Enem 2015: MEC afirma que provas que estão circulando na internet são falsas

Redes sociais repercutem suposto vazamento do Enem, com duas propostas de redação
Em 19/10/2015 09h42 , atualizado em 20/10/2015 08h15 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Circularam nas redes sociais neste domingo, 18 de outubro, supostas imagens das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, que serão aplicadas nos próximos dias 24 e 25. A veracidade dos materiais foi negada pelo Ministério da Educação (MEC) no mesmo dia, através da sua página oficial no Facebook e Twitter.

As imagens divulgadas correspondem ao caderno rosa do primeiro dia e ao caderno azul do segundo, inclusive com supostas propostas do tema de redação do Enem 2015, que seriam Intolerância Religiosa e Os benefícios e malefícios da Terceirização. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todo material falso vazado será encaminhado para investigação da Polícia Federal.

Fotos dos cadernos rosa e vermelho. Segundo o MEC, são falsas.
Fotos dos cadernos rosa e vermelho. Segundo o MEC, são falsas.

Suposta proposta de redação do Enem 2015
Suposta proposta de redação do Enem 2015

Em entrevista coletiva realizada na última sexta, 16, o MEC já havia anunciado as medidas adotadas para garantir a segurança na aplicação do Enem, que contam com a participação da Polícia Federal (PF), PRF e Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Na ocasião, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que as tentativas de fraude serão punidas com rigor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem

Até sexta-feira, 16, mais de 2 milhões de participantes ainda não haviam acessado o Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento, que apresenta os locais das provas, está sendo disponibilizado pela primeira vez somente na versão online. Até o ano passado, ele também era enviado para o endereço fornecido pelo candidato, no ato da inscrição.

São esperados mais de 7 milhões de participantes nesta edição. O acesso aos locais de prova poderá ser feito entre as 12h e 13h, contudo, a seleção terá início somente às 13h30, no horário de Brasília, para que todos estejam em sala e sejam feitas as verificações de documentos e a passagem por detectores de metal.

O Exame será constituído por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões objetivas, além da Redação. No sábado, 24, acontecem as de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. No dia seguinte, serão concedidas 5h30 para as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

O Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficial do Estudante, de Campinas/SP, disponibilizará a correção comentada das provas, gratuitamente e em tempo real, a partir das 18h, no sábado, e das 19h, no domingo. O serviço pode ser acompanhado pelo site, Twitter ou Facebook.

Por Wanja Borges


Relacionados

Correção comentada do Enem 2015 será disponibilizada mais uma vez pelo Brasil Escola
Mais uma vez, o Brasil Escola oferecerá aos participantes do Enem 2015 a correção comentada das provas, que serão aplicadas nos dias 24 e 25.
Notícias
Enem 2015 começa amanhã (24) para 7,7 milhões de inscritos
Mais de 7,7 milhões de pessoas fazem nos dias 24 e 25 de outubro as provas do Enem 2015, em 1.723 cidades.
Notícias
Enem 2015: mais de 2 milhões de participantes ainda não sabem os locais de prova
Mais de 2 milhões de participantes ainda não acessaram os Cartões de Confirmação do Enem 2015. Documento online contém os locais de prova do exame.
Notícias
Horários do Enem 2015 variam conforme estado
Em decorrência do horário de verão e dos fusos horários, o Enem 2015 terá diferentes horários de abertura dos portões e de aplicação das provas.
Notícias
MEC anuncia medidas de segurança para as provas do Enem 2015
Em entrevista coletiva, o Ministério da Educação (MEC) anunciou quais serão as medidas adotadas para garantir a segurança do Enem 2015.
Notícias
Professores abordam possíveis temas para Redação do Enem 2015
O Enem 2015 se aproxima e aumentam as apostas sobre os temas da Redação. Confira quais os possíveis assuntos trabalhados por professores e dicas.
Notícias
Provas do Enem 2015 serão concluídas neste domingo (25)
Acontece hoje, 25 de outubro, o segundo e último dia de provas do Enem 2015. A seleção será realizada das 13h30 às 19h, pelo horário de Brasília.
Notícias