A Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) anunciou que contará com 6.972 vagas na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Este é um programa do Ministério da Educação que oferece oportunidades em instituições públicas de ensino.
De todas as universidades que divulgaram as vagas para o SiSU 2022/1, a UFPE é a disponilizará mais vagas. Até o momento, outras federais, como a UFBA, UFRJ, UFPR e UFPB, já apresentaram a quantidade de chances que serão ofertadas.
UFPE no SiSU 2022/1
-
Total de vagas: 6.972
-
Vagas para ampla concorrência: 3.480
-
Vagas para a Lei nº 12.711/2012 ou Lei de Cotas: 3.492
-
Cursos de graduação: 104
As carreiras da UFPE são ministradas nos campi localizados na capital do estado, Recife, e nas cidades de Caruaru e Vitória de Santo Antão.
Saiba como funciona o SiSU na UFPE
Pesos e notas mínimas
Para se inscrever no SiSU é preciso ter feito o último Enem e não ter zerado a redação. A previsão, conforme o MEC, é que as notas do Enem 2021 sejam liberadas no dia 11 de fevereiro.
Segundo este termo de adesão, a UFPE exige notas mínimas em cada uma das cinco provas do Enem em cada curso. Por exemplo, o curso de Medicina, que costuma ser o mais procurado da universidade, exige as seguintes notas mínimas:
Medicina da UFPE no SiSU 2022/1
-
Redação: 200
-
Ciências da Natureza: 300
-
Ciências Humanas: 100
-
Linguagens e Códigos: 200
-
Matemática: 200
A UFPE também estabelece pesos para cada prova do Enem em cada curso. Por exemplo, a prova de Matemática tem um peso maior para os cursos de Exatas.
Programa de bônus
A UFPE oferece bônus de 10% em cima da média final do Enem para classificação no SiSU a alguns candidatos. Veja quem pode ser beneficiado com o bônus:
1) Interessados no curso de Medicina, ministrado em Recife: é necessário ter cursado todo o Ensino Médio em Pernambuco e morar no Estado.
2) Candidatos dos demais cursos, oferecidos nas cidades de Caruaru e Vitória): é preciso morar nesses municípios e ter cursado ou concluído todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata Pernambucana e do Agreste Pernambucano (de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).
Para mais detalhes, acesse este termo de adesão ou o site da UFPE.