Topo
pesquisar
Em 22/01/2020 11h04 , atualizado em 22/01/2020 12h24

SiSU 2020/1: Medicina exige média mínima de 736 pontos no Enem 2019

Notícias

Primeiro dia de inscrições teve 1.870.751 inscrições feitas por 993.311 candidatos. Prazo segue até 26 de janeiro. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró/RN, é a instituição que exige a menor nota para ingresso no curso de Medicina pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1, na modalidade de ampla concorrência sem bônus: 736,04 pontos. A chamada nota de corte foi divulgada no balanço feito pelo Ministério da Educação (MEC) na madrugada desta quarta-feira, 22 de janeiro. 

Faça sua inscrição no SiSU

Já a Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá/AP, tem a maior nota de corte para ingresso em Medicina na ampla concorrência sem bônus: 898,90 pontos. O Brasil Escola traz as notas de corte de Medicina da ampla concorrência deste primeiro balanço neste link

As notas de corte mudam de acordo com o a modalidade de concorrência, por isso, pode haver média menor (no caso da mínima) ou maior (no caso da máxima) do que as apresentadas nesta notícia, já que podem ser referentes às cotas ou tiveram acréscimo por bônus. 

O SiSU 2020/1 tem oferta de 237.128 vagas em 128 instituições de ensino. As instituições federais têm reserva mínima de 50% das oportunidades para o Sistema de Cotas, pela Lei Federal (escola pública), mas as universidades (incluindo estaduais) podem ter vagas para ações afirmativas/cotas próprias. 

Balanço do SiSU 2020/1

Às 10h da manhã desta quarta-feira (22), o MEC informou que o SiSU 2020/1 havia recebido 1.870.751 inscrições feitas por 993.311 candidatos até a manhã de hoje. A diferença entre participações e inscritos é pelo fato de que os concorrentes podem escolher até duas opções de curso. 

Notas de Corte

Os candidatos que já se inscreveram podem conferir as notas de corte no próprio cadastro no site do SiSU. Já o público em geral pode saber quais as pontuações mínimas exigidas por cada instituição, independente do curso, pela pesquisa de vagas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As notas de corte são atualizadas diariamente, às 0h, conforme as inscrições recebidas durante o dia todo. As pontuações se dividem conforme as modalidades (ampla concorrência, cotas e ações afirmativas), além de informar se há bônus ou não para a obtenção da média. 

O balanço permite que os candidatos saibam se estão dentro das vagas disponíveis para sua modalidade de concorrência, dando a oportunidade de que mudem de opção de campus/universidade ou até mesmo de curso. 

Como participar do SiSU 2020/1?

As inscrições do SiSU 2020/1 são exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O candidato precisa informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha de acesso do exame para se inscrever (imagem). 

Os candidatos podem escolher até duas opções de curso. Preste atenção na cidade para a qual quer se escrever (há universidades com o mesmo curso em mais de um município) e também qual a modalidade de concorrência que se encaixa no seu perfil. 

As informações poderão ser alteradas até o último dia de inscrições no SiSU 2020/1, ou seja, no próximo domingo, 26 de janeiro. 

O resultado do SiSU 2020/1 será divulgado em 28 de janeiro. Os aprovados serão matriculados de 29/01 até 4 de fevereiro, nas instituições. 

Os participantes que não forem convocados em nenhuma das duas opções de curso poderão participar da Lista de Espera de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. As instituições receberão os nomes dos candidatos e terão de 7 de fevereiro a 30 de abril para que façam as demais chamadas do SiSU, sempre em seus próprios sites. 

Mais informações no site do SiSU.  

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola