Whatsapp
Em 21/10/2016 10h42

Química para o Enem: pH e pOH

Enem

Aqui você encontrará dicas simples que envolvem interpretação e fórmulas para calcular o pH e pOH no Enem. Por Diogo Lopes Dias
A acidez e a basicidade podem ser determinadas pelo pH e pOH
A acidez e a basicidade podem ser determinadas pelo pH e pOH
PUBLICIDADE

Com o objetivo de auxiliar o estudante na preparação para o Enem, este texto fornece dicas importantes sobre o pH (potencial hidrogeniônico) e pOH (potencial hidroxiliônico) no Enem.

O pH e o pOH são amplamente estudados pela Química e, portanto, serão exigidos na prova de Ciências da Natureza. Eles estão ligados com a ocorrência da autoionização da água, isto é, a água produz espontaneamente baixíssimas concentrações de hidrônios (H3O+) e hidroxilas (OH-), sendo o produto dessas concentrações ([H3O+].[OH-]) sempre uma constante (constante de ionização da água ou Kw).

Pelo fato de uma solução aquosa sempre apresentar os íons hidrônio e hidróxido, as siglas pH e pOH podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto, mas sempre indicam o caráter ácido, básico ou neutro de uma solução.

Vamos às dicas?

1a Dica: Significado de pH e pOH

  • pH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de cátions hidrônio (H3O+) em uma solução.

  • pOH é a sigla utilizada para indicar a concentração em mol/L de ânions hidróxido (OH-) em uma solução.

2a Dica: Fórmula geral para cálculos envolvendo pH e pOH

pH + pOH = 14

A expressão geral para cálculo de pH e pOH está relacionada com as concentrações de cátions hidrônio e ânions hidroxila provenientes da autoionização da água a 25oC. Essas concentrações apresentam o mesmo valor (10-7 mol/L), logo, o produto iônico ([H3O+].[OH-]) delas será 10-14.

3a Dica: Interpretação do valor do pH

  • pH > 7: indica que a concentração de cátions hidrônio é menor que a concentração de ânions hidróxido na solução, por isso, a solução é considerada básica;

  • pH = 7: indica que a concentração de cátions hidrônio e a de ânions hidróxido na solução são iguais, por isso, a solução é considerada neutra;

  • pH < 7: indica que a concentração de cátions hidrônio é maior que a concentração de ânions hidróxido na solução, por isso, a solução é considerada ácida.

4a Dica: Interpretação do valor do pOH

  • pOH > 7: indica que a concentração de cátions hidrônio é maior que a concentração de ânions hidróxido na solução, por isso, a solução é considerada ácida;

  • pOH = 7: indica que a concentração de cátions hidrônio e a de ânions hidróxido na solução são iguais, por isso, a solução é considerada neutra;

  • pOH < 7: indica que a concentração de cátions hidrônio é maior que a concentração de ânions hidróxido na solução, por isso, a solução é considerada básica.

5a Dica: Como calcular o pH

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para calcular o pH de uma solução, podemos utilizar duas expressões, que utilizam obrigatoriamente a concentração de cátions hidrônio (H3O+):

pH = -log [H3O+]

ou

10-pH = [H3O+]

6a Dica: Como calcular o pOH

Para calcular o pOH de uma solução, podemos utilizar duas expressões, que utilizam obrigatoriamente a concentração de ânions hidróxido (OH-):

pOH = -log [OH-]

ou

10-pOH = [OH-]

7a Dica: Determinação da concentração de hidrônios ou hidróxidos pela lei da diluição de Ostwald

Caso o exercício não forneça as concentrações de hidrônios ou hidróxidos para calcular o pH e o pOH, podemos determiná-las na expressão da diluição de Ostwald, desde que tenhamos a constante de ionização (Ki) e a molaridade (M) do soluto na solução.

Ki = α2. M

Após encontrar o valor do grau de ionização (α), basta multiplicar a molaridade fornecida por ele:

[H3O+] = M. α

ou

[OH-] = M. α

OBS.: Caso o ácido tenha mais de um H3O+ ou a base tenha mais de um grupo OH-, devemos multiplicar essa quantidade nas expressões acima para determinar as concentrações ([H3O+] ou [OH-]).

Exemplo de cálculo de pH e pOH no Enem

(Enem 2014) Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles. O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém:

a) cubo de batata em solução com pH = 9.

b) pedaço de carne em solução com pH = 5.

c) clara de ovo cozida em solução com pH = 9.

d) porção de macarrão em solução com pH = 5.

e) bolinha de manteiga em solução com pH = 9.

Resolução: O enunciado indica que a enzima atua em pH ácido, logo, as alternativas a), c) e e) podem ser eliminadas porque indicam pH = 9, o que caracteriza um meio básico. Como a enzima é uma protease, realiza a digestão de proteínas (carne), e não de carboidratos (macarrão).

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Clique e conheça os principais tópicos sobre acidez e basicidade que podem ser explorados na prova do Enem.
Clique e saiba quais são as principais características das cadeias carbônicas que você precisa saber para se dar bem no Enem!
Você está preparado para resolver questões sobre combustíveis no Enem? Tire todas as suas dúvidas aqui e sinta-se confiante!
Aqui você encontrará dicas sobre concentração de soluções no Enem, como os tipos de questões que podem cobrar esse conteúdo e como resolvê-las.
Confira aqui como pode ser cobrada a Eletroquímica no Enem e veja a resolução de questões de provas anteriores que exigiram esse conteúdo.
Candidato, confira aqui dicas importantes sobre como pode ser cobrado o conteúdo de Equilíbrio Químico no Enem.
Confira dicas importantes para a resolução de questões de Estequiometria no Enem!
Veja dicas para se sair bem na identificação das funções orgânicas no Enem!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES