O Ministério da Educação (MEC) divulgou no início da tarde desta segunda-feira, 23 de maio, que serão mantidos para o segundo semestre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A nota publicada pelo MEC é uma resposta a um jornal paulista, o qual noticiou os cortes no Fies, ProUni e Pronatec do segundo semestre de 2016 como medida de contingenciamento prevista pelo órgão.
Fies
Segundo o MEC, o ministro Mendonça Filho negociou com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão a liberação de verba necessária para as inscrições do segundo semestre. A previsão para o anúncio das vagas é até o fim de junho.
Pronatec
Em março deste ano, o MEC anunciou a oferta de quase 2 milhões de vagas para o Pronatec. O atual ministro confirmou a ausência de orçamento para a edição de 2016 do programa, mas garante que ele não será interrompido e que o órgão busca uma saída junto ao Sistema S para a oferta de vagas.
ProUni
O Programa Universidade Para Todos (ProUni) não foi citado na resposta do MEC. A primeira edição de 2016 contou com 203.602 bolsas de estudos parciais e integrais, número inferior ao oferecido no mesmo período de 2015, cujo total foi de 213.113 oportunidades.
Por Lorraine Vilela