Provas do Enem 2015 serão concluídas neste domingo (25)

Participantes farão a redação e as questões de Linguagens e Códigos e Matemática e suas Tecnologias
Em 25/10/2015 05h00 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Acontece hoje, 25 de outubro, o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. A seleção será realizada das 13h30 às 19h, conforme horário oficial de Brasília, em 14.455 locais de aplicação distribuídos em 1.723 municípios. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente.

Vale ressaltar que devido ao horário de verão e aos fusos horários brasileiros, o Exame terá quatro horários diferentes nas regiões. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar na sala de provas ate 13h30, horário em que será iniciado o Exame. Esses 30 minutos de intervalo serão destinados aos procedimentos de verificação de segurança. 

Hoje, os participantes responderão 45 questões objetivas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, outras 45 de Matemática e suas Tecnologias e produzirão uma Redação. Ontem, eles foram submetidos à 90 questões de múltipla escolha sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A saída definitiva está autorizada a partir das 15h30, contudo, os participantes que desejarem levar o caderno de questões para casa deverão aguardar até 18h30. A partir das 19h, o Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, disponibilizará a correção comentada das provas gratuitamente e em tempo real pelo site, twitter ou facebook.

Orientações

É recomendável que os inscritos se apresentem com, pelo menos, uma hora de antecedência portando documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Cartão de Confirmação da Inscrição não é obrigatório, mas é recomendável para que eles possam verificar as informações do local de provas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lembrando que o participante deve marcar no cartão-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e, ainda, transcrever a frase apresentada em sua capa. Já a redação deverá ser um texto dissertativo-argumentativo de 8 a 30 linhas. Impropérios, desenhos, desrespeito aos direitos humanos podem resultar em nota zero.

Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets,  ipods, pen drives, mp3, gravadores, relógios, alarmes, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e objetos similares não serão permitidos durante a realização das provas.

Óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro, armas de qualquer espécie também estão proibidos, bem como realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas e receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até 28 de outubro. Já a data de divulgação do resultado ainda não foi informada. Dúvidas podem ser esclarecidas nesta página ou pelo telefone 0800 616161.

Por Wanja Borges


Relacionados

Correção comentada do Enem 2015 será disponibilizada mais uma vez pelo Brasil Escola
Mais uma vez, o Brasil Escola oferecerá aos participantes do Enem 2015 a correção comentada das provas, que serão aplicadas nos dias 24 e 25.
Notícias
Enem 2015: MEC afirma que provas que estão circulando na internet são falsas
Ministério da Educação (MEC) afirmou que as provas do Enem 2015 que supostamente teriam vazado são falsas.
Notícias
Enem 2015: o que comer antes e durante as provas
A alimentação é um fator importante no preparo para um exame como o Enem. A nutricionista Luna Azevedo diz o que comer antes e durante as provas.
Notícias
Enem 2015: o que levar e o que não levar para as provas
Um dos cuidados que os participantes do Enem devem ter é sobre o que pode ou não ser levado nos dias de provas. Confira as exigências do Inep.
Notícias
Enem 2015: participantes apresentam diferentes sonhos e expectativas
No Enem 2015, 7,7 milhões de estudantes participarão. Conheça as histórias de alguns participantes e saiba como eles se preparam para a prova.
Notícias
Horários do Enem 2015 variam conforme estado
Em decorrência do horário de verão e dos fusos horários, o Enem 2015 terá diferentes horários de abertura dos portões e de aplicação das provas.
Notícias
MEC anuncia medidas de segurança para as provas do Enem 2015
Em entrevista coletiva, o Ministério da Educação (MEC) anunciou quais serão as medidas adotadas para garantir a segurança do Enem 2015.
Notícias
Professores abordam possíveis temas para Redação do Enem 2015
O Enem 2015 se aproxima e aumentam as apostas sobre os temas da Redação. Confira quais os possíveis assuntos trabalhados por professores e dicas.
Notícias