MEC não abre inscrições para o SiSU 2020/2 e irrita estudantes

Cronograma do ProUni e do Fies também devem sofrer alterações. Ministro Abraham Weintraub pode estar de saída do MEC.
Em 16/06/2020 10h47 , atualizado em 16/06/2020 13h20 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para a edição do segundo semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) estão previstas para abrir hoje, 16 de junho, mas até o momento o Ministério da Educação (MEC) sequer divulgou o Edital. O cronograma do SiSU foi divulgado em 11 de maio.

Ontem, o Brasil Escola entrou em contato com o MEC para confirmar se o cronograma estava mantido, mas ainda não obtivemos resposta. Nas redes sociais, estudantes demonstram irritação com a falta de informações do MEC e do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Alguns estudantes comentam que o ministro está bloqueando quem pergunta sobre o SiSU.

Ontem, 15, portais de notícias divulgaram que Weintraub pode estar de saída do MEC. O ministro coleciona uma série de polêmicas e, recentemente, atacou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Estudantes reclamam no Twitter sobre as inscrições para o SiSU
Crédito: reprodução Twitter

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma fonte de uma instituição de ensino superior (IES) informou ao Brasil Escola que as inscrições para o SiSU 2020/2 serão realizadas entre os dias 7 e 10 de julho. A informação estaria no site SiSU Gestão, plataforma onde as instituições gerenciam a oferta de vagas no sistema. O MEC não confirma essa informação.

Caso ocorra, a edição do segundo semestre de 2020 do SiSU será a primeira com a oferta de cursos a distância. Uma outra mudança é a determinação de que as instituições participantes deverão disponibilizar meio digital para que o estudante aprovado possa encaminhar a documentação exigida para a matrícula.

ProUni e Fies

Em maio, quando foram divulgadas as datas de inscrições do SiSU 2020/2, o ministro Weintraub também divulgou o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições para o ProUni 2020/2 estão previstas para 23 a 26 de junho, e do Fies para 30 de junho a 3 de julho.

Caso seja confirmado o adiamento do SiSU 2020/2, os cronogramas do ProUni e Fies do segundo semestre também devem ser alterados.