependendo da situação, o termo pode descrever uma variedade de situações educacionais, por exemplo, o pai ou a mãe do estudante era matriculado, mas nunca se formou; um deles se formou e o outro nunca se matriculou; ou então a definição considera apenas os pais e desconsidera qualquer outro adulto da família. Em alguns casos, um estudante é considerado first-gen mesmo que tenha irmãos mais velhos já cursando uma graduação (mas não formados ainda), desde que os pais nunca tenham cursado nada.

Isto tem acontecido muito, inclusive no Brasil, graças à oferta crescente de cursos acadêmicos variados, desde programas a distância às instituições particulares com preços mais acessíveis. Pessoas que até então acreditavam ser impossível ter uma formação universitária estão encontrando oportunidades e se tornando os primeiros da família a ganhar um tão sonhado diploma.

Desafios de ser o primeiro da família em uma universidade

Independente da definição, os first-gens acabam precisando enfrentar mais desafios do que os estudantes com um histórico universitário na família. Primeiramente, quem tem pais formados costuma receber mais incentivo – às vezes até mesmo pressão – para caprichar no ensino médio e conseguir a admissão em universidades consideradas de qualidade. 

Todo caso é um caso e isso nem sempre significa que os pais não irão incentivá-lo se eles não forem formados. Mas segundo o site ThoughtCo., nos Estados Unidos, os first-gens são menos propensos a se inscrever e a frequentar uma faculdade até o fim do curso.

Os estudantes de primeira geração também podem apresentar mais dúvidas sobre o ensino superior e não saber onde conseguir as respostas. No caso dos Estados Unidos, onde há um grande número de imigrantes, às vezes os pais e parentes mais imediatos não sabem ao menos falar a língua inglesa e estão familiarizados com um sistema de ensino diferente e estrangeiro. Ao lutar contra as probabilidades e ser admitido, é comum que o estudante se sinta um estranho dentro da própria universidade – aquela sensação ruim de não pertencer.

Tópicos deste artigo

Recursos para ajudar os first-gens

Para você, estudante de primeira geração interessado em estudar nos Estados Unidos, saiba que há diferentes recursos a fim de ajudá-lo a ser admitido e também permanecer na universidade até a tão sonhada graduação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Serviços de recrutamentos específicos para first-gens: Muitas equipes de admissão das universidades dedicam-se cada vez mais em recrutar estudantes de primeira geração e dar todo o suporte que eles precisarem. Quando você estiver à procura de uma instituição nos Estados Unidos (ou no Brasil mesmo), não se esqueça de informar que você é um first-gen e perguntar quais assistências eles podem te oferecer. Aproveite a oportunidade para tirar todas as dúvidas que você possa ter e pedir orientação tanto sobre o próprio processo seletivo quanto sobre a vida universitária.

Bolsas de estudo para first-gens: Várias universidades também oferecem bolsas de estudo e assistências financeiras especificamente aos first-gens. Segundo um estudo, estes estudantes, assim como os de baixa renda, são mais suscetíveis a enfrentar problemas financeiros para frequentar uma faculdade e só se formarão aos 25 anos. Por isso, existem programas de bolsas específicos para eles!

Clube e sociedades (inclusive para estudantes internacionais): Além de aprender novas habilidades, as atividades extracurriculares ajudam os estudantes a fazer amizades e a não se sentirem tão sozinhos. As universidades internacionais costumam ter diversos clubes e sociedades sobre diferentes interesses, como fotografia, dança e política, inclusive grupos específicos para estudantes estrangeiros, como, por exemplo, Clube de Latino-Americanos, que os ajudarão a conhecer pessoas com culturas similares e eliminar a sensação de alienação. 

Universidades nos Estados Unidos com programas para first-gens

Separamos alguns exemplos de universidades norte-americanas com programas de serviços ou de bolsas de estudo para estudantes de primeira geração. Confira a seguir:

1. University of California, Los Angeles

A UCLA tem um programa especial para estudantes de primeira geração ao longo do primeiro ano de suas graduações, chamado First To Go. Por ele, a Universidade oferece atividades sociais, aconselhamento acadêmico, acomodações e também bolsas de estudo. A Coca Cola First Generation Scholarship oferece um desconto de US$ 5.000 nas taxas de ensino do primeiro ano a candidatos com um GPA de no mínimo 2.9.

Saiba mais sobre o programa First To Go da UCLA.

2. University of Cicinnati

A Universidade de Cincinnati, em Ohio, tem o programa Gen-1, mantido pelo Departamento de Assuntos Estudantis. A primeira comunidade de vida e aprendizado (living-learning community) do país com foco na primeira geração, fundado em 2008, ele dá todo o suporte aos estudantes no primeiro ano de estudos, em um ambiente estruturado onde possam viver, estudar e trabalhar, a fim de ajudá-los a se adaptar à vida universitária, alcançar suas metas pessoais e acadêmicas, e também conseguir permanecer no curso até a sua conclusão bem-sucedida.

Saiba mais sobre o Gen-1 da Cincinnati.

3. University of Colorado at Boulder

O campus da Universidade de Colorado em Boulder mantém o programa First Generation Scholars Program para fornecer oportunidades de desenvolvimento, orientação acadêmica, suporte, liderança e engajamento comunitário aos first-gens

Saiba mais sobre o First Generation Scholars Program da Colorado

E você?

E aí, quem foi a primeira pessoa a se formar na sua família? Você pretende ser um first-gen?