Em 16/06/2020 13h03 , atualizado em 16/06/2020 19h06

Inscrições para o SiSU 2020/2 foram adiadas para julho

Notícias

Informação foi divulgada em rede social pessoal do ministro Weintraub. Estudantes aguardavam posicionamento do MEC. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou no início da tarde de hoje, 16 de junho, que as inscrições para a edição do segundo semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foram adiadas para julho. Elas seriam abertas hoje.

Agora, as inscrições do SiSU 2020/2 serão recebidas entre os dias 7 e 10 de julho. O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar nos próximos dias o edital com as regras e o cronograma completo da edição.

Ministro anunciou o adiamento do SiSU em seu perfil pessoal no Twitter
Crédito: reprodução Twitter

A edição do segundo semestre de 2020 do SiSU será a primeira com a oferta de cursos a distância. Uma outra mudança é a determinação de que as instituições participantes deverão disponibilizar meio digital para que o estudante aprovado possa encaminhar a documentação exigida para a matrícula. 

Segundo o ministro, até o momento estão confirmadas 51 mil vagas, com possibilidade de aumento até o início de julho. No ano passado, o SiSU 2019/2 ofereceu 59.028 vagas em 1.731 cursos de 76 instituições públicas de ensino superior.

Reclamações dos estudantes

Nesta manhã, estudantes reclamaram nas redes sociais sobre a falta de informação sobre as inscrições para o SiSU do segundo semestre. Alguns relataram que foram bloqueados pelo ministro após perguntarem sobre o SiSU.

Estudantes reclamam no Twitter sobre as inscrições para o SiSU
Crédito: reprodução Twitter

Ontem e hoje, o Brasil Escola entrou em contato com o MEC para confirmar se o cronograma do SiSU estava mantido, mas não obtivemos resposta. Até o momento, a informação sobre o adiamento não consta em nenhum meio de divulgação oficial do MEC.

ATUALIZAÇÃO: a assessoria do MEC respondeu às 13h10 nosso e-mail informando o adiamento do SiSU

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ProUni e Fies

Em maio, quando foram divulgadas as datas de inscrições do SiSU 2020/2, o ministro Weintraub também divulgou o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições para o ProUni 2020/2 estão previstas para 23 a 26 de junho, e do Fies para 30 de junho a 3 de julho.

Com o adiamento do SiSU 2020/2, o cronograma do Prouni e Fies do segundo semestre também foram alterados. O ProUni receberá inscrições entre 14 e 17 de julho, e o Fies entre 21 e 24 de julho.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES