As inscrições para a edição do segundo semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) estão previstas para abrir hoje, 16 de junho, mas até o momento o Ministério da Educação (MEC) sequer divulgou o Edital. O cronograma do SiSU foi divulgado em 11 de maio.
Ontem, o Brasil Escola entrou em contato com o MEC para confirmar se o cronograma estava mantido, mas ainda não obtivemos resposta. Nas redes sociais, estudantes demonstram irritação com a falta de informações do MEC e do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Alguns estudantes comentam que o ministro está bloqueando quem pergunta sobre o SiSU.
Ontem, 15, portais de notícias divulgaram que Weintraub pode estar de saída do MEC. O ministro coleciona uma série de polêmicas e, recentemente, atacou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Uma fonte de uma instituição de ensino superior (IES) informou ao Brasil Escola que as inscrições para o SiSU 2020/2 serão realizadas entre os dias 7 e 10 de julho. A informação estaria no site SiSU Gestão, plataforma onde as instituições gerenciam a oferta de vagas no sistema. O MEC não confirma essa informação.
Caso ocorra, a edição do segundo semestre de 2020 do SiSU será a primeira com a oferta de cursos a distância. Uma outra mudança é a determinação de que as instituições participantes deverão disponibilizar meio digital para que o estudante aprovado possa encaminhar a documentação exigida para a matrícula.
ProUni e Fies
Em maio, quando foram divulgadas as datas de inscrições do SiSU 2020/2, o ministro Weintraub também divulgou o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições para o ProUni 2020/2 estão previstas para 23 a 26 de junho, e do Fies para 30 de junho a 3 de julho.
Caso seja confirmado o adiamento do SiSU 2020/2, os cronogramas do ProUni e Fies do segundo semestre também devem ser alterados.