Em 11/05/2020 17h05 , atualizado em 12/05/2020 09h59

Veja as datas do SiSU, ProUni e Fies do segundo semestre de 2020

Notícias

Cronogramas das edições do primeiro semestre do ProUni e Fies ainda não foram encerrados. Por Adriano Lesme
Crédito: Samira Chami Neves / Sucom UFPR
Crédito: Samira Chami Neves / Sucom UFPR
PUBLICIDADE

Na tarde de hoje, 11 de maio, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou em uma rede social as datas de inscrição das edições do segundo semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia também: Estão abertas as inscrições para o Enem 2020

As inscrições não foram adiadas, apesar do cronograma das edições do primeiro semestre do ProUni e do Fies não terem encerrado. As chamadas da lista de espera do SiSU 2020/1 também estão paralisadas.

Dos três programas do Ministério da Educação (MEC) que usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso no ensino superior, o primeiro a abrir inscrição será o SiSU, em 16 de junho. Em seguida será o ProUni, dia 23 de junho, e, por último, o Fies, em 30 de junho.

Inscrições SiSU 2020/2: 16 a 19 de junho
Inscrições ProUni 2020/2: 23 a 26 de junho
Inscrições Fies 2020/2: 30 de junho a 3 de julho

Ministro da Educação anunciou as datas no seu perfil no Twitter
Crédito: reprodução Twitter

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ministro não informou quando serão divulgados os editais de cada programa contendo o cronograma completo.

Edições do 1º semestre em andamento

Logo após a publicação do ministro, estudantes questionaram nas redes sociais o fato dos cronogramas do primeiro semestre desses programas não terem encerrado ainda.

Estudantes questionam o ministro sobre as edições do primeiro semestre
Crédito: reprodução Twitter

Em virtudade da pandemia de coronavírus, as instituições públicas não estão podendo realizar matrículas presenciais dos aprovados nas chamadas da lista de espera do SiSU do primeiro semestre. Ainda há vagas a serem ocupadas em algumas universidades.

O mesmo acontece com as faculdades particulares, que não estão recebendo os pré-selecionados na lista de espera do ProUni 2020/1 para a confirmação dos dados. O MEC informou que divulgará um novo edital da lista de espera do ProUni em breve.

No caso do Fies, as inscrições para a lista de espera do primeiro semestre ainda estavam abertas quando as instituições interromperam suas atividades. Por isso, o MEC prorrogou o prazo por tempo indeterminado.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES