Circularam nas redes sociais neste domingo, 18 de outubro, supostas imagens das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, que serão aplicadas nos próximos dias 24 e 25. A veracidade dos materiais foi negada pelo Ministério da Educação (MEC) no mesmo dia, através da sua página oficial no Facebook e Twitter.
As imagens divulgadas correspondem ao caderno rosa do primeiro dia e ao caderno azul do segundo, inclusive com supostas propostas do tema de redação do Enem 2015, que seriam Intolerância Religiosa e Os benefícios e malefícios da Terceirização. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todo material falso vazado será encaminhado para investigação da Polícia Federal.
Fotos dos cadernos rosa e vermelho. Segundo o MEC, são falsas.
Suposta proposta de redação do Enem 2015
Em entrevista coletiva realizada na última sexta, 16, o MEC já havia anunciado as medidas adotadas para garantir a segurança na aplicação do Enem, que contam com a participação da Polícia Federal (PF), PRF e Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Na ocasião, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que as tentativas de fraude serão punidas com rigor.
Enem
Até sexta-feira, 16, mais de 2 milhões de participantes ainda não haviam acessado o Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento, que apresenta os locais das provas, está sendo disponibilizado pela primeira vez somente na versão online. Até o ano passado, ele também era enviado para o endereço fornecido pelo candidato, no ato da inscrição.
São esperados mais de 7 milhões de participantes nesta edição. O acesso aos locais de prova poderá ser feito entre as 12h e 13h, contudo, a seleção terá início somente às 13h30, no horário de Brasília, para que todos estejam em sala e sejam feitas as verificações de documentos e a passagem por detectores de metal.
O Exame será constituído por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões objetivas, além da Redação. No sábado, 24, acontecem as de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. No dia seguinte, serão concedidas 5h30 para as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.
O Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficial do Estudante, de Campinas/SP, disponibilizará a correção comentada das provas, gratuitamente e em tempo real, a partir das 18h, no sábado, e das 19h, no domingo. O serviço pode ser acompanhado pelo site, Twitter ou Facebook.
Por Wanja Borges