Em 12/01/2021 17h52

Enem 2020: inscritos com Covid-19 deverão solicitar reaplicação antes das provas

Notícias

Solicitação deve ser feita na Página do Participante. Reaplicação está prevista para 23 e 24 de fevereiro. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que a reaplicação das provas poderá ser solicitada por quem estiver com coronavírus (Covid-19) no dia do exame.

As provas serão aplicadas nos próximos dois domingos (17 e 24 de janeiro) e os participantes infectados deverão fazer a solicitação na Página do Participante, antes da aplicação do exame. O Inep não informou qual o prazo máximo para o pedido e nem se haverá diferença para solicitar a reaplicação do primeiro ou segundo dia. O Brasil Escola entrou em contato com o Inep e aguarda a resposta para mais informações.

Além da infecção por Covid-19, a reaplicação também poderá ser solicitada por pessoas com as seguintes doenças infectocontagiosas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Para fazer o pedido da reaplicação, o participante deverá inserir, no momento da solicitação, documento que comprove a doença, com o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) e data do atendimento.

A reaplicação das provas do Enem 2020 está prevista para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sintomas de Covid-19 

O Inep também alertou aos participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova para que não compareçam aos locais do exame e considerem a segurança da saúde coletiva.

Esses participantes com sintomas devem fazer o registro na Página do Participante e entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) para informar sobre a situação.

Grupos de Risco

Os participantes que são considerados como grupo de risco ao contágio do vírus terão salas específicas para a realização do Enem 2020. A ocupação máxima das salas será de 25% da capacidade, sendo o número máximo de 12 pessoas em cada sala.

Fazem parte desse grupo: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas.

Protocolo de Segurança

Além do uso obrigatório da máscara de proteção facial, o Inep já liberou as medidas de segurança que deverão ser respeitadas no dia do exame. O número dos locais de prova foi ampliado para que as salas tenham ocupação reduzida e haverá a disponibilização de álcool em gel. Os portões serão abertos às 11h30 (Horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais para evitar aglomeração.

Para mais informações acesse a página do Enem 2020 no Brasil Escola.

Relacionados
Nos dois próximos sábados, dias 16 e 23 de janeiro, o Brasil Escola vai transmitir no YouTube dois aulões de revisão para o Enem 2020.
O Brasil Escola fará a correção comentada do Enem 2020 em parceria com Poliedro e Oficina do Estudante. A resolução será em 17 e 24 de janeiro, após as provas.
A Justiça Federal negou o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) para adiamento do Enem 2020. Provas permanecem em 17 e 24 de janeiro.
Faltando cinco dias para o Enem 2020, estudantes não conseguem consultar os locais de prova. Participantes não conseguem resposta do Inep.
O Inep informou que vai abrir os portões do Enem 2020 mais cedo. Medida visa evitar aglomerações em locais de prova.
Circula nas redes sociais uma imagem informando que tocar na parte frontal da máscara causará a eliminação do Enem 2020 o que não é verdade.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES