O que fazer na véspera do Enem 2020

Mais de 5 milhões de estudantes, em todo o país, começam o Enem 2020 amanhã.
Em 16/01/2021 02h00 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Depois de um período turbulento de preparação, com mudanças de cronograma, adiamento de datas e um protocolo totalmente novo para a aplicação de provas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa amanhã, 17 de janeiro.

Nesta edição foram confirmadas 5.783.357 inscrições. São esperados 5.687.271 participantes para as provas impressas, nos dois próximos domingos (17 e 24 de janeiro), e 96.086 para o Enem Digital, nas semanas seguintes (31 de janeiro e 7 de fevereiro).

Saiba mais sobre o Enem 2020

Faltando apenas um dia para a prova, a ansiedade e preocupação acabam sendo companheiras de muitos estudantes. Mas, para ajudar você que vai fazer o exame amanhã, preparamos algumas dicas do que fazer hoje, véspera da prova.

  • Descanse

Você já passou mais de um ano estudando para o Enem 2020, por isso, agora, é bom relaxar. Pode ser em casa assistindo filmes ou séries, lendo livros ou, simplesmente, dormindo; ou fora de casa praticando qualquer atividade que te proporcione bem estar.

Ter uma boa noite de sono faz toda a diferença para que você possa acordar com mais disposição no domingo de provas. Tente dormir mais cedo para não sentir sono, nem cansaço, na hora da prova.

Veja mais: Como sair bem no Enem

  • Organize o que for levar

É bom deixar tudo pronto para não correr o risco de esquecer alguma coisa no dia da prova. Separe seu documento de identificação, original e com foto, a caneta preta (é bom levar uma de reserva) e, neste ano, a máscara de proteção facial. Leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição, ele não é obrigatório, mas pode te ajudar a encontrar a sua sala de prova.

Veja: O que levar para o Enem

  • Se alimente bem

Faça uma boa alimentação no dia anterior ao Enem e também nas refeições antes do exame. Evite comidas que podem te fazer mal como as que têm excesso de açúcar, gordura e lactose e opte por uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes.

Veja mais: O que comer antes do Enem

Além disso, também já deixe organizado o que você vai levar para consumir durante a prova. São mais de 5 horas de exame e, durante o período, é provável que você sinta fome e sede. Leve água, alimentos leves como sanduíches naturais, frutas e castanhas.

  • Escolha uma roupa

Tente optar por uma roupa que te deixe confortável para fazer a prova. Cada região do país possui um clima, então, confira como será o tempo na sua cidade durante o horário da prova para evitar que sinta frio ou calor.

Neste ano, também é preciso considerar que, por conta da Covid-19, as salas de prova precisam ter ventilação externa e, por isso, você deve escolher peças que te deixem confortável nesta situação. Não esqueça a máscara!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais: O que vestir no Enem

  • Defina o trajeto

Com seu cartão de inscrição em mãos, defina qual o melhor trajeto para chegar com segurança ao seu local de prova. Este ano, os portões serão abertos mais cedo, às 11h30, para evitar aglomeração na entrada dos locais. No entanto, o horário de fechamento é o mesmo, às 13h (horário de Brasília).

Combine com seus pais ou responsáveis um horário para a saída. Se for utilizar aplicativos ou transporte público, confira também os horários e melhores rotas para o seu trajeto. Chegue mais cedo e acesse sua sala de prova com segurança.

Dica: para saber que hora sair de casa, dobre o tempo que gasta para chegar até o local de prova e some mais 20 minutos. Por exemplo, se demora 30 minutos, saia com 1h20 de antecedência.

  • Fique de olho na saúde

Estamos vivendo um momento de alerta à saúde. Caso você sinta qualquer sintoma da Covid-19, não vá ao local de prova. É importante resguardar sua saúde e de todas as pessoas que participam ou trabalham no Enem.

O Inep já informou que vai oferecer a reaplicação do exame para os candidatos com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A solicitação deve ser feita ANTES da prova. Clique aqui para saber todas as informações sobre esta situação!

ENEM 2020

Provas

Amanhã os candidatos terão 5h30 para responder toda a prova e produzir a redação. Já no domingo seguinte o período será de apenas 5h, já que são apenas as questões objetivas. Veja a divisão:

1º dia (17/01)

- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação

2º dia (24/01)

- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Medidas de Biossegurança

O Inep liberou diversas medidas de biossegurança para o dia do Enem 2020. Veja as principais informações para os participantes:

- Uso obrigatório de máscara de proteção facial;
- Fiscalização respeitando o distanciamento entre as pessoas;
- Ida ao banheiro controlada e com higienização das mãos;
- Sala especial aos participantes do grupo de risco;
- Aumento na quantidade de locais de prova;
- Salas com capacidade reduzida;

Correção do Enem 2020

Após o término do horário de provas, o Brasil Escola fará a correção das questões, ao vivo, nos dois domingos. Os participantes poderão acompanhar a correção neste link.

Para mais informações acesse a Página do Enem 2020 no Brasil Escola.