Em 17/06/2020 08h36

MEC adia ProUni e Fies 2020/2 para julho

Notícias

Assim como o SiSU, seleções estavam previstas para junho e tiveram seus calendários alterados para o próximo mês. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) adiou as inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020/2 para o mês de julho. Inicialmente, os programas receberiam os cadastros dos estudantes em junho. 

Veja também: Inscrições do SiSU 2020/2 foram adiadas para julho

De acordo com o MEC, o adiamento foi definido após as solicitações das instituições de ensino superior de maior prazo para adesão ao SiSU, ProUni e Fies, em razão da pandemia de Covid-19. 

Confira as datas divulgadas até o momento:

ProUni 

  • Publicação do Edital: 18 de junho
  • Consulta de vagas: 7 de julho
  • Inscrições: 14 a 17 de julho

Fies

  • Publicação do Edital: 18 de junho
  • Consulta de vagas: 14 de julho
  • Inscrições: 21 a 24 de julho

Mudanças no Fies 2020/2

Algumas mudanças estão previstas para o Fies 2020/2 e devem ser confirmadas no edital que será publicado nesta quinta-feira, 18 de junho. Veja o que muda neste segundo semestre:

P-Fies

  • Modalidade de financiamento será desvinculada do Fies e deixará de usar o Enem como seleção.
  • Haverá mudança do nome para não ter confusão com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
  • Não terá limite de renda.
  • Solicitação do financiamento será possível a qualquer momento.

Transferência

O candidato que deseja se transferir para outra graduação deve ter pontuação no Enem igual ou superior à nota de corte do curso para o qual pretende ir. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Fies - nota mínima na redação do Enem ficará para 2021

Polêmica no SiSU

O SiSU também está entre as seleções e programas do MEC que foram adiadas para julho. Suas inscrições eram esperadas para a última terça-feira, 16 de junho, e a falta de um posicionamento do ministério sobre o adiamento fez com que os estudantes ficassem na expectativa, o que levou o Sistema de Seleção Unificada aos assuntos mais comentados do Twitter, com cobranças para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se pronunciasse sobre o assunto. 

Weintraub só confirmou o adiamento do SiSU à tarde, em seu próprio perfil. Posteriormente, a informação foi divulgada no portal do Ministério da Educação, assim como foram informadas as novas datas da seleção e também do ProUni e Fies. 

O SiSU 2020/2 terá inscrições de 7 a 10 de julho. São esperadas 51 mil oportunidades em cursos superiores gratuitos e a novidade é a oferta de graduação na modalidade a distância (EaD). 

Mais informações no site do MEC.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES