Topo
pesquisar
Em 28/01/2020 18h33 , atualizado em 28/01/2020 18h55

SiSU 2020/1: resultado está disponível

Notícias

Matrículas dos aprovados serão realizadas de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1 nesta terça-feira, 28 de janeiro. A divulgação da primeira chamada chegou a ser suspensa pela Justiça Federal, mas os aprovados foram conhecidos hoje, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) liberar a divulgação. A decisão foi do presidente do STJ, João Otávio de Noronha, que aceitou um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU).

Confira o resultado do SiSU 2020/1

Os aprovados devem acessar o site do SiSU e conferir a documentação de matrícula da sua modalidade de concorrência, documentos estes que terão que ser entregues nas respectivas instituições de ensino de 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Algumas universidades solicitam o preenchimento de formulários em suas páginas antes da matrícula presencial, por isso, é recomendado acessar o site da instituição para o qual você foi aprovado para saber quais os procedimentos do registro acadêmico, locais e horários

Providencie toda a documentação o quanto antes, não deixe para a última hora! A falta de documentos exigidos pelas instituições resultará na perda da vaga. 

  • Lista de Espera

Os candidatos que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso poderão manifestar interesse pela lista de espera. A manifestação será feita no próprio site do SiSU, no login do participante, de 29 de janeiro e 4 de fevereiro

As instituições de ensino terão acesso aos nomes dos candidatos que manifestaram interesse pela lista de espera. A partir das manifestações serão feitas as demais chamadas do SiSU 2020/1, todas nos próprios sites das universidades e nas datas que elas definirem em seus cronogramas. As convocações deste primeiro semestre poderão ser realizadas de 7 de fevereiro a 30 de abril

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi o SiSU 2020/1?

O SiSU 2020/1 teve oferta de 237.128 vagas em 128 instituições de ensino. As instituições federais tiveram reserva mínima de 50% das oportunidades para o Sistema de Cotas, pela Lei Federal (escola pública), mas as universidades (incluindo estaduais) puderam reservar vagas para ações afirmativas/cotas próprias. 

As inscrições do SiSU 2020/1 foram recebidas de 21 a 26 de janeiro, dois dias a mais que o previsto por conta do erro nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. 

O sistema recebeu 3.458.358 inscrições feitas por 1.795.211 pessoas. O número de inscrições é maior que o de inscritos porque cada candidato pode concorrer em até dois cursos. Em relação ao ano passado, houve uma ligeira queda no número de inscritos. A edição 2019/1 recebeu 3.492.751 inscrições feitas por 1.823.871 inscritos.

Ainda em decorrência do erro na pontuação do Enem 2019, a Justiça Federal pediu a suspensão da divulgação do resultado do SiSU 2020/1 no último sábado (25). A Advocacia Geral da União (AGU), representando o MEC, entrou com recurso, mas a decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) no domingo (26). A AGU decidiu, então, recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

Mais informações no site do SiSU e no especial SiSU Brasil Escola.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola