MEC publica novos editais das edições do primeiro semestre do ProUni e Fies 2020

Candidatos da lista de espera dos dois programas estavam aguardando novos editais para entregar a documentação nas faculdades.
Em 13/05/2020 11h53 , atualizado em 13/05/2020 12h24 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição de hoje, 13 de maio, do Diário Oficial da União os novos editais das edições do primeiro semestre de 2020 do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os cronogramas estavam paralisados desde que as faculdades suspenderam as atividades devido à pandemia de coronavírus.

Novo edital ProUni 2020/1

Novo edital Fies 2020/1

No caso do Prouni, o extrato do edital estabelece que os candidatos que manifestaram interesse nas bolsas de estudo da lista de espera deverão entregar a documentação nas faculdades até o dia 21 de maio. A entrega pode ser pessoalmente ou por meios digitais, cabendo às instituições estabelcer os procedimentos.

As faculdades deverão fazer o registro no SisProUni e emitir o Termo de Concessão de Bolsa até o dia 24 de maio, caso o candidato consiga o benefício. O prazo é o mesmo para informar a reprovação e emtiir o Termo de Reprovação.

Mais de 90 mil estudantes aguardavam o novo edital da lista de espera do ProUni 2020/1. Com a suspensão das atividades nas faculdades, alguns participantes não tiveram seus documentos analisados, enquanto outros nem conseguiram entregar a documentação porque as atividades foram paralisadas antes do prazo de entrega, que era 16 de março.

Neste ano, o ProUni registrou mais de 1,5 milhão de inscrições e ofereceu 252.534 bolsas de estudos integrais e parciais (50%).

Saiba como funciona o ProUni

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fies

O novo edital do Fies 2020/1 estabelece que a pré-seleção dos candidatos em lista de espera encerrará no dia 22 de maio. O prazo foi aberto no dia 28 de fevereiro e encerraria no dia 31 de março, mas foi prorrogado por tempo indeterminado até a publicação deste novo edital.

As instituições de ensino conveniadas ao Fies também terão que estabelecer meios dos estudantes entregarem a documentação pessoalmente ou pela internet. 

A lista de espera é exclusiva para os participantes que não foram convocados no Fies Juros Zero. Já para quem não foi selecionado no P-Fies NÃO é possível se cadastrar em lista de espera.

Cerca de 270 mil candidatos se inscreveram no Fies este ano e foram oferecidas 70 mil vagas para o primeiro semestre. No P-Fies o número de vagas não é definido.

Segundo semestre

Na última segunda-feira, 11, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou as datas de inscrição das edições do segundo semestre do ProUni, Fies e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os cronogramas completos serão publicados nas próximas semanas.

Inscrições SiSU 2020/2: 16 a 19 de junho
Inscrições ProUni 2020/2: 23 a 26 de junho
Inscrições Fies 2020/2: 30 de junho a 3 de julho