Enem 2020: para diminuir aglomeração, portões serão abertos mais cedo

Participante terá até 1 hora e 30 minutos para acessar o local de prova. Portões serão abertos às 11h30.
Em 11/01/2021 17h05 , atualizado em 11/01/2021 17h08 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na tarde desta segunda-feira, 11 de janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que vai antecipar o horário de abertura dos portões dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília) e fechados pontualmente às 13h. Com isso, os participantes terão 1 hora e 30 minutos para acessar os locais de prova e evitar aglomerações. A aplicação começará às 13h30.

As provas do Enem 2020 começam a ser aplicadas no próximo domingo, 17 de janeiro, para 5.783.357 inscritos. Os locais de prova já foram disponibilizados pelo Inep e os participantes devem conferir todas as informações presentes no Cartão de Confirmação da Inscrição.

No primeiro domingo os estudantes têm 5h30 para a realização do exame e no segundo domingo, 24 de janeiro, são 5h. Confira os horários de aplicação do Enem 2020:

  • Abertura dos portões - 11h30
  • Fechamento dos portões - 13h
  • Início das provas - 13h30
  • Término das provas (1º dia) - 19h
  • Término das provas (2º dia) - 18h30

Formato da Prova

1º dia (17/01)

- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação

2º dia (24/01)

- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Pedido de Adiamento

No dia 8 de janeiro a Defensoria Pública da União (DPU) apresentou um novo pedido de tutela de uma ação cível pública pedindo o adiamento das provas do Enem 2020. O pedido já havia sido feito em abril do ano passado, por conta pandemia do coronavírus, e chegou a ter uma audiência de conciliação entre Advocacia Geral da União (AGU), Ministério Público Federal (MPF), Inep e DPU, sem acordo e, por isso, a ação voltou para a 12ª Vara Cível Federal de São Paulo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Saiba mais sobre o pedido da DPU

Medidas de Biossegurança

O Inep adotou diversas medidas para a aplicação das provas do Enem 2020, tanto impresso, nos próximos dois domingos, como para a versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Veja abaixo as principais medidas:

  • Os participantes deverão, obrigatoriamente, usar máscara de proteção facial desde a entrada no local de prova até a saída, assim como os acompanhantes de mães que estiverem amamentando. A máscara deverá cobrir a boca e o nariz do participante, que poderá ser eliminado do Enem caso não respeite a determinação;
  • Os procedimentos de fiscalização, como identificação do participante, vistoria de materiais, lanches e artigos religiosos, serão realizados respeitando o isolamento entre as pessoas;
  • A ida ao banheiro será controlada e os estudantes terão que higienizar as mãos na entrada e saída dos banheiros;
  • Sala especial aos participantes que fazem parte do grupo de risco ao contagio do Covid-19. As salas especiais terão, no máximo, 12 pessoas. Se encaixam no grupo os seguintes participantes: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas;
  • Houve aumento na quantidade de locais de aplicação da prova e diminuição do número de pessoas em uma única sala de aula;
  • Pessoas que estiverem com Covid-19 ou outras doenças transmissíveis nos dias do Enem 2020 poderão solicitar a reaplicação das provas. O pedido será recebido antes do exame, pela Página do Participante.

Para mais informações acesse a página do Enem 2020.