Whatsapp
Em 27/12/2021 15h05 , atualizado em 27/12/2021 15h05

UFPE ofertará quase 7 mil vagas no SiSU 2022/1

Notícias

Instituição pernambucana é uma das que mais oferecem vagas no Sistema de Seleção Unificada Por Silvia Tancredi
Universidade Federal do Pernambuco
Universidade Federal do Pernambuco
Crédito da Imagem: Divulgação: UFPE
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) anunciou que contará com 6.972 vagas na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Este é um programa do Ministério da Educação que oferece oportunidades em instituições públicas de ensino.

De todas as universidades que divulgaram as vagas para o SiSU 2022/1, a UFPE é a disponilizará mais vagas. Até o momento, outras federais, como a UFBA, UFRJ, UFPRUFPB, já apresentaram a quantidade de chances que serão ofertadas.

UFPE no SiSU 2022/1

  • Total de vagas: 6.972

  • Vagas para ampla concorrência: 3.480

  • Vagas para a Lei nº 12.711/2012 ou Lei de Cotas: 3.492

  • Cursos de graduação: 104

As carreiras da UFPE são ministradas nos campi localizados na capital do estado, Recife, e nas cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Saiba como funciona o SiSU na UFPE

Pesos e notas mínimas

Para se inscrever no SiSU é preciso ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. A previsão, conforme o MEC, é que as notas do Enem 2021 sejam liberadas no dia 11 de fevereiro.

Segundo este termo de adesão, a UFPE exige notas mínimas em cada uma das cinco provas do Enem em cada curso. Por exemplo, o curso de Medicina, que costuma ser o mais procurado da universidade, exige as seguintes notas mínimas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Medicina da UFPE no SiSU 2022/1

  1. Redação: 200

  2. Ciências da Natureza: 300

  3. Ciências Humanas: 100

  4. Linguagens e Códigos: 200

  5. Matemática: 200

A UFPE também estabelece pesos para cada prova do Enem em cada curso. Por exemplo, a prova de Matemática tem um peso maior para os cursos de Exatas.

Programa de bônus

A UFPE oferece bônus de 10% em cima da média final do Enem para classificação no SiSU a alguns candidatos. Veja quem pode ser beneficiado com o bônus:

1) Interessados no curso de Medicina, ministrado em Recife: é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em Pernambuco e morar no Estado.

2) Candidatos dos demais cursos, oferecidos nas cidades de Caruaru e Vitória): é preciso morar nesses municípios e ter cursado ou concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata Pernambucana e do Agreste Pernambucano (de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

Para mais detalhes, acesse este termo de adesão ou o site da UFPE.

Relacionados
UFC e UFCA já anunciaram informações sobre a participação na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) já liberou informações sobre a participação na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
UEPB e UFCG divulgaram os termos de adesão do SiSU 2022/1. Documento traz número de vagas, critérios de seleção e regras de participação.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) já divulgou informações sobre a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2022
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) já publicou informações sobre a participação na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
A UFMT oferecerá quase 5 mil vagas no SiSU 2022/1, sendo 2,4 mil oportunidades são para estudantes de escolas públicas e 10 para estudantes surdos.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai oferecer 7.625 vagas na edição do primeiro semestre de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES