Whatsapp
Em 18/12/2014 12h31 , atualizado em 18/12/2014 12h31

Vazamento do tema da redação do Enem 2014 é confirmado pela PF

Notícias

Perícia atestou veracidade da imagem divulgada por aplicativo de celular. Por Dayse Luan
PUBLICIDADE

A Superintendência da Polícia Federal (PF) do Piauí confirmou que houve o vazamento do tema da redação da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi aplicado nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 cidades do País. A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo".

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado, Alexandre Uchôa, explicou que a foto recebida pelo estudante Jomásio Barros, de 17 anos, através de um aplicativo de celular é verdadeira. O aparelho foi periciado, mas as investigações não foram concluídas, pois resta descobrir de onde a imagem foi enviada.

De acordo com o delegado, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelo exame, ainda não foi comunicado do andamento das apurações, o que só deve acontecer após o inquérito ser concluído. O Vestibular Brasil Escola entrou em contato com a assessoria de impressa do órgão, mas ainda não obteve resposta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Relembre o caso

Em 9 de novembro, após o segundo dia de provas do Enem 2014, Jomásio Barros postou um vídeo no qual afirmava ter recebido a imagem do tema da redação na manhã do teste. Com a repercussão da postagem ele registrou uma queixa na Superintendência da PF do seu estado e entregou seu celular para perícia.

Na época, o Inep negou o vazamento da redação e divulgou nota afirmando que investigaria a denúncia. O presidente do órgão, Francisco Soares, também descartou a possibilidade de cancelamento do exame. Em 20 de novembro o Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pediu esclarecimentos ao Inep sobre o andamento das apurações.

Por Dayse Luan

Relacionados
Caminhão que transportava cartões de resposta das provas reaplicadas nos dias 09 e 10 dezembro foi roubado. Novas provas serão em 08 de janeiro.
O Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta terça-feira, 13 de janeiro, o boletim de desempenho com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
Quadrilha também agia em outros vestibulares, principalmente para Medicina. Inep solicitou informações sobre o caso.
Estudante do Piauí afirma ter recebido a imagem com o assunto em seu celular antes da prova.
Eles tiveram acesso ao gabarito do 1º dia de provas, via celular. Crime de fraude em certames de interesse público prevê pena mínima de um ano de reclusão.
A investigação foi arquivada na última quarta-feira (11). O MPF-CE concluiu que não houve benefícios aos candidatos e não identificou responsáveis.
Órgão está investigando a denúncia e enviou um ofício ao Inep cobrando providências. Resposta deve ser dada em 24h.
A Polícia Federal deflagrou uma quadrilha acusada de fraudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares na Região Nordeste.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES