MEC prorroga etapas da lista de espera do ProUni e Fies 2020/1

Alteração nos cronogramas foi realizada em consequência da pandemia do novo coronavírus.
Em 18/03/2020 15h49 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no início da tarde desta quarta-feira, 18 de março, que vai prorrogar o período das listas de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/1 em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Veja edital de prorrogação (ProUni)
Veja edital de prorrogação (Fies)

A medida foi tomada para que os estudantes não sejam prejudicados pelo fechamento da maioria das instituições de ensino ou das agências bancárias. O período das etapas de cada programa será prorrogado por tempo indeterminado até a normalização das atividades.

ProUni

Os candidatos que foram pré-selecionados no programa teriam até o dia 16 de março para procurar a instituição na qual a bolsa foi liberada e apresentar a documentação comprobatória para realizar a confirmação das informações. 

De acordo com o MEC, agora os estudantes não têm prazo final para entregar a documentação na instituição e haverá uma nova data assim que as atividades acadêmicas retornarem à normalidade. No caso daqueles que manifestaram interesse em instituição que estiver funcionando, a entrega pode ser feita normalmente.

Neste ano o sistema registrou mais de 1,5 milhão de inscrições e ofereceu 252.534 bolsas de estudos. A oferta é de bolsas integrais (100%) e parciais (50%). Só puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, alcançaram média igual ou superior a 450 pontos, nota acima de zero na redação, além de se encaixarem nos critérios sociais pré-estabelecidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre o ProUni 2020

Fies

O período de cadastro e convocação na lista de espera iria até o dia 31 de março. Com a nova determinação, os pré-selecionados terão um novo prazo para fazer complementação das informações e ir às agências bancárias.

A lista de espera é exclusiva para os participantes que não foram convocados no Fies Juros Zero. Já para quem não foi selecionado no P-Fies NÃO é possível se cadastrar em lista de espera.

Cerca de 270 mil candidatos se inscreveram no Fies este ano e foram oferecidas 100 mil vagas no Fies Juros Zero, sendo 70 mil vagas para o primeiro semestre. No P-Fies o número de vagas não é definido.

As inscrições foram exclusivas para estudantes que fizeram as provas do Enem em uma das edições a partir de 2010 e conseguiram média de 450 pontos na prova objetiva e nota acima de zero na redação.

Saiba mais sobre o Fies 2020

Para mais informações acesse as páginas do ProUni ou Fies.