Whatsapp
Em 29/11/2021 16h31 , atualizado em 29/11/2021 17h22

Inep informa data do resultado do Enem 2021

Notícias

Geralmente divulgadas em janeiro, notas dos participantes serão liberadas em fevereiro de 2022. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O resultado do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022. A informação foi dada pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, 29 de novembro.

Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.

Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio terão acesso às notas em abril, cerca de 60 dias depois do resultado.

Na próxima quarta-feira, 1º de dezembro, o Inep publicará os cadernos de provas e os gabaritos oficiais do Enem 2021. Em parceria com o Poliedro Educação e o Colégio e Curso Oficina do Estudante, divulgamos a correção e o gabarito extraoficial do Enem 2021.

As provas do Enem 2021 foram realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Entre os 3,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão não compareceu. Foi o menor número de participantes em mais de uma década.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi o Enem 2021

No primeiro dia do Enem 2021, os participantes responderam 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e elaboraram uma redação. O tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Para Fernando Santo, gerente de inteligência educacional e avaliações do Poliedro Educação, a prova foi boa e o aspecto pedagógico prevaleceu ao político. Houve questões sobre escravidão, povos indígenas, refugiados, trabalho, urbanização, Era Vargas, entre outros. Pelo terceiro ano seguido não teve questão sobre a Ditadura Militar. Em relação aos textos, a prova trouxe letras de músicos nacionais, como Zé Ramalho e Chico Buarque.

Ontem, segundo dia do Enem, os estudantes fizeram provas de Ciências da Natureza e Matemática. De acordo com Fernando Santo, a prova foi alheia a discussões políticas, sendo mais tradicional e sem abordar temáticas recentes como vacinas e pandemia. Para o gerente do Poliedro, isso demonstra uma escassez do banco nacional de itens.

Em Matemática, questões sobre razões, proporções e porcentagens formaram a maioria da prova. Em Ciências da Natureza, houve predominância de temas de Ecologia, como extinção de animais no Pantanal, impacto ambiental do rompimento da barragem de Mariana-MG, poluição gerada pela agroindústria, entre outros.

Relacionados
Estudantes de escolas particulares, pagantes ou bolsistas parciais, poderão se inscrever no ProUni. Decisão foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Entre os 3,1 milhões de inscritos na edição de 2021 do Enem 2021 cerca de 2,1 milhões compareceram aos dois dias de provas.
Corretores das redações do Enem 2021 terão que avaliar cerca de 1.200 textos em até 20 dias. Veja como funciona o processo de correção.
O gabarito do Enem 2021 foi divulgado nesta quarta-feira, 1º de dezembro. Não há prazo para recursos.
No segundo dia do Enem 2021, a prova foi alheia a discussões políticas, sendo mais tradicional e pouco conteudista. Foram aplicadas provas de Ciências da Natureza e Matemática.
O Inep divulgou os resultados das solicitações de reaplicação do Enem 2021. Provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou o acesso ao local de prova da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) já liberou informações sobre a participação na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES